O que é White Hat SEO?
Quais as 3 melhores técnicas de White Hat?
Como funciona o Gray Hat SEO?
O que significa Black Hat SEO?
Porque o Black Hat pode ser perigoso?
Quais as 5 práticas mais comuns de Black Hat?
Como saber se o seu site é vítima de Black Hat?
Como usar a internet para impulsionar seu negócio?

Entenda como funcionam as práticas de White Hat e Black Hat para o SEO!

Descubra as diferenças entre estratégias de White Hat e Black Hat e aprenda como o seu site pode alcançar as primeiras posições do Google.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Entenda como funcionam as práticas de White Hat e Black Hat para o SEO!

Apostar em estratégias de SEO é a melhor forma de garantir mais visibilidade para sua marca. Mas para ser bem avaliado pelo Google e outros mecanismos de busca, você precisa produzir conteúdo da forma certa, é aí que entram as práticas de White Hat e Black Hat.

Estamos falando sobre o que é conhecido como as boas práticas de SEO, aquelas responsáveis por colocar o seu site nas primeiras posições de pesquisa ou então impedir que a sua página ocupe esse espaço tão cobiçado.

Saber como aplicar as técnicas de White Hat e Black Hat é fundamental para todos que trabalham com marketing digital, ou tem vontade de alavancar os resultados do seu negócio por meio das vendas online.

Ficou interessado no assunto? Então não perca tempo e domine de uma vez esse conteúdo, para isso, continue a leitura e descubra mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que é White Hat SEO?
  • Quais as 3 melhores técnicas de White Hat?
  • Como funciona o Gray Hat SEO?
  • O que significa Black Hat SEO?
  • Porque o Black Hat pode ser perigoso?
  • Quais as 5 práticas mais comuns de Black Hat?
  • Como saber se o seu site é vítima de Black Hat?
  • Como usar a internet para impulsionar seu negócio?

Vamos lá?

O que é White Hat SEO?

O White Hat é um termo para as práticas bem vistas pelo SEO, ou seja, as ações que garantem um crescimento orgânico do seu site de forma gradual e responsiva.

Mas por que esse nome tão curioso? A ideia vem dos antigos filmes de faroeste, onde o mocinho sempre usava um chapéu branco (white hat) e o vilão sempre usava um chapéu preto (black hat).

Homem que matou Fancinora

Fonte: cena do filme "O homem que matou Facínora” / captura de tela


Aqui a lógica é a mesma, quem trabalha de forma honesta, produzindo um conteúdo de qualidade e focando em uma boa estratégia de SEOestá usando técnicas de White Hat.

Para entender a fundo esse assunto, conheça agora três práticas de White Hat que vão impulsionar o seu site.

Quais as 3 melhores técnicas de White Hat?

Se você quer ver resultados de forma prática, precisa não apenas conhecer as melhores técnicas de White Hat, mas saber como aplicá-las.

Para te ajudar, separamos três práticas indispensáveis para um SEO de sucesso, confira!

1. Crie títulos chamativos

Os títulos irão fazer seu leitor decidir entre clicar ou não em um artigo do seu blog, por isso, é melhor caprichar!

Para criar as Heading Tags e Meta Descriptions, você precisa ter em mente três pontos:

1. Palavras chave: inserir a palavra chave principal do seu texto no título, subtítulo e meta description é um dos fatores analisados pelo SEO, ou seja, é um ponto que você não pode, em hipótese alguma, esquecer.

2. Introduzir o assunto: um dos pilares do White Hat é a transparência, assim, você precisa transmitir ao leitor qual vai ser o assunto do tratado no texto logo no título, além de complementar essa ideia por meio do subtítulo e meta description.

3. Prender a atenção do leitor: conquistar o leitor é o ponto chave para aumentar o número de acessos na sua página, para isso, use gatilhos mentais e técnicas de copywritingdurante a escrita.

