Sobre o speaker Paola Antonini;
Sobre o TEDx “A forma como você encara um momento pode mudar tudo”
Ideias principais do TEDx “A forma como você encara um momento pode mudar tudo”
Insight de destaque

Quais são as 4 lições de Paola Antonini para encarar a vida nos momentos difíceis?

Paola Antonini sofreu um acidente que resultou na amputação de sua perna. No TEDx, ela conta como foi encarar a vida nesse momento.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Quais são as 4 lições de Paola Antonini para encarar a vida nos momentos difíceis?

Começamos esse artigo fazendo a seguinte pergunta: o que você aprende com os momentos difíceis da sua vida? A resposta para essa pergunta vai depender de qual é a forma com que você encara a vida.

Esse é o tema que falaremos durante esse artigo, sobre o TEDx “A forma como você encara um momento pode mudar tudo” apresentado pela speaker Paola Antonini.

A pergunta que fizemos logo acima é a mesma que a palestrante fez para os seus telespectadores ao final de seu bate-papo.

Quer saber mais sobre a história apresentada? Acompanhe os tópicos abaixo:

  • Sobre o speaker Paola Antonini;
  • Sobre o TEDx “A forma como você encara um momento pode mudar tudo”;
  • Ideias principais do TEDx “A forma como você encara um momento pode mudar tudo”;
  • Insight de destaque.

Sobre o speaker Paola Antonini; 

Paola Antonini é uma mineira nascida e criada em Belo Horizonte. Desde de 2014 ela é conhecida por ser um exemplo de superação devido a um acidente em que levou a amputação da sua perna esquerda.

Diante disso, Paola ficou conhecida mundialmente por mostrar exatamente a outra pessoa que se tornou após o acidente e compartilhar suas lições de vida vivenciadas após o acontecimento.

Em 2020, seguindo o seu lema, Paola fundou o Instituto Paola Antonini (IPA). Sua fundação tem proporcionado assistência psicológica e fisioterapeuta a milhares de pacientes com deficiência física.

Conhecendo um pouco mais sobre Paola Antonini, vamos demonstrar no próximo tópico como a speaker apresentou sua história no TEDx  “A forma como você encara um momento pode mudar tudo”

Sobre o TEDx “A forma como você encara um momento pode mudar tudo”

De forma comovente, inspiradora e com bom humor, a speaker conta sobre seu acidente. Paola foi prensada contra o carro do seu namorado devido a uma colisão causada por um motorista embriagado.

Neste episódio, foi necessário que a apresentadora passasse por uma cirurgia longa na qual os médicos chegaram ao veredito de amputar uma de suas pernas, devido a muitas complicações.

A partir do momento em que Paola acordou da cirurgia é que viu como a forma de encarar o ocorrido poderia fazer com que um momento difícil fosse a grande oportunidade de sua vida.

Como você encararia esse momento? Qual seria a melhor forma de seguir em frente? Já parou para pensar nisso?

No TEDx, Paola fala como tudo na vida é um aprendizado e como ela encarou isso, entenda mais no tópico abaixo.

Ideias principais do TEDx “A forma como você encara um momento pode mudar tudo”

Prepare o lenço porque você vai se emocionar muito com a forma que a Paola encarou a própria vida após seu acidente. Acompanhe abaixo os tópicos:

  • Sobre não sofrer por antecipação;
  • O reaprendizado;
  • As lições de vida.

Sobre não sofrer por antecipação

Paola conta que a primeira coisa que passou na sua cabeça quando seus pais deram a notícia da amputação foi: “graças a Deus que estou viva”. O sentimento de gratidão era a única emoção que a palestra sentiu.

Após passado o susto, Paola se encontrou com várias incertezas, ela não sabia o que era uma prótese e nem mesmo conhecia uma pessoa amputada, mas foi exatamente nesse momento que ela tomou a atitude de viver um dia de cada vez.

Sendo assim, a speaker conta que aprendeu sobre não sofrer por antecipação. Ela se encontrava em um momento novo e resolveu viver o seu dia a dia sem pensar no amanhã.

É exatamente assim que Paola conta que passou pelo processo de aprendizagem de ser uma pessoa amputada e, além disso, de reaprendizagem também, que é o que falaremos no próximo tópico.

O reaprendizado

Em um contexto apresentado pela palestrante, ela conta o quanto é difícil o processo de amputação. Por isso, frisa a necessidade de não se sofrer por antecipação.

Em todo esse processo, a apresentadora conta o que realmente foi um aprendizado para ela e como somos capazes de aprender coisas que nós nunca paramos para pensar, como andar ou saber o que é preciso para isso.

Para exemplificar melhor, trago a frase em que Paola fala sobre:

“Eu nunca tinha parado pra pensar que o nosso braço acompanha nossa perna; ou que, quando a gente vai subir uma rampa, o nosso tronco tem que acompanhar o nosso corpo...”

Com essa forma de pensar, Paola conta que sempre pensava em ter atitudes as quais surpreendia a si mesma e as pessoas que estavam ao seu redor. Mas isso se tornou realidade devido a quatro lições que ela levou para si diante desse momento.

As lições de vida

As lições aprendidas e explicitadas por Paola são inspiradoras e fazem com que possamos  pensar no que realmente importa na nossas vidas. As lições são:

  1. Não super valorize o que não é essencial;
  2. Corra atrás dos seus sonhos;
  3. Encare seus medos; 
  4. Se motive diante das mudanças.

Para Paola, são essas lições que fazem com que você encare a vida nos momentos difíceis observando quais são as oportunidades que se deve aproveitar, mesmo diante dos problemas.

Insight de destaque

Para chegar ao fim deste artigo, queremos compartilhar com você um insight de destaque dito pela Paola Antonini e que resume muito como você deve encarar a vida nos momentos difíceis.

“Corajoso não é aquele que não tem medo. É aquele que tem medo, e mesmo assim, vai lá e faz.”

Assista o TEDx completo no vídeo abaixo:

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.