O que é a Indústria 4.0?
Os 9 pilares tecnológicos da indústria 4.0!
Como se preparar para trabalhar na indústria 4.0?
Invista em resultados!

Pilares da Indústria 4.0: conheça os 9 pilares tecnológicos mais relevantes!

Neste artigo, saiba mais sobre os pilares da indústria 4.0 e entenda como você pode se preparar para o trabalho nessa nova era!

Ronie Melo
Por: Ronie Melo
Pilares da Indústria 4.0: conheça os 9 pilares tecnológicos mais relevantes!

Não é novidade para ninguém que o futuro tecnológico já começou, não é mesmo? Por isso, hoje vamos falar de um assunto muito interessante nessa área: os Pilares da Indústria 4.0!

O uso de robôs autônomos, a IOT, Big Data e Cloud Computing estão cada vez mais presentes nas empresas e isso impacta diretamente nos produtos que estão chegando ao consumidor.

Além disso, a vida dos profissionais que são frutos dessas novas tecnologias também está em constante transformação. Quer saber mais sobre este assunto? Acompanhe os tópicos:

  • O que é a Indústria 4.0?
  • Os 9 pilares tecnológicos da Indústria 4.0!
  • Como se preparar para trabalhar na Indústria 4.0?
  • Invista em resultados! 

Vamos à leitura?

O que é a Indústria 4.0?

Antes de conhecermos os principais pilares da Indústria 4.0, que tal relembrarmos esse importante conceito? 

Trata-se de uma transformação em larga escala das etapas de produção através de melhorias na tecnologia de automação e comunicação em tempo real gerando modelos de negócios inovadores, eficientes e de alto valor agregado.

Também chamada de 4ª Revolução Industrial, o termo “indústria 4.0” foi utilizado pela primeira vez na Alemanha em 2012 durante a feira de Hannover em uma apresentação de engenheiros ao governo alemão.

Muito interessante, não é mesmo? Continue a leitura e veja mais!

Os 9 pilares tecnológicos da indústria 4.0! 

1. Análise de Dados

A análise e o gerenciamento de grandes quantidades de dados melhoram o desempenho e otimizam os processos industriais, equilibrando o consumo de energia e a qualidade da produção.

Isso, por sua vez,  proporciona melhor leitura de cenários e tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Já existem empresas de perfume, por exemplo, que usam a análise de dados para definirem suas novas fragrâncias cruzando informações de lançamentos anteriores e da concorrência.

Calma, antes do próximo tópico preparamos uma dica pra você!

Confira o eBook 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain e conheça mais sobre essa tecnologia!

A tecnologia blockchain revolucionou o conceito de segurança e compartilhamento de dados hoje, e tem sido um tópico cada vez mais falado nas empresas. Pensando nisso, juntamos aqui 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain, para você entender melhor como funciona e como aplicar no seu negócio.

Neste Ebook sobre os 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain, você conhecerá mais sobre como o Blockchain funciona em negócios do ramo de transporte, educação, finanças e muitas outras, mostrando os benefícios e projetos rodados em cada uma das 9 empresas.

Baixe agora e veja o poder de mudança desta tecnologia!

9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain

2. Robótica

Ao integrar robôs inteligentes aos processos industriais, o desempenho e a disponibilidade da indústria aumentaram, deixando a execução da logística e tarefas repetitivas de produção para as máquinas.

Além de reduzir custos, esses robôs também representam um importante aumento na produção e são capazes de realizar de forma padronizada e ininterrupta atividades e produtos de alta qualidade.

3. Simulação

Na Indústria 4.0, as fábricas industriais usam simulações de computador para analisar dados em tempo real, promover a integração de sistemas e melhorar as configurações das máquinas para testar o próximo produto na linha de produção.

Assim, essas ações resultam em otimização de recursos, melhoria de desempenho e redução de custo.

Hoje na indústria de cosméticos, por exemplo,  já é possível simular a interação de matérias primas a serem adicionadas a um reator de creme de cabelo ou protetor solar e estabelecer parâmetros de operação que resultarão em uma mistura mais homogênea e estável sem que se precise fazer nenhum teste piloto.

4. Integração de Sistemas

É a conexão dos diferentes sistemas inteligentes da empresaque ainda não estejam interligados permitindo a troca de informação entre si e a melhorar a qualidade.

A união de sistemas de computação e softwares integrados como ERP, SAP, MES, PLM e o funcionamento interligado possibilita a conexão entre todos os sistemas e o acesso imediato às informações para todas as cadeias de valor do processo de produção.

