Como você lida com situações adversas? Você é do tipo de pessoa que se desmotiva quando as coisas saem de controle? Ou você é daquele tipo de pessoa que não se deixa abalar por nada?

Cada um de nós possui uma característica única frente aos imprevistos que a vida trás, isso é completamente normal, porém, é preciso controlar a nossa mente para que os problemas não sejam o centro da nossa vida.

Muitas pessoas gastam toda sua energia tentando evitar o caos do dia a dia, no entanto, isso é algo que foge ao nosso alcance, e por isso, não devemos evitar os imprevistos, ao invés disso, devemos sempre buscar novos aprendizados diante desses desafios.

Nesse artigo, iremos falar sobre como tratar a incerteza como algo não prejudicial e como o modelo do antifrágil está diretamente relacionado com isso. Preparado? Então se ajeite e continue comigo!

 

O que é o conceito de antifrágil?

 

O conceito de antifrágil foi criado por Nicholas Taleb, em seu livro Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos. Para entender bem esse conceito, primeiramente é necessário entender o que é algo frágil. Vamos nessa?

Do dicionário, frágil é algo que se quebra facilmente, de natureza fraca e que se deteriora com facilidade.

Esse conceito pode ser facilmente trazido para o nosso cotidiano. Se uma pessoa é frágil, ela se desestabiliza em todos os eventos adversos que ocorrem em sua vida. É muito comum encontrarmos pessoas com esse perfil, não é mesmo?

Por outro lado, uma pessoa antifrágil, é aquela que não evita a todo custo os  problemas da vida, ao contrário, ela encara todos eles de frente e sempre busca um aprendizado contínuo com eles.

A lógica do antifrágil é algo muito interessante, pois faz o rompimento completo com as teorias convencionais, em que o oposto de fragilidade é algo extremamente forte e que possui uma enorme resiliência.

É mais do que simplesmente possuir resiliência, sabe por que? Algo resiliente é algo que sofre algum impacto e retorna ao ponto inicial. Já algo antifrágil resiste a todos os impactos e se torna ainda mais forte.

O conceito de antifrágil sempre leva em consideração fatores externos que não dependem exclusivamente de nossas ações, ele encara esses eventos de maneira natural, e nos ensina a utilizá-los como um ponto positivo em nossas vidas. Enquanto a grande maioria aposta na prevenção de  riscos, ele nos incentiva a encarar o riscos de uma vida repleta de caos.

Antes de darmos sequência ao nosso artigo, nós da Voitto, separamos um material exclusivo para você.

Confira o nosso curso totalmente gratuito sobre  White Belt em Lean Seis Sigma. Através dele você vai dar o primeiros passos nessa metodologia que revolucionou o mercado de trabalho ao redor do mundo.

Conquistar uma certificação White Belt significa que você possui conhecimento nos princípios básicos da melhoria de processos, e sem sombra de dúvida, isso faz de você um diferencial frente aos demais.

Não perca essa oportunidade, clique no botão abaixo e tenha acesso ao nosso conteúdo!

 

Curso White Belt em Lean Seis Sigma

 

Como e onde surgiu o conceito de Antifrágil?

 

O conceito surgiu através do professor do Instituto Politécnico da Universidade de Nova York Nassim Thomas Nicolas Taleb, que é especialista (um dos maiores do mundo diga-se de passagem) em mercado financeiro.

Para se ter um ideia da competência de Taleb, ele previu em 2008 a quebra do banco Lehman Brothers, o que o deixou com fama mundial.

Ele adotou a nomenclatura de Cisnes Negros para categorizar os grandes acontecimentos que não podem ser previstos e trazem enormes consequências ao mercado financeiro. Baseado nisso, ele lançou outra grande obra A lógica do cisne negro, que foi publicado em 2012 na versão em português. 

 

Como se tornar uma pessoa antifrágil? 

 

Como já mencionado acima, é preciso assumir situações de risco, pois somente assim estaremos suscetíveis a acertos e fracassos, e como consequência, ao aprendizado.

Há uma grande tendência no mundo atual em se pensar que o aprendizado ocorre através de horas de estudo. Sinto em te dizer, mas essa afirmação é equivocada. O real aprendizado ocorre a partir de algum ato de falha.

Um profissional que adota a metodologia do antifrágil, se preocupa em aprender a todo momento com suas falhas, através de feedbacks sinceros de seus gestores.

A seguir iremos listar 7 dicas para ajudar você a aplicar a antifragilidade na sua vida:

 

1- Não tenha medo de agir 

 

Se expor aos riscos da vida é essencial, através deles você irá evoluir em todos os aspectos. Podemos comparar essa dica com o ato de frequentar uma academia. No primeiro dia, você provavelmente sairá de lá com uma enorme dor no corpo, no entanto, com os passar de alguns meses seus músculos estarão fortes e você conseguirá um desempenho muito melhor.

O que eu quero dizer é que o desgaste muscular é que faz seus músculos crescerem. E isso vale para qualquer coisa que você tentar, somente o esforço diário leva ao amadurecimento.

 

2- Não deixe seus problemas para depois

 

Se você tem algum problema à ser resolvido, faça isso agora! Acredite, adiar os seus problemas não vai te levar a lugar algum. Um problema nunca é algo desejável, mas é preciso encarar a realidade de frente.

Pense comigo, como você conseguirá evoluir se você o tempo todo maqueia os defeitos e falhas? Muitas vezes o “depois” se torna “nunca”.

 

3- É necessário saber cair

 

Todo mundo sabe lidar bem com o sucesso, agora, o que a maioria das pessoas não lida bem é com o fracasso. Portanto, todo mundo deve saber cair, pois momentos ruins podem chegar a qualquer instante.

 

4- Se tudo está indo muito bem, cuidado

 

É necessário aprender a desconfiar, pois assim, você sempre estará preparado para encarar os problemas.

Uma pessoa de sucesso deve saber que a sua vida está em constante mudança e que em um milésimo de segundo tudo pode mudar.

 

5- Estude sobre crises passadas

 

É muito importante aprender com o passado para não cometer os mesmo erros no futuro. Portanto, estude e compreenda as ações tomadas por gerações passadas para superar as crises.

 

6- Saiba receber feedbacks

 

Faz parte da cultura antifrágil o reconhecimento de seus erros, portanto você deve saber receber feedbacks, sobretudo os negativos. Lembre-se que todos podem errar, porém não podemos permanecer no mesmo erro sem tentar ao menos corrigi-lo.

 

7- Persevere

 

A perseverança é o segredo para o  sucesso. Fracassar é algo normal, todo mundo passa por momentos ruins, e isso é uma etapa importante do processo de crescimento. 

Você deve saber fracassar, pois ficar por aí se lamentando não vai fazer com que você cresça como profissional e como pessoa.

 

E aí, que tal aprender com a gente?

 

Agora que você já sabe o que é, como funciona e como adotar o conceito de antifrágil na sua vida, chegou a hora de aprender ainda mais com a gente.

O que nos move é o seu crescimento profissional, e por isso separamos um conteúdo que vai alavancar a sua carreira.

Conheça o  Voitto Premium, o nosso plano VIP de assinatura. Através dele você vai ter acesso a conteúdos exclusivos, como cursos, mentorias, materiais educativos, Voitto Cast, Let’s Grow e Power Hacks.

E aí, tá esperando o que? Clique no botão abaixo e seja Premium.

 

Voitto Premium

 

Por último,não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos. E se caso você teve alguma dúvida, deixe ela nos comentários. Até a próxima!