O que é o Lifelong Learning?
Qual é a importância do Lifelong Learning?
4 pilares do Lifelong Learning
Como aplicar o Lifelong Learning na prática?
Como ser um Lifelong Learner?

O que é Lifelong Learning e quais são os seus impactos na busca por conhecimento?

Descubra as vantagens do Lifelong Learning para o desenvolvimento de habilidades e para o aprendizado em sala de aula, no trabalho e em atividades do dia a dia

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Lifelong Learning e quais são os seus impactos na busca por conhecimento?

O Lifelong Learning (ou aprendizado ao longo da vida) é um estilo de vida diretamente relacionado à busca constante de conhecimentos, com o intuito de desenvolver novas habilidades para as suas atividades cotidianas.

Essa filosofia consiste em acompanhar as novas tendências e transformações do mundo, do mercado e da sociedade, para desenvolver hard e soft skills requisitadas por grandes empresas e aperfeiçoar competências de sua escolha. A educação continuada também é responsável por aumentar a competitividade em diversos ramos de trabalho.

O Lifelong Learning demonstra que a aquisição de conhecimento não precisa ser feita por meio do estudo formal, mas através de pequenos estudos, interação com outras pessoas e experiências próprias. Continue neste artigo e aprenda a aplicar o Lifelong Learning no seu processo de aprendizagem de maneira efetiva por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o Lifelong Learning?
  • Qual é a importância do Lifelong Learning?
  • 4 pilares do Lifelong Learning
  • Como aplicar o Lifelong Learning na prática? 
  • Como ser um Lifelong Learner?

Boa leitura!

O que é o Lifelong Learning?

O conceito de Lifelong Learning é traduzido de forma literal em aprendizagem ao longo da vida. Lifelong Learning traz consigo uma filosofia de que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo e colocar isso em prática nos estudos, no trabalho e em outros espaços da nossa vida.

O seu objetivo é tornar a busca por conhecimento uma ação constante ao decorrer de um período indefinido de tempo, a partir da proatividade e dos principais interesses do indivíduo. Com esse aprendizado, esses indivíduos também passam a se autoconhecer melhor e a entender as suas principais aspirações pessoais e profissionais.

Na maioria das vezes, o Lifelong Learning é motivado de maneira voluntária e autodidata, para complementar conhecimentos já adquiridos antes principalmente por meio da educação formal - como a escola e a faculdade. E essa técnica se mostra presente para tornar todo esse processo mais democrático e acessível a todas as pessoas.

Origem do termo

O Lifelong Learning surgiu na década de 70, mas ganhou popularidade a partir dos anos 90, após maior preocupação da academia com tópicos relacionados à educação.

Além disso, em 2010, foi publicado um relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da Unesco, que permitiu que o conceito fosse difundido com mais intensidade.

Posteriormente, foi criada uma organização denominada Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), que passou a representar as discussões de Lifelong Learning em escala global, além de padronizar alguns conceitos relacionados à prática.

Dica!

O mundo atual emite uma quantidade gigantesca de informação, nos impossibilitando de acompanhar e entender tudo. Já parou para imaginar quantos erros de pensamento ou de interpretação do nosso subconsciente aconteceram?

Saiba os tipos de vieses cognitivos e como podem influenciar na sua vida profissional, aprendendo a controlá-los. É só baixar nosso eBook que você irá saber os elementos fundamentais! Bora começar?

Então, baixe agora o eBook gratuito com Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los!

Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los

Qual é a importância do Lifelong Learning?

A importância do Lifelong Learning está relacionada à aquisição de conhecimentos a partir da aprendizagem contínua. Essa filosofia permite que as pessoas definam objetivos e busquem alcançá-los por meio de estudos, pesquisas, experiências e contato com outras pessoas, aperfeiçoando cada vez mais as suas percepções.

Isso acontece da mesma forma que a busca por esses conhecimentos está diretamente relacionada ao conceito de melhoria contínua nas empresas, onde a entrega de melhores resultados e a demonstração de evolução são muito mais valorizadas do que a manutenção da qualidade do trabalho ao longo dos anos.

Assim, o aprendizado ao longo do tempo é responsável por maior desenvolvimento de hard e soft skills, que são utilizadas principalmente no mercado de trabalho, mas que atuam em todos os setores da vida.

E as empresas mais consolidadas valorizam essa prática quando vão selecionar um profissional para o seu quadro de funcionários.

Estar aberto a mudanças e a aprendizados multidisciplinares é uma característica muito buscada por uma companhia. Afinal, além de maiores conhecimentos adquiridos, esse colaborador apresenta maior autoconfiança na realização de suas atividades cotidianas, na adaptação de suas rotinas e na elaboração de novas ideias para a equipe.

