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O que é Meta Description?
Qual a importância da Meta Description para o SEO?
Como fazer uma Meta Description atrativa?
O que são Heading Tags?
O que evitar ao criar Heading Tags?
Aprenda mais!

Entenda dois importantes conceitos do SEO on page: Heading Tags e Meta Description

Aprenda como criar as Heading Tags e a Meta Description de forma a alcançar melhores resultados de ranqueamento orgânico no Google!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Entenda dois importantes conceitos do SEO on page: Heading Tags e Meta Description

Para realizar uma boa estratégia de marketing digital, é importante que você conheça os principais métodos de SEO, e um de seus pilares essenciais é o SEO on page, onde se encontram dois importantes termos: A Meta Description e as Heading Tags.

Neste artigo, te explicaremos melhor sobre esses conceitos, e o que você deve fazer ou não fazer na hora de criá-los, a fim de alcançar melhores resultados de ranqueamento nos motores de busca. Assim, veja sobre nos seguintes tópicos:

  • O que é Meta Description?
  • Qual a importância da Meta Description para o SEO?
  • Como fazer uma Meta Description atrativa?
  • O que são Heading Tags? 
  • O que evitar ao criar Heading Tags? 

O que é Meta Description?

A Meta Description é basicamente uma espécie de resumo do conteúdo que está presente em determinado site, e ela serve para tentar convencer o usuário a clicar em sua página, ao apresentar para ele do que ela se trata.

Sendo assim, a meta está localizada na chamada SERP (Search Engine Result Page), que é a página que aparece quando um usuário digita sua busca, ou seja, é a página que releva informações e os links relacionados ao que foi pesquisado. 

Por isso, é na Meta Description  que é possível mostrar a diferença do seu conteúdo comparado aos outros que também aparecem na SERP, de forma a atrair o visitante, convencendo-o de que o seu conteúdo é mais relevante para ele do que os outros.

Além disso, o Google confirma que a Meta Description não é contabilizada como um fator de rankeamento, porém, não se deve deixá-la de lado, já que sua utilização é uma excelente estratégia de marketing digital.

Até porque, caso não exista um conteúdo destinado para essa tag, o seu preenchimento ocorrerá automaticamente, prejudicando a experiência do usuário ao encontrar sua publicação.

Mas já que falamos de marketing digital, você tem plena certeza que as estratégias que hoje está aplicando estão funcionando? Se não, temos um material gratuito que vai te ajudar a sanar qualquer dúvida que estiver tendo, usando como princípio os indicadores de marketing digital.

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

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Voltando ao assunto, vale ressaltar ainda que o tamanho máximo para as Meta Descriptions é de aproximadamente 160 caracteres para preenchê-la devidamente, porém o conteúdo não deve ser muito curto, deve parecer bem completo e compreensível para o leitor.

Agora que entendeu a sua definição, vamos te explicar porque ela é importante quando se trata de SEO (otimização para mecanismos de busca). Continue com a gente!

Qual a importância da Meta Description para o SEO?

A importância da Meta Description para o SEO está na sua capacidade de ajudar a atrair mais tráfego para as páginas, e consequentemente, aumentar as chances de conversão.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já aprendeu o básico de SEO e sabe que o seu principal objetivo é otimizar o desempenho de sites e blogs de maneira orgânica. 

Porém, esse desempenho não se trata apenas de ranqueamento nos mecanismos de busca, mas também do aumento do tráfego de maneira orgânica para o seu site, pois não adianta estar nas primeiras posições se você não recebe cliques suficientes.

Assim, essa falta de cliques pode levar até a perda de autoridade do seu site ao decorrer do tempo, o que pode fazer diversas outras técnicas dentro de uma estratégia de SEO se tornarem um desperdício.

Isso tudo por conta da falta de uma Meta Description bem feita. Portanto, prestar atenção nessa tag e criá-la com capricho é um dos passos finais e fundamentais em um trabalho eficiente de SEO. 

Te contamos qual é a sua importância e te dizemos que é necessário criá-la com capricho, mas você saberia fazer isso? Se não, vamos te explicar no próximo tópico, vamos lá:

Como fazer uma Meta Description atrativa?

Como já te ensinamos o que ela é e qual a sua importância para uma estratégia de SEO, agora vamos te passar algumas dicas de como desenvolvê-la de forma criativa e atrativa, para atrair cada vez mais cliques!

Seja honesto 

Primeiramente, você deve prezar pela honestidade. Ou seja, é preciso fazer um resumo do que realmente vai ser encontrado no conteúdo disponível em uma determinada página.

Dessa forma, não faça promessas que não irá cumprir ao longo de seu texto, evitando assim a frustração do leitor.

