Sobre o speaker Brené Brown
Sobre o TED "O poder da vulnerabilidade"
Ideias principais do TED "O poder da vulnerabilidade"
Insight de destaque

Entenda no TED “O poder da vulnerabilidade” o que é e por que Brené Brown decidiu estudar o tema

Brené Brown é uma pesquisadora nos EUA que estuda sobre as conexões humanas e como a vulnerabilidade é um fator crucial para isso.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda no TED “O poder da vulnerabilidade” o que é e por que Brené Brown decidiu estudar o tema

Você sabe o que é vulnerabilidade? Já se sentiu vulnerável em diversas situações? Quer entender qual a importância da vulnerabilidade na sua vida?

Acompanhe agora esse artigo que vamos abordar mais sobre “o poder da vulnerabilidade”.

Esse artigo abordará um resumo do TED Talk apresentado por Brené Brown que fala sobre “poder da vulnerabilidade" que é um dos vídeos mais vistos nos últimos anos do evento. A palestra ocorreu em Houston no ano de 2011.

Então, separamos os seguintes tópicos sobre o TED:

  • Sobre o speaker Brené Brown;
  • Sobre o TED "O poder da vulnerabilidade" ;
  • Ideias principais do TED "O poder da vulnerabilidade" ;
  • Insight de destaque.

Sobre o speaker Brené Brown 

Brené Brown é formada em Serviço Social pela Universidade de Houston e possui um PhD na área. Brown atuou como assistente social e atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Além disso, a speaker é escritora de cinco best-seller em que um deles é “A coragem para liderar”.

O foco dos seus estudos nos últimos tempos tem sido sobre vulnerabilidade, coragem, vergonha e empatia.

Isso porque, a pesquisadora acredita que esses termos são habilidades as quais os seres humanos não compreendem totalmente.

Diante de todos os estudos realizados, a professora tem apresentado muitas palestras para debater as suas pesquisas e compartilhar suas ideias com o público.

No próximo tópico, vamos falar sobre o TED Talk apresentado por Brené sobre vulnerabilidade.

Sobre o TED "O poder da vulnerabilidade"  

Utilizando do seu senso de humor e de forma emocionante, Brené Brown apresenta o TED Talk “O poder da vulnerabilidade” para compartilhar como foi a sua decisão sobre estudar a vulnerabilidade e o quão difícil e transformador foi esse processo.

O começo da sua história com a pesquisa deste tema surgiu por conta da sua atuação como assistente social.

No desenrolar da palestra, Brené Brown conta como alcançou o ápice de sua pesquisa e conclui o que é vulnerabilidade e como os seres humanos convivem com esse sentimento.

Ficou interessado em saber o que realmente significa vulnerabilidade? Vamos lá!

Ideias principais do TED "O poder da vulnerabilidade"

No decorrer de sua apresentação, Brené evidencia diversas questões que passou para entender o que é vulnerabilidade e como lidar com ela. Acompanhe abaixo os tópicos principais sobre do TED:

  • Se você não pode medir, isso não existe!
  • Conexão e desconexão; 
  • Vulnerabilidade.

Se você não pode medir, isso não existe!

Logo no início de sua palestra, Brené conta que quando estava fazendo o seu doutorado um professor disse a seguinte frase: “se você não pode medir, isso não existe”.

Nesse exato momento, a speaker conta o quão foi transformador para ela essa frase.

Para Brené, ela já teria encontrado a carreira que pretendia seguir, ser assistente social, e estava fazendo realmente o que amava.

Porém, no momento o qual ouviu essa frase ela percebeu o quanto o se interessava por coisas que realmente não se pode medir, os sentimentos, e decidiu estudar sobre eles.

Conexão e desconexão

Como assistente social, Brené definiu termos os quais significam a razão para a vida, que são: conexão e desconexão.

A definição de conexão é a habilidade de nos conectar e de sentirmos conectados. Assim, devido a suas experiências, a speaker diz que a conexão humana é algo que resulta no relacionamento das pessoas.

Refletindo sobre o termo, Brené explica que a maneira com que as pessoas se relacionam espelha em como elas se sentem sobre elas mesmas. Entendendo mais sobre as conexões humanas ela chegou ao que gera as desconexões, a vergonha.

A pesquisadora afirma que o sentimento de vergonha é o ato de alguém descobrir algo que você se incomoda, mas por medo, você não fala sobre tal sentimento.

Concluindo que para que as conexões e as desconexões aconteçam é preciso que você seja “visto”. É nesse ponto que Brené enxerga a vulnerabilidade nas pessoas.

Acompanha o próximo tópico para entender o que é a vulnerabilidade!

Vulnerabilidade

A speaker conta o quanto se sentiu empolgada por chegar neste ponto da pesquisa e para entender mais sobre vulnerabilidade, ela realizou muitas entrevistas e ouviu diversas histórias.

Com os dados de suas pesquisas, Brené encontrou um padrão dentre os entrevistados e esse padrão era a vulnerabilidade.

Diante disso, Brené entendeu que a vulnerabilidade é quando as pessoas têm coragem de serem imperfeitas, ou seja, não possuem o medo de serem “vistos”.

Nesse contexto, Brené chegou ao ponto-chave de sua pesquisa, e entendeu o quanto os seres humanos escondem a vulnerabilidade por medo da desconexão, ou seja, por vergonha deles mesmos.

Insight de destaque

As palavras de Brené Brown fazem com que refletimos sobre a coragem, o amor, a felicidade e a empatia. Em um momento da palestra em que a speaker remete ao sentimento maternal, ela traz o seguinte insight:

“Quando seguramos bebezinhos perfeitos nos braços, nosso trabalho não é dizer: Olhe para ela, é perfeita. Meu trabalho é mantê-la perfeita, certificar-me de que entre no tênis no quinto ano e em Yale no sétimo. Esse não é nosso trabalho. Nosso trabalho é olhar e dizer: Sabe, você é imperfeita, você está pronta para a briga, mas você merece amor e pertencimento. Esse é nosso trabalho.”

E aí, não perca mais tempo e assista na íntegra o TED de Brené Brown e entenda mais o poder da vulnerabilidade. Assista ao vídeo completo abaixo:

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.