O que é intenção de busca?
Quais são os tipos de busca?
O que são palavras-chave?
Qual a importância das palavras-chave?
Quais são os tipos de palavras-chave?
Dica de Ouro!

Conheça os tipos de busca que existem e saiba o que são as chamadas palavras-chave

Entenda o que é intenção de busca, quais são os tipos de busca, e ainda veja sobre as palavras-chave e sua importância para o SEO.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Conheça os tipos de busca que existem e saiba o que são as chamadas palavras-chave

Conhecer quais são os tipos de busca que podem ser realizados e entender o que são e qual é a importância das palavras-chave são passos fundamentais para começar a aprender sobre SEO e otimização de sites.

Desse jeito, se você quer saber mais sobre marketing digital, mais especificamente sobre estratégias de SEO, está no lugar certo! Neste artigo, vamos te explicar de forma mais detalhada como funcionam as pesquisas feitas em um mecanismo de busca. 

Sendo assim, prossiga na leitura, pois falamos sobre esse assunto nos seguintes tópicos:

  • O que é intenção de busca?
  • Quais são os tipos de busca?
  • O que são palavras-chave? 
  • Qual a importância das palavras-chave?
  • Quais são os tipos de palavras-chave? 

O que é intenção de busca?

Intenção de busca (também chamada de User intent) é o que o usuário deseja encontrar quando faz uma uma pesquisa nos mecanismos de busca.

Para ilustrar, te daremos o seguinte exemplo: ao pesquisar sobre: “treinos para fazer em casa”, o usuário quer obter aulas e diferentes tipos de exercícios que podem ser feitos em casa.

Assim, ela é de extrema importância para uma estratégia eficiente de SEO, pois ao entender a intenção de busca da persona, é possível alinhá-la à produção de conteúdo que é oferecido por sua marca.

Por isso, essa é uma estratégia válida para as redes sociais, Youtube, e para o Google.

Agora, vamos te explicar melhor sobre os quatro tipos de busca existentes, já que 99% das pesquisas feitas pelo Google hoje se encaixam em um ou mais de um desses quatro. Bora lá!

Quais são os tipos de busca?

A princípio, os quatro tipos de busca existentes são:

Informacional

A busca informacional trata daquela que o usuário procura se informar, ou seja, aprender sobre determinado assunto.

Dessa forma, pesquisas em formato de pergunta com: como, quem, quando, o que, por que, ou ainda que englobam as palavras: tutorial, guia, exemplos, dicas, costumam ser buscas que se encaixam na intenção informacional. 

Quando levamos em conta a jornada de compra, essa pesquisa acontece quando o usuário está começando a entender sua necessidade, sendo assim, bem no início.

tipos de busca

Navegacional

Na busca navegacional, o usuário já tem estabelecido qual é o site específico ou a página que ele procura, e assim, utiliza a barra de pesquisa para realizar esse acesso.

Normalmente essas pesquisas tratam-se do nome de um produto ou serviço, de alguma ferramenta, rede social ou marca.

tipos de busca

Transacional

O tipo de busca transacional está totalmente direcionado para a conversão. Nela, o usuário já tem em mente o que e onde quer comprar, desejando apenas finalizar a transação. 

Os resultados que aparecem nesse tipo de pesquisa costumam ser páginas de produto onde é possível efetuar a compra.

tipos de busca

Local 

Na pesquisa local, o foco está no componente geográfico, ou seja, pesquisa por lojas, restaurantes, bem como outros estabelecimentos físicos que se encontram em determinada região.

O que são palavras-chave?

As palavras-chave, também conhecidas como keywords, são termos que podem ser compostos de uma ou mais palavras, e, representam aquilo que o usuário digita quando faz a pesquisa nos buscadores, a fim de obter respostas que solucionem seus problemas.

Sendo assim, as palavras-chave são consideradas o principal instrumento de uma busca. 

Dessa forma, quando definimos uma ou mais palavras-chave para uma página, um site, ou blog-post, estamos mostrando ao Google que aquele conteúdo corresponde ao assunto abordado por essa palavra-chave em específico.

A partir disso, quando um usuário realizar a busca por esse termo, se o seu conteúdo conseguir um bom rankeamento, ele será exibido diretamente para esse usuário, atendendo a pesquisa realizada.

Então, é importante entender que ela é utilizada tanto pelo usuário, quanto pelo site que deseja ser acessado ao proporcionar as respostas para o que foi buscado.

Por isso, vamos te explicar um pouco melhor da importância das palavras-chave para se realizar uma boa estratégia de SEO.

Qual a importância das palavras-chave?

A grande importância das palavras-chave está no fato de que, quando elas são encaixadas da maneira correta, o seu conteúdo tem muito mais chance de ser acessado, e de fazer sucesso no mundo da internet.

Por meio delas, os usuários, além de encontrá-lo, vão poderão realizar sua leitura, curti-lo e compartilhá-lo, dando, por consequência, uma grande visibilidade para os mais diferentes negócios.

Dessa maneira, elas são ferramentas que auxiliam grandemente em uma estratégia de marketing voltada para o marketing de conteúdo

Além do mais, outra estratégia que pode ajudar marketing de conteúdo são os chamados adWords, ou Google Ads, um serviço de publicidade do Google que serve para patrocinar os seus links. 

Tem interesse em usar essa estratégia? Então se liga nessa nossa super dica para você!

Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.

Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.

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Por último, vamos te mostrar quais são os tipos de palavras-chave existentes, para que você entenda melhor sobre essa ferramenta, vamos lá:

Quais são os tipos de palavras-chave?

Os tipos de palavras-chave existentes são duas: as classificadas como Head Tail e as classificadas com Long Tail. Te explicaremos mais sobre cada uma:

Head Tail

As palavras-chave chamadas de Head Tail são aquelas compostas por um ou dois termos que podem ser divididos em vários conteúdos.

Dessa forma, elas são mais genéricas e abrangentes, e por serem dessa forma, possuem um alto volume de busca.

Esse grande volume pode ser um impedimento quando se trata do rankeamento de conteúdo, pois, por ter essa característica, existem também um grande números de concorrentes que tentam se destacar com uma mesma palavra-chave.

Além disso, elas se encaixam no início da jornada de compras em um funil de vendas

Por esses fatores, elas possuem um menor número de conversão. Sendo assim, para conseguir ter um bom rankeamento, é necessário ter estratégias de marketing muito bem elaboradas, que vão além de somente a pesquisa de palavras-chave.

Long Tail

As Long Tail são palavras-chave compostas por mais termos e que são mais específicas, resultando em um volume de busca menor, ou seja, não geram tanto tráfego.

Porém, por ter essas características, elas se encontram no final da jornada de compra de um usuário, e acabam gerando uma maior conversão. 

Um bom exemplo prático para entender a diferença entre as duas seria, pensar na palavra Head: “Marketing”, que é um termos bem genérico e pode ser dividido em vários assuntos, e a Long: “Marketing de conteúdo”, que é mais longa e trata de um nicho específico dentro do marketing. 


Acho que deu pra entender bem a diferença entre as duas não é mesmo? Portanto, acabamos esse artigo por aqui, mas temos mais o que agregar ao seu conhecimento! Continue acompanhando o Blog Voittopois temos diversos outros artigos abordando sobre as estratégias de SEO.

Mas antes disso, confira a nossa dica final para você no próximo tópico!

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Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

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