O que são dividendos?
Dica de ouro!
Como funciona o pagamento de dividendos
Quanto e quando é realizado o pagamento de dividendos?
Como utilizar os dividendos
Dica bônus!

O que são dividendos e como funciona seu pagamento?

Entenda o conceito de dividendos e aprenda como funcionam seus pagamentos para poder realizá-los a seu favor e com mais segurança.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que são dividendos e como funciona seu pagamento?

O número de CPFs na bolsa de valores cresceu de forma significativa nos últimos anos no Brasil. Ou seja, muitos iniciantes estão entrando no mundo dos investimentos em renda variável.

Por isso, neste artigo vamos conversar sobre um assunto fundamental ao investidor iniciante: o que são dividendos?

Você, provavelmente, já conhece a história de pessoas que ficaram ricas realizando investimentos na renda variável.

Porém, será que a única maneira de fazer isso é realizando a compra de ações quando elas estão baratas e a venda quando elas se valorizarem?

Neste artigo você descobrirá que não. Existe uma maneira de enriquecer, de forma mais saudável, tornando-se “sócio” de empresas que te remuneram pelo investimento que nelas foi realizado. Aprenda como fazer isso com os seguintes tópicos:

● O que são dividendos?

● Como funciona o pagamento de dividendos?

● Quanto e quando é realizado o pagamento de dividendos?

● Como utilizar os dividendos?

O que são dividendos?

Os dividendos são uma parte do lucro de uma empresa, também chamada de proventos, que é distribuída para os acionistas da mesma.

Ou seja, quando você investe em uma empresa que tem o hábito de distribuir dividendos, você participa mais ativamente do crescimento e dos lucros da mesma.

É interessante ressaltar a existência da Lei 6.404/76, ou Lei das S.A. (Sociedades Anônimas) que diz que as empresas que “ficam no azul” devem distribuir no mínimo 25% de seu lucro entre os acionistas.

Esta lei, no entanto, não se faz valer, caso esteja escrito o contrário no estatuto da empresa. Então, vale se atentar a isto.

Sendo assim, no Brasil, a distribuição de dividendos ocorre obrigatoriamente em casos em que a empresa possui ações negociadas na bolsa de valores e lucra em determinado período. Neste período, no entanto, assim como os valores, variam de empresa para empresa.

Além disso, é bastante comum notar que as empresas que geralmente pagam dividendos, raramente decepcionam seus cotistas, realizando tais pagamentos com certa frequência e previsibilidade.

Dica de ouro! 

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Como funciona o pagamento de dividendos

Como já foi dito, o pagamento de dividendos funciona de maneira diferente em cada empresa. O que assegura o cotista é o que está escrito no estatuto de cada empresa.

Sendo assim, vale a leitura do mesmo antes de optar por investir em ações de determinada empresa.

Uma vez verificado o lucro e decidido pela administração interna da empresa que a mesma fará a distribuição de proventos aos seus cotistas, a mesma faz um anúncio, onde divulga a última data de negociação para receber os proventos, a data em que realizará o pagamento, o valor do pagamento e outras informações importantes.

No geral, é assim que a maioria das empresas realiza o pagamento de seus dividendos.

É interessante lembrar que, para o investidor, não há a cobrança de Imposto de Renda sobre os dividendos.

Existe ainda um outro nome que vem para confundir o investidor iniciante, que é na verdade, outro tipo de remuneração para os cotistas e que só existe no Brasil.

Instituído pela lei 9.249/95, os Juros Remuneratórios do Capital Próprio, ou apenas JCP (Juros sobre Capital Próprio), são usados como substitutos dos dividendos.

Isso é feito pelas empresas, pois os juros sobre capital próprio possuem um pró em relação aos dividendos, eles podem ser deduzidos do Imposto de Renda e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Para empresas grandes como a maioria das que estão na bolsa de valores, estes são valores muito significativos.

Quanto e quando é realizado o pagamento de dividendos?

Existem empresas que realizam o pagamento de seus proventos mensalmente.

Caso você seja um dos cotistas na data do comunicado, alguns dias depois, na data de pagamento, você receberá dividendos em valor proporcional à quantidade de capital investido naquela empresa.

Para o investidor, a análise é simples. O documento divulgado sobre o comunicado de distribuição de dividendos pela empresa geralmente é bem organizado e é fácil encontrar as informações.

Mas caso haja a necessidade, é possível realizar alguns cálculos. O primeiro, é entender o valor que está sendo distribuído como dividendos pela empresa.

Para isso, basta multiplicar o valor distribuído por cota pelo número de cotas negociadas em bolsa e, dessa maneira, chega-se ao montante total.

Outro número importante é o dividend yield, que é o percentual do valor distribuído em relação ao valor da ação. Este valor serve para o entendimento da rentabilidade do ativo, a análise histórica do investimento e a comparação de um investimento com outros.

Por último, mas não menos importante, temos o payout, que identifica qual o percentual do lucro da empresa está sendo repassado como forma de remuneração aos acionistas.

Para o cálculo deste indicador realiza-se a divisão dos dividendos distribuídos pelo lucro líquido do Exercício (lucro líquido ajustado após serem deduzidos todos os tipos de despesas).

Como utilizar os dividendos

Um fator importante sobre os dividendos, é que seu verdadeiro poder de rentabilizar o capital do investidor está escondido atrás de um conceito: os juros compostos.

Aproveitá-los é a melhor maneira de, no longo prazo, tornar exponencial o crescimento do seu capitale, para isso, é preciso reinvestir esses proventos que caem na sua conta.

Dessa maneira, os dividendos podem aumentar cada vez mais os seus rendimentos mensais ao te ajudar a comprar mais ações da empresa.

Caso contrário, ele ficará guardado lá, ou, caso retirado, se misturará com recursos destinados aos seus gastos pessoais, se dissolvendo em meio às contas.

Dica bônus!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

Voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2023 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.