4 pilares do Lifelong Learning

De acordo com a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), a curva de aprendizagem ao longo da vida é dividida em quatro pilares. Confira quais são eles a seguir:

  • Aprender a conhecer: consiste em ter prazer pelo processo de aprendizado e ser crítico quanto às ações realizadas para alcançar esse feito. Questionar e refletir sobre as informações adquiridas ao decorrer do processo e entender quais delas são importantes para a busca de tal conhecimento. 
  • Aprender a fazer: grande parte dos conhecimentos adquiridos se deve ao aprendizado empírico, por meio de experiências próprias. A partir de tarefas rotineiras, responsabilidades ou desafios, é possível o desenvolvimento de habilidades comportamentais e hábitos que serão levados para toda a vida. 
  • Aprender a conviver: a interação com outras pessoas também é responsável por grandes aprendizados. Qualquer tipo de troca, como o recebimento de um feedback ou a observação de uma tarefa sendo realizada, pode ser fundamental para aprimorar os seus conhecimentos. 
  • Aprender a ser: Acima de tudo, é imprescindível o desenvolvimento de autonomia para a busca de novos conhecimentos e aprendizados. Colocar a si mesmo como responsável por essa aquisição de novas informações e descobrindo o seu potencial para as atividades relacionadas. 

Logo, entenda a seguir como aplicar o Lifelong Learning em suas ações cotidianas.

Como aplicar o Lifelong Learning na prática? 

O primeiro passo para aplicar o Lifelong Learning na prática é entender quais são as atividades que melhor se adequam à sua forma de adquirir conhecimento. Ler um livro, assistir a um podcast, conferir tutoriais na internet… qualquer ação pode ser utilizada para encontrar informações relevantes sobre um certo assunto.

Em seguida, é importante buscar por fontes confiáveis e que apresentem credibilidade em seus dados. Isso proporciona maior qualidade no conhecimento que será adquirido e compartilhado.

Como é um ciclo, a busca pelo aprendizado nunca tem fim. Confira a seguir algumas dicas para alcançar o sucesso com o Lifelong Learning em seus estudos:

Invista em cursos de qualificação 

A educação formal é uma das principais formas de aplicar o aprendizado ao longo da vida. Desde os primeiros aprendizados até a conclusão da graduação, qualquer conhecimento é bem vindo.

Após esse grau, as necessidades se tornam mais específicas e demandam a escolha de outros cursos para complementar o conhecimento já adquirido.

Alguns dos principais exemplos são as especializações e os cursos de pós-graduação, geralmente com assuntos mais específicos e nichados. Esse aprendizado permite o acesso a informações mais aprofundadas e a conquista de experiências pontuais que se tornarão fundamentais nas cobranças constantes do mercado de trabalho.

A Voitto oferece uma infinidade de cursos e especializações para se destacar nas principais áreas de atuação de engenheiros, administradores, economistas e comunicadores, ministrados por grandes referências de mercado e avaliados a partir de atividades práticas inspiradas nos planos de ensino dessas certificações. Explore o nosso conteúdo aqui!

Estude sozinho

Na ausência de cursos ou de companhia para os estudos, as tecnologias são grandes aliadas para o Lifelong Learner na gestão do conhecimento. Por meio de pesquisas, leituras ativas e ferramentas específicas, qualquer pessoa pode buscar o que deseja na Web, se capacitar e ampliar os seus horizontes.

Isso pode ser feito por meio do Microlearning, que consiste em pequenas pílulas para o aprendizado ágil e eficiente de temas específicos,ou a partir de técnicas de memorização e de estudo que englobam assuntos mais densos e que requerem maior atenção em sua aprendizagem.

Busque as tendências do mercado

O mercado está em constante transformação e exige o seu acompanhamento na atualização de novas habilidades, nas tendências de consumo e nas estratégias mais eficientes na gestão de um projeto (ou até mesmo de um negócio como um todo) para que as suas ações sejam mais competitivas em comparação com outros profissionais.

Mesmo com a elaboração de um planejamento estratégico a longo prazo para o desenvolvimento individual de um colaborador, é importante estar sempre adaptando e otimizando as ações traçadas de acordo com essas novas mudanças e com os seus possíveis impactos no seu trabalho.

Avalie as suas competências

Identificar pontos de melhoria em suas competências pessoais e profissionais é imprescindível para adquirir novos conhecimentos responsáveis pelo aperfeiçoamento dessas características.

Isso permite que novos planos de ação sejam desenvolvidos para o alcance de resultados melhores e mais efetivos.

Com essa definição, é possível entender qual é a melhor ação para resolver um desalinhamento específico, se é um curso, uma capacitação, uma avaliação de desempenho ou até mesmo uma imersão com algum colaborador especializado na área.

Como ser um Lifelong Learner?

Assim dito anteriormente, o Lifelong Learning é um estilo de vida e, por isso, suas atividades não possuem um fim específico, fazendo parte de um longo processo de aprendizado.

Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso ter certeza de sua vontade em ser um Lifelong Learning e, assim, buscar por conhecimentos a partir de suas técnicas.

Em seguida, é importante conhecer a sua curva do esquecimento e como evitar que os conhecimentos adquiridos sejam perdidos. Um dos melhores exemplos para essa prática é a pirâmide do aprendizado, que considera quais são as técnicas de estudo mais eficientes para a memorização e aplicação dos conhecimentos. Sempre aplicada à sua realidade.

Defina os assuntos que serão desenvolvidos de maneira constante e faça um planejamento com base nos seus conteúdos e necessidades. Coloque em prática essas ações e, a longo prazo, elas vão se tornar hábitos para a aquisição dos conhecimentos. Depois, mensure e analise os resultados desse aprendizado para avaliar as mudanças de estratégia.

Trabalhe sua inteligência emocional!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[Teste] Qual seu nível de pensamento crítico?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Qual Seu Nível De Pensamento Crítico?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.