Coloque palavras-chave

Depois da honestidade, não se esqueça de colocar algo essencial que deve ter em toda página: a palavra-chave principal, que sintetiza aquele tema. É muito importante incluí-la na Meta Description, já que ela mostra para o usuário que o seu conteúdo é relevante para a pesquisa que ele realizou.

Além do mais, quando ela está na Meta e é compatível com a pesquisa feita, ela fica em negrito, atraindo ainda mais cliques para o link.

Mantenha a objetividade 

Também, seja objetivo em sua descrição. É preciso manter o foco no que será abordado dentro da página, e passar isso de maneira clara e objetiva a quem está pesquisando o assunto.

Faça uso de CTAs e gatilhos mentais 

Como já mencionamos, é preciso fazê-la de forma a chamar a atenção, certo? Então, use uma linguagem persuasiva, como se estivesse tentando vender o seu conteúdo.

Uma maneira de fazer isso é pelas chamadas CTAs (call-to-action), que, como o nome diz, são chamadas de ação convidando o leitor a realizar determinado ato.

Outra maneira muito eficaz é fazer uso dos gatilhos mentais, que são estímulos psicológicos utilizados para induzir uma pessoa também a realizar alguma ação de maneira automática. 

Na Meta Description, bons gatilhos para serem utilizados são: o da curiosidade, da urgência e o da autoridade.

Vamos agora te explicar o que são as Heading Tags, os recursos utilizados para organizar a estrutura de um texto para uma melhor experiência do leitor, sendo assim uma excelente prática de SEO. 

O que são Heading Tags?

As Heading Tags são mecanismos que fazem parte da programação HTML que são usados para dar destaque a títulos e subtítulos presentes em uma página, sendo assim, consistem em uma forma de organizar textos e facilitar a leitura do usuário.

Além disso, são consideradas uma forma de hierarquizar a estrutura de uma página. Elas levam a nomenclatura de: H1, H2, H3, H4, H5 e assim sucessivamente, e a letra H serve como abreviação para a palavra header, que é cabeçalho em inglês.

Ainda, o uso delas é de extrema importância se você deseja melhorar o seu ranqueamento no Google, já que com elas, até mesmo o trabalho dos mecanismos de busca é facilitado.

Vale lembrar também que não é necessário utilizar todas as Heading Tags em um texto, mas sim as que você vê como importante durante a sua construção, para que fique mais organizado e melhor estruturado para a leitura do texto.

Vamos agora exemplificar, demonstrando essa hierarquia no ponto de vista do SEO para que fique mais claro:

  • H1 - Blog Voitto 
  • H2 - Artigos do Blog Voitto 
  • H3 - Artigos sobre Lean Seis Sigma 
  • H3 - Artigos sobre Microsoft Excel
  • H3 - Artigos sobre Gestão 
  • H2 - Materiais educativos da Voitto 
  • H3 - E-books 
  • H4 - 5 Dicas para uma negociação de Sucesso

Como você pode perceber nesse exemplo, a divisão vai de um tema macro no H1, e vai ficando mais específico à medida que passa para as próximas Headings Tags.

Dessa forma, segue-se a hierarquia correta dos assuntos, de acordo com sua ordem de importância.

Agora que entendeu o que elas são, vamos te explicar o que não fazer quando se está montando essa estrutura, a fim de não prejudicar algo que deveria ser uma boa estratégia de SEO.

O que evitar ao criar Heading Tags?

Apesar de o uso de Heading Tags ser uma excelente prática de SEO, existem certas ações que podem prejudicar essa estratégia, e elas são:

Palavras-chave em excesso 

Fazer o uso de palavras-chave nas Heading Tags é importante para que o seu artigo consiga ranquear melhor nos mecanismos de busca, porém, o seu excesso pode mais prejudicar do que ajudar. 

Isso se dá pois é possível que o Google penalize o seu site, baseado em seus Termos e Condições. Portanto, foque na moderação na hora de sua construção.

Muita similaridade entre Heading Tags e meta description 

No início deste artigo te ensinamos sobre a meta description, e um erro comum que costumam cometer é construí-la de forma muito similar as Heading Tags.

Portanto, não copie e cole suas Headings na meta, mas sim crie algo original baseado no conteúdo do seu texto.

Repetição de Heading Tags em diferentes páginas 

Quando você repete a mesma Heading Tag em páginas diferentes, os links referentes a elas podem aparecer em um mesmo resultado de busca, o que confunde o leitor e o divide na hora de acessar o conteúdo.

Então, evite essa repetição e crie sempre um título de Heading único.  


Por fim, essas são as principais dicas para a criação de Heading Tags que irão aprimorar ainda mais o seu posicionamento orgânico de páginas.

Se você gostou do conteúdo deste artigo, não deixe de verificar os outros artigos que temos disponíveis, que podem ser de grande ajuda na sua jornada de aprendizado das principais técnicas SEO!

Ainda, não deixe de conferir nossa super dica final, separada especialmente para você!

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Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

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