O que é Capacidade Analítica?
Importância da Capacidade Analítica
O que é preciso para ter Capacidade Analítica?
Como desenvolver Capacidade Analítica?
O que é Maturidade Analítica?
Dicas para treinar sua Capacidade Analítica
Comece a sua jornada para se tornar um excelente profissional!

Guia prático para adquirir Capacidade Analítica e resolver problemas

Entenda a importância da Capacidade Analítica no ambiente corporativo e descubra como desenvolver essa habilidade essencial para alcançar o sucesso profissional.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Guia prático para adquirir Capacidade Analítica e resolver problemas

Um profissional com Capacidade Analítica é aquele que consegue analisar dados e perceber quais os passos precisam ser dados para que as estratégias da empresa sejam bem sucedidas.

Essa habilidade permite que seja possível extrair insights transformadores para a organização e enxergar aquilo que poucos percebem, isso faz dela tão importante para um negócio que busca inovação e fortalecimento no mercado.

Caso você ache que não tenha essa aptidão, não se preocupe, ela pode ser desenvolvida se você se dedicar a isso, e assim irá chamar atenção nos processos seletivos que você participar.

A Capacidade Analítica é uma das soft skills mais procuradas no mercado de trabalho. Isso porque os profissionais com essa habilidade são capazes de lidar com o mundo VUCA e com o grande volume de dados (big data) e informações que existem na Era Digital.

Você abriu o navegador para descobrir mais sobre capacidade analítica? Então encontrou o artigo certo! Ao longo da leitura você verá:

  • O que é Capacidade Analítica?
  • Importância da Capacidade Analítica;
  • O que é preciso para ter Capacidade Analítica?
  • Como desenvolver Capacidade Analítica?
  • O que é Maturidade Analítica?
  • Dicas para treinar sua Capacidade Analítica.

No meio do artigo, você descobrirá se é ou não uma pessoa analítica. Se a resposta for negativa, verá como desenvolver sua habilidade de análise. Portanto, siga a leitura agora mesmo!

O que é Capacidade Analítica?

A Capacidade Analítica é a habilidade de analisar dados e informações, independente da correlação entre eles, para gerar conhecimento de valor e realizar tomadas de decisão de forma lógica.

Quando você possui capacidade analítica, significa que você é capaz de fundamentar ações e opiniões com base em dados.

Por isso, essa habilidade é uma das soft skills mais procuradas nos processos seletivos. Pois profissionais analíticos conseguem criar estratégias mais assertivas dentro das empresas.

Se você quiser entrar no mercado, além da capacidade analítica, você precisa conhecer quais são as outras soft skills que estão em alta, entrar em um processo de autoconhecimento e verificar quais são as habilidades que precisa desenvolver para alcançar o sucesso profissional.

Uma pessoa com capacidade analítica é capaz de manter o foco no que está realizando e as distrações não impactam na sua percepção dos detalhes, e são os detalhes que passam despercebidos para algumas pessoas que ajudam na inovação.

Aprenda tudo sobre soft skills

Podemos ajudar você com isso no seu processo de evolução profissional. Preparamos uma Websérie sobre soft skills: as habilidades do profissional do futuro com 5 aulas incríveis sobre:

  1. Quais são as soft skills?
  2. Como desenvolver o pensamento crítico e criativo?
  3. Comunicação eficiente e negociação;
  4. Gestão de pessoas e trabalho em equipe;
  5. Inteligência emocional e gerenciamento de tempo.

Gostou do conteúdo que você verá na websérie? Então clique no botão abaixo e assista agora!

Como desenvolver as soft skills?


Profissionais analíticos estão sendo procurados no mercado, mas o que significa ser esse tipo de profissional? Basta apenas ter a capacidade analítica? Você descobrirá as respostas para essa pergunta no tópico a seguir. Continue a leitura!

Importância da Capacidade Analítica

A Capacidade Analítica é importante em diversos âmbitos, seja nos estudos, para poder entender e analisar o conteúdo ensinado, quanto no trabalho e na rotina do dia a dia.

Nós tomamos decisões todos os dias, e saber analisar cada opção pode te salvar de muitas ciladas. Quando sabemos avaliar os pontos positivos e negativos de cada situação, temos a oportunidade de seguir em uma jornada mais assertiva.