2. Aposte em linkagem interna

A linkagem interna é a prática de adicionar links dentro do seu texto que direcionam o leitor a outra página do seu próprio blog. Isso é feito por meio de textos âncoras, ou seja, aquelas palavras clicáveis no meio do artigo.

Você percebeu que no parágrafo acima o termo “linkagem interna” é, ele mesmo, uma linkagem interna?

Aqui no Blog Voitto, todas as palavras em laranja no meio do texto são textos âncoras e na maioria das vezes são utilizados para linkagem interna.

Adicionar esses textos é uma forma de indicar outros conteúdos que podem ser relevantes ao leitor e, ainda, complementar o aprendizado dele.

3. Otimize o conteúdo dos blog posts

Otimizar o conteúdo dos artigos no seu blog com frequência é importante para manter o assunto atualizado e relevante aos seus leitores.

Imagine que aqui na Voitto temos um artigo sobre SEO escrito há cinco anos atrás. Ele continua tendo um conteúdo legal, mas poderia ser melhorado, afinal em cinco anos muitos fatores de ranqueamento do Google mudaram.

Depois de atualizado, o nosso artigo tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca e assim irá alcançar muito mais pessoas.

Como você deve ter percebido, as práticas de White Hat focam em trazer a melhor experiência para o usuário, mas podem ser bastante trabalhosas para quem produz conteúdo. Por isso, algumas pessoas apostam nas práticas de Gray Hat.

Como funciona o Gray Hat SEO?

O Gray Hat SEO é uma estratégia para ter sua página entre os sites mais bem posicionados do Google, mas de uma forma não tão honesta.

O objetivo é tentar driblar o algoritmo do Google e ganhar vantagem sobre outros sites, uma estratégia um tanto duvidosa, certo?

As diferenças entre as práticas de SEO Black Hat e Gray Hat é que aqui são adotadas ações menos agressivas e de forma pontual, para conseguir resultados em uma ação de vendas específica, por exemplo.

Pode já ter acontecido com você: alguma vez você já recebeu um e-mail de publicidade sem nem conhecer a marca? Talvez a empresa tenha enviado esse correio sem a sua permissão, o que é uma estratégia Gray Hat bem famosa.

Mas não confunda, quando bem feita a estratégia de e-mail marketing pode agradar clientes e gerar bons resultados.

Como impulsionar minha estratégia de e-mail marketing?

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Estamos nos aproximando do grande vilão da história, está na hora de você conhecer o Black Hat. Continue com a gente!

O que significa Black Hat SEO?

Black Hat é um conjunto de ações que procura burlar os mecanismos de busca para estar no topo das páginas de resultados, se valendo de práticas totalmente antiéticas.

A ideia é se aproveitar de possíveis falhas no Google e outros motores de busca para enganar o algoritmo de pesquisa e ranquear melhor, ou seja, pegar um atalho para ter os resultados de SEO que um site convencional só alcançaria depois de muito tempo.

O problema é que essas páginas normalmente apresentam um conteúdo ruim que prejudica a experiência do usuário, então é claro que as plataformas de pesquisa tentam combater a qualquer custo o Black Hat SEO.

Caso o seu site for pego usando alguma dessas práticas, o preço a se pagar é alto e isso pode ser muito perigoso.

Porque o Black Hat pode ser perigoso?

O Black Hat pode ser perigoso porque as punições para esse tipo de ação são severas e podem acabar prejudicando muito sua estratégia de marketing digital.

Imagine estar na primeira página do Google e no outro dia despencar mais de setenta posições, isso é um exemplo do que acontece com páginas flagradas usando Black Hat SEO.

Além de diminuição do tráfego, page rank e restrições de posicionamento para novos conteúdos, o seu site corre o risco de ser banido do Google, um pesadelo para qualquer estratégia de vendas online, não é?

Se você receber uma punição do Google, o único caminho é segurar firme nas práticas de White Hat para reconquistar sua autoridade de domínio, um trabalho árduo e que vai exigir muita paciência.

Você sabia que outros sites podem te prejudicar adotando estratégias de Black Hat? Fique atento e conheça agora quais as práticas mais comuns!

