O que é Primal Branding?
Quem criou o Primal Branding?
Quais os 7 pilares do Primal Branding?
Como usar o Primal Branding no seu negócio?
Saiba como vender mais!

O que é Primal Branding? Crie uma comunidade apaixonada pela sua marca em apenas 7 passos

Descubra como o Primal Branding pode te ajudar a criar uma comunidade de clientes e tornar a sua marca um grande sucesso no mercado! Continue lendo o artigo.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
O que é Primal Branding? Crie uma comunidade apaixonada pela sua marca em apenas 7 passos

Primal Branding, ou Branding Primitivo, é uma metodologia que possui 7 pilares para que você crie comunidades com sua uma marca, isto é, um jeito de conquistar seus clientes de maneira contínua.

Você sabe qual o verdadeiro diferencial de um negócio de sucesso? Seus clientes. Construir uma comunidade de pessoas em torno da sua marca é a chave para se destacar no mercado, é aí que entra o Primal Branding.

O nome, que em português significa Branding Primitivo, vem da ideia de que existe um padrão para religiões, lendas e ensinamentos que existem a milhares de anos terem sua importância preservada ao longo de gerações.

Patrick Hanlon, autor da teoria, foi quem fez essa análise no decorrer da história e percebeu as 7 chaves para você cativar seu público. Essas ações são usadas pelos melhores profissionais do marketing digital e têm potencial de transformar o seu negócio na próxima história de sucesso.

O Branding em si já é uma gestão das estratégias que torna a marca mais desejada pelos clientes. Portanto, aprender sobre como demonstrar propósito, valores, identidade e posicionamento é fundamental no momento de criar conexões.

Quer entender mais sobre esse assunto? Continue a leitura aprenda tudo sobre:

  • O que é Primal Branding?
  • Quem criou o Primal Branding?
  • Quais os 7 pilares do Primal Branding?
  • Como usar o Primal Branding no seu negócio? 

Vamos lá?

O que é Primal Branding?

O Primal Branding é uma estratégia de marketing derivada do Branding cujo principal objetivo é gerar conexão entre uma marca e seus clientes. Para entender melhor esse conceito vamos primeiro relembrar o significado de Branding.

Branding é como as pessoas enxergam a sua marca e o Branding primitivo surgiu com o propósito de entender as raízes do branding. Onde estão essas raízes? Nas grandes ideologias, que acumulam milhares de seguidores ao longo da história.

Imagine aplicar todo esse conhecimento milenar em uma estratégia de propaganda, isso é exatamente o que as maiores marcas do mercado já fazem!

Se você também quer fazer parte da parcela de pessoas que realmente sabe se conectar com seus clientes, a jornada começa aqui.

Em primeiro lugar, o Primal Branding é dividido em 7 passos:

Imagem colorida ilustrando quais os sete passos do Primal Branding: ter uma história, ter suas crenças, definir ícones, criar rituais, ter tom de voz, encontrar haters e ser líder.

Quem criou o Primal Branding?

Antes de conhecermos a fundo cada um dos 7 pilares, é interessante saber um pouco sobre o criador do Primal Branding: Patrick Hanlon.

O escritor é um renomado especialista em narrativas de marca, além disso, ele é CEO e fundador da primalbranding.co e da THINKTOPIA. Ambas são marcas globais reconhecidas por inovarem em suas estratégias de branding.

Antes de ter seu próprio negócio, Hanlon foi diretor criativo de publicidade e redigiu diversos comerciais para o Super Bowl, famoso campeonato de futebol americano.

Os clientes de Patrick Hanlon incluem Google, Levi's, PayPal, Johnson & Johnson e muito mais.

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Quais os 7 pilares do Primal Branding?

Os sete pilares do Primal Branding são história, crenças, ícones, rituais, linguagem, anti-crentes (os haters da internet) e liderança. Esses são os elementos essenciais de uma propaganda de sucesso, mas calma porque ainda há muito mais para descobrir sobre eles.

Porque isso atrai as pessoas? Todos esses pontos são o que precisamos, como seres humanos, para compreender uma marca, tanto em um nível racional como irracional. Descubra agora como cada um funciona!

Ter uma história

Ter uma história de criação é o primeiro passo para construir uma comunidade em torno da sua marca. Histórias devem transmitir sentimentos e você pode apostar em um bom storytelling para criar uma narrativa cativante.

As pessoas querem se identificar com a sua trajetória e se sentirem mais íntimas com a identidade da sua marca.

