O que é Brand Awareness?
Qual a importância do Brand Awareness?
Relação entre Brand Awareness e Marketing Digital
Como melhorar o alcance do Brand Awareness?
Dica de Ouro!

O que é Brand Awareness? Veja a importância deste conceito para sua marca!

Aprenda neste artigo o que é o Brand Awareness e como este poderá aumentar os resultados dos indicadores de marketing da sua empresa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Brand Awareness? Veja a importância deste conceito para sua marca!

Já imaginou sua marca sendo lembrada da mesma forma que a Nike, Adidas, Coca cola e Heineken é lembrada? Todas essas empresas utilizam uma estratégia em comum para serem reconhecidas pelas pessoas, que é o Brand Awareness.

Ser reconhecido irá garantir um sentimento de qualidade a respeito de seu produto ou serviço, desta forma aumentando o número de vendas.

Ficou interessado em saber mais sobre Brand Awareness? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar você neste aprendizado, sendo eles:

  • O que é Brand Awareness?
  • Qual a importância do Brand Awareness?
  • Relação entre Brand Awareness e Marketing Digital
  • Como melhorar o alcance do Brand Awareness?
  • Dica de Ouro!

Vamos à leitura?

O que é Brand Awareness?

O Brand Awareness é um conceito em que a sua tradução livre significa “reconhecimento de marca” e que representa a familiaridade de seus clientes com a sua empresa.

Ele também pode ser entendido como o quanto a sua marca está inserida na vida dos consumidores e com o quanto eles se sentem identificados com ela, levando em consideração sua missão, visão e valores.

Este termo se difere um pouco das outras estratégias de marketing, isso porque não conseguimos metrificar com precisão os indicadores que ele possui, diferente por exemplo do marketing digital.

Porém é muito importante fazer com que sua empresa seja reconhecida e que essa estratégia faça parte do seu planejamento.

No geral, este conceito irá apoiar sua empresa a atingir os seus objetivos, aumentar o alcance da marca dentro e fora da internet e consequentemente vender mais.

Qual a importância do Brand Awareness?

Ter sua marca reconhecida é fundamental caso queira ganhar valiosas vantagens em relação aos seus concorrentes.

Vamos ver a seguir o porquê implementar o Brand Awareness na sua empresa é tão importante.

Aumento das vendas

É comum que um consumidor antes de tomar a decisão de compra, pense e pesquise sobre várias marcas que ofereçam produtos similares.

Fazer com que sua empresa seja lembrada pelo público é uma excelente vantagem competitiva, fazendo com que você saia na frente e o cliente decida por comprar de você.

Ser referência no mercado irá garantir mais confiança das pessoas em relação à qualidade daquele determinado produto. Além de que, na hora de pesquisar ofertas, o consumidor irá sempre optar pela marca que ele reconhece.

Aumente seu Alcance

O principal objetivo do Brand Awareness é fazer com que sua marca seja reconhecida, como consequência disso, o alcance também deve aumentar.

É de extrema importância para a empresa, fazer com que sua marca seja reconhecida e esteja presente na vida de seu público.

E para aumentar o seu alcance, é necessário se expor em ambientes que o seu público alvo esteja presente, sendo de maneira online ou offline.

Impulsiona outras campanhas de Marketing

Quando você conhece a maneira pela qual sua marca é reconhecida pelo mercado, fica muito mais simples criar campanhas de marketing.

Ou seja, saber onde o reconhecimento da sua marca atua para o consumidor irá garantir uma maior assertividade e taxa de conversão das suas campanhas.

Ansioso para passar pro próximo tópico? Mas antes se liga nessa surpresa que preparamos para você!


Confira nosso eBook Como Migrar O Seu Negócio do Offline para o Online.

O sucesso de um negócio envolve mais do que a qualidade e o valor das soluções oferecidas. É preciso saber em que canais encontrar o consumidor, como se comunicar com ele e, acima de tudo, como transformá-lo em um cliente fiel da empresa.

Aprenda como explorar o ambiente online, adotando as melhores práticas e estratégias para que a migração do offline seja feita da melhor forma possível.

Gostou? Então, não perca tempo! Faça agora o download!

como migrar o seu negocio do offline para o online

Relação entre Brand Awareness e Marketing Digital

O Marketing Digital possibilitou às empresas maior autonomia na criação e geração de conteúdos, possibilitando a divulgação através de plataformas e canais próprios.

Desta maneira, as marcas conseguem se aproximar mais do público, através de uma interação direta.

Sem dúvidas, a internet foi uma ótima forma de impulsionar as ações de marketing das empresas, devido a sua forma de distribuição, rápida e dinâmica.

As campanhas de Marketing realizadas na Internet também nos permitem mensurar os indicadores de maneira muito mais fácil. Existem diversas ferramentas que nos auxiliam, como é o caso do Google Analytics, SEMrush (muito utilizado para impulsionar o tráfego orgânico) etc.

Até mesmo as redes sociais nos permitem acompanhar os resultados.

Ok, mas onde o Brand Awareness entra nisso?

Fazer com que sua empresa seja lembrada pelo público irá garantir maior liberdade para a criação de conteúdo, se promover e transmitir sua mensagem.

Consequentemente, os indicadores de marketing da sua empresa irão crescer, provando assim o valor da marca.

Além disso, alguns indicadores auxiliam de maneira indireta a medir o Brand Awareness, que são:

  • Quantidade de visitas no site;
  • Quantidade de menções nas redes sociais;
  • Alcance;
  • Tendência de busca no Google.

Como melhorar o alcance do Brand Awareness?

Agora que já sabemos o que é o Brand Awareness e a sua importância. Vamos conhecer algumas formas de aumentar o alcance deste conceito!

1. Conheça bem o seu cliente

Você realmente conhece seu cliente? Conhece seus interesses, particularidades, hábitos, idade, renda etc?

Se você ainda não conhece, uma ótima dica é construir uma persona.

É essencial conhecer o seu cliente, para que você possa oferecer sua solução para ele da melhor maneira possível, sabendo em quais canais contatá-lo, tipo de linguagem, estratégias etc.

2. Possua uma identidade visual única

Já percebeu que algumas marcas são facilmente reconhecidas através apenas de uma junção de cores ou formato do logo?

Por exemplo: se você ver um “m” amarelo com um fundo vermelho, você já vai saber de qual marca se trata, não é mesmo?

Pense agora o quão interessante seria fazer com que sua marca fosse reconhecida da mesma maneira que o McDonald's é!

Portanto, tenha um padrão bem definido de cores, fontes, imagens e símbolos.

3. Trabalhe com Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma ótima maneira de trazer informações relevantes para seu público.

Com ele, o público passa a reconhecer mais o valor de sua marca, fazendo com que ele se lembre na hora de tomar a decisão de compra e você saia na frente perante a concorrência.

Portanto, tenha um blog, redes sociais e utilize estratégias de SEO para posicionar o site de sua empresa no topo da pesquisa do Google.

4. Patrocine personalidades, eventos e projetos

Eu tenho certeza que se você gosta de futebol, assim como eu, irá lembrar do patrocínio master estampado na camisa do seu time de coração.

Só isso, já responde o quão importante pode ser essa estratégia de marketing para aumentar o Brand Awareness de sua empresa.

Além disso, procure saber se estar presente em determinado evento ou projeto fará sentido e dará o match necessário com os seus consumidores.

Dica de Ouro!

Gostou do nosso artigo sobre Brand Awareness? Então aproveite essa oportunidade que preparamos para você!


Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

Vamos nessa? Então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendase seja um exímio vendedor!

Gatilhos Mentais Para Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

marketing e vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.