Quais as 5 práticas mais comuns de Black Hat?

Existem na internet muitas ações que fogem das diretrizes de qualidade do Google, como links ocultos, spams e plágio.

Para você entender a fundo do que estamos falando quando nos referimos a Black Hat SEO, separamos aqui quais as cinco práticas mais comuns na web, confira!

1. Link farming

link farming


O Link Farming, ou fazenda de links em português, são aqueles sites que direcionam o usuário de forma automática para outro website, buscando aumentar o número de acessos e a autoridade da página direcionada.

Para quem acessa o link é bem desagradável descobrir que você caiu em outro site ou ter que ficar fechando guias de sites que não são do seu interesse.

Esta é uma forma de burlar as estratégias de link buildinge o SEO entende como uma prática de Black Hat, por isso não deve ser utilizada.

2. Excesso de palavras chave

Parece uma jogada de mestre: até pouco tempo atrás muitos sites conseguiam subir de posicionamento por repetir várias vezes a mesma palavra chave.

A ideia era fazer o algoritmo do Google entender que aquela página tinha um conteúdo completo e bem direcionado, mas agora essa estratégia é uma furada.

Isso porque após as últimas atualizações, o Google entende que o seu conteúdo deve ter uma certa porcentagem de palavras chave de acordo com o tamanho do texto, e caso você ultrapasse essa porcentagem, será punido.

3. Texto oculto 

Às vezes é difícil escrever todas as palavras chave recomendadas, certo?

Pensando nisso, muitas pessoas começaram a escrever textos sem sentido, para inserir essas palavras chaves e, ainda, aumentar o volume do conteúdo, utilizando nessa parte uma fonte branca, por exemplo, para não ser visualmente notado.

O Google consegue facilmente identificar esse “truque” e claro, seu site vai perder vários pontos por utilizar Black Hat, então nem pense nisso.

4. Doorway Pages 

doorway pages


Doorway pages, ou em português páginas de porta de entrada, são páginas usadas para ranquear com palavras chave que na verdade não tem nada haver com o conteúdo do texto em questão.

Um exemplo clássico é o site da BMW que há alguns anos foi pego no flagra: o código em Javascript da página deles repetia 42 vezes a palavra “carro usado”, enquanto a própria página trazia um conteúdo diferente deste assunto, como você deve imaginar.

O usuário não tem suas necessidades atendidas e o site pode levar uma bela punição se for pego usando essa técnica de Black Hat.

5. Conteúdo plagiado

Achou o conteúdo do site ao lado tão bom que decidiu fazer igual?

O plágio é uma das estratégias de Black Hat mais famosas e acontece quando um site copia de forma integral ou parcial o conteúdo de outra página.

Você sabia que um website pode plagiar a si mesmo? Repetir o mesmo conteúdo, sem alterar o texto, também é considerado plágio e pode prejudicar o seu site.

Perder palavras chave, autoridade de domínio e cair no ranqueamento do Google são sintomas de quem praticou ou foi vítima de Black Hat. Será que o seu site está seguro?

Como saber se o seu site é vítima de Black Hat?

Para saber se o seu site é vítima de Black Hat, primeiro você precisa conhecer como os outros sites podem te prejudicar.

Se o seu conteúdo for plagiado, o prejuízo para você é em dobro, porque o seu site e o site de quem te plagiou serão punidos.

Além disso, alguns sites com domínio tóxico podem inserir backlinks direcionando ao seu website, como uma estratégia para prejudicar a autoridade do seu domínio.

A grande pergunta é: como saber se você está sendo vítima de Black Hat?

Para isso você deve verificar periodicamente essas fragilidades, utilizando ferramentas como o Google Search Console e analisando seus textos pelo Copyspider, sempre que otimizar um conteúdo.

Apesar desses pontos, o mercado de consumo tem se tornado cada vez mais digital, hoje é indispensável saber usar a internet a favor do seu negócio.

Como usar a internet para impulsionar seu negócio?

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

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Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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