O que é a psicologia das cores?
Qual o impacto da psicologia das cores?
Qual o significado das principais cores?
Aprofunde seus conhecimentos!

A cor de um produto é mesmo apenas um detalhe? Entenda a psicologia das cores!

A cor de um produto representa 85% da razão pela qual um consumidor compra seu produto, por isso, entenda a psicologia das cores!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
A cor de um produto é mesmo apenas um detalhe? Entenda a psicologia das cores!

Será que a Netflix escolheu que sua logo fosse vermelha por acaso? O McDonald 's  tem algum motivo para ter escolhido as duas cores que representem a marca? A psicologia das cores é o estudo que busca responder essas perguntas!

É muito interessante perceber que até mesmo os detalhes tem um motivo para serem daquele jeito, e acredite, as cores não são apenas detalhes e podem te surpreender diante da influência das mesmas. 

Logo, que tal saber mais sobre a psicologia das cores? Continue a leitura desse artigo e aprenda tudo sobre os seguintes tópicos:

  • O que é a psicologia das cores?
  • Qual o impacto da psicologia das cores?
  • Qual o significado das principais cores?
  • Aprofunde seus conhecimentos! 

Vamos lá?

O que é a psicologia das cores? 

A psicologia das cores é responsável pelo estudo de como o cérebro humano interpreta e se comporta diante da visualização de determinadas cores. Ou seja, qual é a influência de todas as cores na percepção das pessoas.

Essa teoria das cores pode ser aplicada em diversas áreas da nossa vida, tais como o design, a arquitetura, o marketing, o desenvolvimento de produtos, as vendas, entre outros.

Diante disso, entender a simbologia das cores é um fator muito vantajoso para fazer com que o seu produto ou serviço tenha destaque dentro do seu nicho, pois, esse fator chama muita atenção do cliente.

Assim, saber analisar como uma cor quente, cor fria ou cor primária se encarregam de transmitir a sensação correspondente sobre a psicologia das cores é essencial para conhecer o significado de cada uma e aplicar no seu negócio.

Mas, você sabe qual é a importância das cores em um produto? Esse é o assunto abordado no próximo tópico, confira!

Qual o impacto da psicologia das cores? 

Aplicar a cor certa no seu produto pode provocar emoções positivas no potencial cliente e levar ao sucesso na venda. De maneira análoga, a cor errada também pode causar emoções negativas e levar a rejeição.

Por isso, ter o conhecimento de como as cores afetam o consumidor é  um fator muito importante para o seu negócio. Além disso, as emoções despertadas pelas cores podem ser responsáveis até pela fidelização de clientes.

Vale ressaltar que, as emoções primárias dos seres humanos são: rancor, medo, tristeza, rejeição, surpresa, alegria, curiosidade, aceitação, entre outras. Assim, elas podem ser exploradas de diversas maneiras através do uso de cores.


Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Ao contrário do que se pensam, as cores são fatores determinantes para a aquisição de um produto, podendo chegar a ser até mesmo 85% da razão pela qual a decisão de compra foi tomada. 

Além disso, pesquisas de mercado apontam que mais de 90% da população leva a aparência de um produto em consideração quando pondera a possibilidade de compra de determinado produto.

Diante disso, fica mais do que evidente o importante papel que a psicologia das cores exerce. Logo, agora que você já sabe o conceito e seu impacto, confira no próximo tópico quais são os significados das cores.

Qual o significado das principais cores? 

Vermelho 

O vermelho é uma cor muito marcante e que sempre chama bastante atenção, e seu significado também é marcado por intensidade, trata-se da paixão.

Não é atoa que essa cor é muito usada em cenas marcadas por paixão em filmes ou mesmo em embalagens de perfumes que tem essa proposta de passar a sensação de paixão ardente.

Além disso, o vermelho também tem o poder de lembrar a fome, de acordo com a psicologia das cores. Assim, podemos entender porque o McDonalds escolheu essa cor para sua identidade visual, não é mesmo?

Laranja 

O laranja é uma cor bastante vibrante e revela boas energias, assim como seu significado sobre a perspectiva da psicologia das cores: animação e energia positiva. 

Dessa forma, essa cor é ideal para representar marcas que tem uma proposta mais descontraída e positiva, visto que, contribuirá para passar a mensagem positiva que a marca pretende.

Amarelo 

O amarelo também é uma cor vibrante que lembra coisas como iluminação e alegria. Seu significado, portanto, remete a essas características, sendo o principal o sentimento de otimismo. 

Além disso, o amarelo tem o poder de estimular o apetite das pessoas, o que contribui para reforçar o porquê ele também é uma cor presente na identidade visual do McDonalds.

Verde 

O verde é uma cor que automaticamente remete à natureza, e seu significado está relacionado ao equilíbrio e harmonia, sendo assim, perfeito para representar produtos naturais, por exemplo.

Azul 

O azul é uma cor muito marcante e que tem o significado de alcance do sucesso. Assim, ele é ideal para imagens corporativas que almejam conquistar cada vez mais desafios e produtos inovadores.

Roxo ou violeta 

O roxo ou violeta é uma cor que tem um significado nobre: remete à realeza, passando uma sensação de sabedoria e respeito. Assim, é ideal para marcas gourmetizadas e que querem passar uma aparência mais sofisticada.

Marron

Assim como o verde, o marrom é fortemente associado ao meio ambiente e seu significado está atribuído à sensação de segurança. Logo, essa cor remete credibilidade e confiabilidade,sendo uma opção muito interessante.

Rosa 

O rosa é uma cor muito associada ao romantismo, inocência e delicadeza. Diante disso, é uma cor muito interessante para se usar em produtos consonantes a essas características, como embalagens de perfumes de aroma delicado ou acessórios femininos.

Branco 

A cor branca é uma cor que tem o significado mundial de paz, assim, para a psicologia das cores essa característica também é considerada, sendo associado a organização e tranquilidade. 

Preto

A cor preta é muito associada a força e seu significado para a psicologia das cores também remete isso, sendo considerada uma cor de elegância. Portanto, ela é muito interessante para usar em produtos e marcas que desejam passar essa mensagem de sofisticação.

Cinza 

Por fim, o cinza é uma cor amplamente utilizada que tem como significado passar a imagem de profissionalismo, por isso, é tão utilizada em diversas marcas que prestam serviços corporativos.

Muito interessante, não é mesmo? Diante disso, esperamos que tenhamos te ajudado na tomada de decisão da melhor cor para representar o seu negócio da melhor forma.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre estar aprendendo mais sobre as informações e conceitos mais importantes para seu desenvolvimento!

 Aprofunde seus conhecimentos! 

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.