O que é Marketing Esportivo?
Como funciona o Marketing Esportivo?
Qual é a importância do Marketing Esportivo?
7 dicas de como realizar o Marketing Esportivo?
Aprenda mais!

Marketing Esportivo e como sua marca poderá se beneficiar com ele

Entenda o que é Marketing Esportivo, como ele funciona, qual a sua importância e veja dicas de como você pode utilizá-lo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Marketing Esportivo e como sua marca poderá se beneficiar com ele

Você sabia que o mercado de esportes é tão grande e rentável que foi criado um segmento do marketing exclusivo para estudar e aplicar estratégias de marketing dentro dele? Este segmento se chama Marketing Esportivo.

É possível aplicar diversas estratégias de marketing dentro do Marketing Esportivo, inclusive estratégias de marketing de conteúdo, e por falar nisso, a Rock Content é uma das principais empresas relacionadas a marketing de conteúdo no Brasil.

E se você deseja saber mais como é realizado o Marketing no mundo dos esportes, continue aqui conosco, separamos alguns tópicos para auxiliar você nesta jornada, sendo eles:

  • O que é Marketing Esportivo?
  • Como funciona o Marketing Esportivo?
  • Qual é a Importância do Marketing Esportivo?
  • 6 dicas de como usar o Marketing Esportivo

Vamos à leitura?

O que é Marketing Esportivo?

O Marketing esportivo é uma segmentação do marketing que busca projetar negócios, atrair e buscar clientes para companhias que estão inseridas ao universo do esporte.

Desta forma, todas as atuações são executadas envolvendo instituições e pessoas ligadas ao esporte, como por exemplo: organizações esportivas, atletas famosos, influenciadores, ligas e eventos.

É desta forma que o marketing esportivo promove as marcas esportivas e também marcas comuns, sempre buscando captar ao máximo a atenção dos consumidores e satisfazer suas necessidades e dores relacionadas ao esporte através dos produtos e serviços das empresas.

É possível usar inúmeras estratégias de marketing para o marketing esportivo, podemos usar do marketing digital através de redes sociais, marketing de conteúdo, propagandas na TV, presença em eventos esportivos (Copa do mundo, UEFA, NBA, Super Bowl), estratégias de comunicação integrada e até mesmo realizar automação de marketing digital.

O mercado esportivo movimenta bilhões de dólares por ano e a preocupação com a saúde das pessoas, faz com ele cresça cada vez mais.

Segundo a Sports Value, em 2018 foram movimentados 200 bilhões de reais no mercado de marketing esportivo e o varejo contou com um faturamento de cerca de 260 bilhões de dólares em todo o mundo.

A Nike, por exemplo, maior empresa do segmento no mundo, só em 2017 alcançou um volume de vendas de 34,4 bilhões de dólares.

Um outro mercado que está relacionado a este e também está em crescimento, é o mercado dos e-sports (esportes eletrônicos), com um faturamento de bilhões de dólares anuais e milhões de fãs.

Como funciona o Marketing Esportivo?

De fato, o esporte é algo que mexe com os sentimentos das pessoas, e é exatamente nessa parte onde o Marketing Esportivo atua. Atua diretamente na paixão de um torcedor por um time de alguma modalidade esportiva, a admiração por um atleta ou simplesmente com o desejo de melhorar a prática do esporte com produtos esportivos melhores.

Seu objetivo é trabalhar com o foco em todos estes sentimentos, buscando engajar as pessoas e atrair novos consumidores. E com um mercado tão poderoso como este, uma campanha bem estruturada e desenvolvida, considerando as tendências da área, sem dúvidas trará resultados positivos.

Qual é a importância do Marketing Esportivo?

De modo geral, o Marketing Esportivo busca usar as principais ferramentas de publicidade juntamente com as importantes características dos esportes, paixão, competição, emoção e cuidado com a saúde, para aqueles que desejam também praticar o esporte.

Desta forma, o Marketing Esportivo se apropria do atleta e de seu clube como uma importante ferramenta de comunicação e venda de um determinado serviço ou produto.

Um exemplo muito comum para observarmos é através de jogos de futebol no Brasil, repare nas camisetas dos times, todas elas possuem patrocinadores, e apesar de simples, é algo que gera um grande retorno para as marcas.

Até mesmo o simples fato de um jogador famoso usar a chuteira de determinada marca, fará com que essa marca ganhe um alto volume de vendas devido apenas a este jogador.

Falando em estratégias que levam a vendas, temos uma dica para você!

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Portanto, podemos usar o marketing esportivo tanto para promover empresas da indústria do esporte quanto para outros tipos de empresas que acham que faz sentido ter sua marca estampada em grandes instituições esportivas ou atletas.

7 dicas de como realizar o Marketing Esportivo? 

Agora que você já sabe o que é o Marketing Esportivo, vamos aprender algumas dicas e estratégias de como realizar o marketing esportivo.

  1. Eventos esportivos

A promoção da sua marca em eventos esportivos é uma excelente maneira de atrair a atenção do público, principalmente se esta ação for planejada para atingir com acurácia as pessoas que pretendem impactar.

Os eventos esportivos em geral irão causar uma grande divulgação da empresa, do clube ou atleta. Essa ação não se limita apenas durante o acontecimento do evento, mas sim em toda divulgação anterior realizada.

  1. Patrocinadores

Umas das principais formas de promover o Marketing Esportivo é a busca por patrocinadores, pois primeiramente é necessário ter recursos financeiros para realizar as ações de marketing esportivo.

Estes recursos são provindos de empresas ou grandes personalidades que desejam realizar o investimento a favor do esporte.

  1. Ações Sociais

As ações sociais tem o objetivo de incluir pessoas que possuem dificuldade para praticar esportes ou estar em contato com o universo.

Essas ações buscam incluir as crianças de comunidades carentes, famílias de baixa renda, idosos ou pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. Desta forma, a marca terá uma imagem positiva devido ao seu trabalho realizado.

Também podemos incluir os jogos de futebol beneficente que são idealizados por grandes marcas, pessoas famosas ou atletas, e buscam arrecadar alimentos e dinheiro para famílias necessitadas.

  1. Campanhas de incentivo ao esporte

As campanhas são parecidas com as ações sociais, elas buscam aumentar a visibilidade para as marcas que desejam anunciar e ao mesmo tempo incentivar algum tipo de esporte, fazendo com que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis.

  1. Licenciamento

O licenciamento funciona quando uma instituição esportiva associa sua marca a um determinado serviço ou produto. Esse licenciamento é feito por tempo limitado e a instituição recebe de acordo com um percentual de vendas.

  1. Anúncios

Investir em anúncios é fundamental para qualquer estratégia de marketing, sendo estes anúncios no mundo digital ou não. Portanto, é importante tentar direcionar ao máximo os anúncios para o público que você realmente queira atingir.


Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro das informações mais relevantes. E não terminamos aqui, confira a dica final que separamos para você no tópico a seguir!

Aprenda mais! 

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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