Que tal um exemplo? A Apple começou com o sonho de dois jovens que montavam computadores na garagem de casa. Um começo humilde, que passa a ideia de superação e desperta a sensação no leitor de que “se eles fizeram, eu posso fazer também”. Simples e impactante, não é?

Ter suas crenças

Comunidades são formadas por um sistema de crenças: uma vez que você define de forma clara quais são seus valores você irá atrair outras pessoas que compartilham as mesmas ideias que você.

Entenda de forma prática: qual a primeira frase que vem na sua cabeça quando pensa na Nike? Just do it. Esse slogan transmite autenticidade, confiança e sentimento de vitória, essas são as crenças da Nike.

Determinar quais são as crenças da sua marca pode ser uma tarefa desafiadora. Para começar, uma boa dica é pensar em 3 sentimentos que você quer despertar nas pessoas quando elas pensam no seu negócio!

Definir ícones

Os ícones são imagens com o poder de transmitir sensações e possuem uma forte conexão com a sua marca, como um logotipo, por exemplo. Acima de tudo somos animais racionais e olhando pelo nosso lado primitivo, os ícones nos transmitem a sensação de segurança ou perigo.

O que isso quer dizer? A confiabilidade de uma marca pode ser expressa através de imagens e por isso esta é uma ferramenta tão poderosa.

Topa um pequeno teste? Pense em qual a sensação você tem ao olhar a imagem abaixo.

Imagem de um ursinho de pelúcia marrom bem fofo.


Para a maioria das pessoas, um ursinho de pelúcia desperta sentimentos de segurança e conforto. Viu como os ícones funcionam?

Criar rituais

Se você ainda não conhece o gatilho mental da repetição, está atrasado. Repetir é a chave para entrar na cabeça dos seus clientes e esse é o porquê uma rotina de rituais é tão importante.

Qual o segredo por trás dos rituais? Quando você define práticas que se repetem com certa frequência, você passa a gerar expectativa no seu público. 

Aqui na Voitto por exemplo, fazer lives de conteúdo é um de nossos rituais!

Ter tom de voz

O Tom de Voz é a linguagem que você usa para se comunicar com seus clientes. Toda comunidade tem seu próprio “jeito de falar”, são gírias, termos e outras características que diferenciam os membros do grupo de pessoas comuns.

Dê uma olhada na propaganda da marca Topper, que vende bolas de futebol:

Na decisão, Topper é a batedora oficial de pênalti! Bola na rede é Topper.


A linguagem dessa propaganda está bem alinhada com o público que a Topper quer alcançar, percebeu a estratégia? Ter tom de voz é a chave para gerar conexão com seus clientes.

Encontrar Haters

Se você tiver haters, está no caminho certo.

Está na hora de você entender de uma vez por todas que haters não são necessariamente ruins. Para toda história de sucesso existem vilões e pessoas que estão contra o protagonista, é claro que na história da sua marca não será diferente.

Isso acontece porque definir seu nicho e suas crenças fará outros grupos não gostarem de você.

Vamos pensar de novo na Apple? A clássica briga entre Android vs iOS. Ao contrário de ser algo negativo para a marca, essa rivalidade fortalece a estratégia de vendas da Apple. Parece que os haters podem trabalhar ao seu favor, não é mesmo?

Ser líder

Todos lutam por esse lugar: a liderança. Mas você já se perguntou, o que significa ser um líder no mercado?

Os líderes são aqueles que definem as tendências do seu nicho de vendas. O maior desafio desse papel é adiantar as necessidades de seus consumidores e trazer novidades que os coloquem sempre em primeiro lugar.

Sente o sabor do sucesso? Pense em marcas como Leite Moça e Maizena, essas são líderes tão fortes que algumas pessoas até esquecem os nomes dos verdadeiros produtos que estão sendo vendidos: leite condensado e amido de milho.

Quer aprender a aplicar essa receita no seu negócio? Confira o próximo tópico!

Como usar o Primal Branding no seu negócio?

Ainda que o Primal Branding apresente 7 pilares, nem sempre será necessário usar todos em sua marca. Afinal, você saberá o que se encaixa ou precisa ser aprimorado em seu negócio.

Caso seja possível aplicar, a dica é observar marcas que trabalham muito bem cada um dos princípios que vimos e entender a melhor maneira de replicar em sua estratégia.

Você certamente tem alguma marca de inspiração e que pode servir de referência, não é mesmo?

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Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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