Logo, sistemas assim conseguem armazenar e gerir as informações do produto desde a sua concepção até a sua descontinuação.

5. Internet da Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) consiste em redes que conectam objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de eletrônica embarcada, permitindo coleta e troca de informações de forma mais rápida e eficiente.

No setor de produtos e serviços, a IoT representa a integração de tecnologias anteriormente desconectadas, agora interconectadas por meio de redes baseadas em IP.

Em uma linha de envase de shampoo ou cerveja que realiza a pesagem ou medição de volume na linha através de um check weigher, por exemplo, qualquer variação pode ser corrigida em tempo real à medida que esta balança inteligente “conversa” com a enchedora para ela dosar mais produto ou reduzir a sua velocidade.

6. Ciber Segurança

Para a  indústria do futuro é fundamental que todas as áreas de uma empresa estejam conectadas, incluindo redes corporativas (TI) e redes de automação e operações (AT).

Dessa forma, as empresas devem ter sistemas robustos de segurança cibernética para proteger sistemas e informações contra ameaças e falhas que podem interromper a produção.

Casos de empresas que tiveram sua rede atacada por hackers e que desembolsaram verdadeiras fortunas para reverem seus dados de volta serão cada vez mais comuns e daí a necessidade de sistemas de segurança de dados seguros e evoluídos.

7. Cloud Computing

O número crescente de tarefas na indústria relacionadas à produção de bens e serviços exige o uso de aplicativos e dados compartilhados em diferentes locais e sistemas, além das restrições dos servidores corporativos.

Os recursos fornecidos pela computação em nuvem refletem uma redução significativa no custo, tempo e eficiência da execução dessas tarefas.

A quantidade de dados crescente e a necessidade de acesso em tempo real às informações está substituindo os grandes servidores centralizados.

8. Manufatura Aditiva

Também conhecido como impressão 3D, a manufatura aditiva envolve a produção de uma peça a partir de camadas sobrepostas de material (geralmente em forma de pó) para obter um modelo 3D.

Essa estratégia pode ser usada para criar produtos personalizados com vantagens estruturais e designs complexos.

Na indústria as impressoras 3D estão sendo utilizadas pela manutenção para confeccionarem peças e ferramentas de máquinas e no desenvolvimento de embalagens para obtenção de mockups de frascos e tampas.

9. Realidade Aumentada

Aproveitar os recursos desse pilar, como a possibilidade de enviar instruções de montagem via celular para desenvolver peças protótipos, e o uso de óculos de realidade aumentada para gerenciar e operar determinadas máquinas, melhora os procedimentos de trabalho.

Procedimentos em vídeo estão sendo disponibilizados por meio da realidade aumentada, diminuindo o uso de documentos físicos e facilitando os treinamentos.

Além disso, alguns produtos permitem que o consumidor receba informações adicionais por meio dessa tecnologia, simplesmente baixando um app e direcionando a câmera para algum ponto específico da embalagem do produto.

E então, qual pilar você achou mais interessante? E não acaba aqui! Confira uma super dica no próximo tópico!

Como se preparar para trabalhar na indústria 4.0?

A geração que está entrando no mercado de trabalho nasceu na era da informática e está acostumada a lidar com aparelhos eletrônicos multifuncionais e fazer diversas atividades ao mesmo tempo.

Isso torna mais fácil para eles trabalharem em áreas que envolvem várias funções e entendê-las mais rapidamente.

No entanto, a geração anterior é composta por profissionais que trabalham há mais tempo na área, e que começaram sob outros conceitos de produção e conseguiram acompanhar as mudanças, mas em um ritmo mais lento.

Isso significa que eles devem ter cuidado para não serem deixados para trás, devem estar abertos às mudanças e não ter medo delas.

O mercado precisa de pessoas que saibam lidar com problemas e usem as ferramentas técnicas certas.

Portanto, os profissionais da Indústria 4.0 devem ser dinâmicos e acumular conhecimento tecnológico e de inovação. Um bom começo é procurar cursos e atualizações.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro das informações mais relevantes. E ainda, temos uma super dica para você! 

Invista em resultados!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Ronie Melo

Ronie Melo

Químico, Perito Judicial especializado em Qualidade e Vigilância Sanitária de Alimentos com +30 anos na indústria

Larga experiência como gestor da Qualidade em empresas como a Copersucar, Pfizer, Cadbury Adams, Danone, Loreal, Edible Arrangements e Grupo Boticario.

Atua como perito em ações Judiciais de investigação de desvios produtivos e reclamações de consumidor nos Tribunais de Justiça do RJ e SP

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.