No mercado de trabalho essa capacidade também é importante e altamente valorizada, pois um profissional que saber tomar decisões é muito valorizado no mercado e muito necessário desde as grandes organizações até mesmo pequenas empresas.

A Capacidade Analítica é mais importante nas seguintes profissões:

  • Contabilidade;
  • Secretariado Executivo;
  • Engenharia;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos.

Se você quer saber o que precisa fazer para ter Capacidade Analítica, continue a leitura deste artigo.

O que é preciso para ter Capacidade Analítica?

Não sabe ainda se você tem capacidade analítica? Não se preocupe que a gente te ajuda. Uma pessoa analítica é aquela que possui as seguintes habilidades:

  • Pensamento crítico;
  • Criatividade;
  • Resolução de problemas por meio de dados;
  • Negociação;
  • Gestão de tempo;
  • Curiosidade;
  • Assertividade.

Coloque essas habilidades em um checklist e marque aquelas que você acredita serem mais fortes em você! É uma maneira bem simples de começar a verificar se você é ou não uma pessoa analítica. É importante ressaltar que tanto a personalidade quanto a capacidade analítica não estão relacionadas com a área de formação do profissional. É comum associar esse perfil aos profissionais das áreas de ciências exatas e ciências naturais, o que é um grande erro.

A capacidade analítica está apenas ligada com a possibilidade do indivíduo conseguir receber informações de diferentes fontes, organizar dados de forma racional e gerar novas informações de valor. Se você considera ter todas as características citadas anteriormente e, além disso, considera-se alguém metódico, organizado e detalhista, com certeza você é uma pessoa analítica.

O que fazer para desenvolver a capacidade analítica? Descubra no tópico a seguir!

Como desenvolver Capacidade Analítica?

Se você tem interesse em desenvolver essa habilidade, acompanhe este tópico. Os 4 principais passos para desenvolver sua capacidade analítica são apresentados abaixo:

1. Defina o problema

Toda e qualquer análise deve começar com a definição do escopo do problema. Nesse passo, você deve definir o seu problema por meio de dados e selecionar todas informações sobre a situação. Vale destacar que você deve procurar essas informações não só do ponto de vista da área que trabalha, mas de outras áreas paralelas também.

Se você está fazendo a análise de performance de uma página de vendas, você não deve focar apenas na estrutura em código da página. Também deve coletar dados sobre experiência do usuário (UX) e conversão comercial.

2. Decomponha os dados

Depois de entender o problema e reunir todos os dados sobre ele, você precisa quebrá-lo em pequenas partes para facilitar sua análise. Além de segmentar o problema, comece definindo uma quantidade pequena de métricas e defina escala para esses indicadores. Essa definição é importante para a etapa seguinte: a avaliação.

3. Avalie numa escala

Não adianta você ter um grande volume de dados, segmentá-los em tabelas e não conseguir compará-los com valores de benchmarking ou avaliá-los dentro de uma escala. Por exemplo, se a página de venda apontada anteriormente possui uma nota de carregamento igual a 5 e o tempo de permanência dos usuários igual a 1 minuto, o que isso significa?

Perceba que ao colocar as informações dessa forma, não conseguimos chegar a conclusão alguma. Agora, quando sabemos que as melhores páginas da web possuem, em média, velocidade igual a 80 (em uma escala de 0 a 100) e um tempo de permanência dos usuários de 2 minutos, conseguimos interpretar os nossos dados iniciais com mais clareza.

4. Decida estrategicamente

Com base nos dados e nas informações suficientes para a avaliá-los, você pode levantar hipóteses e tomar decisões estratégicas para o problema em análise. Continuando o exemplo da página de vendas, poderíamos levantar algumas hipóteses como:

  • A paleta de cores utilizada não deixa a página agradável visualmente, o que diminui a atração da página para o usuário;
  • A página demora bastante para carregar deixando os usuários com uma primeira impressão negativa sobre a marca;
  • A página não possui elementos chamativos no início e não capturam a atenção do usuário.

Em seguida, com as hipóteses pontuadas, você deve ir atrás de mais dados para validar cada uma delas e determinar qual é a solução do problema. Essa sequência de passos pode ser treinada na próxima vez que estiver diante de um problema e, dessa forma, desenvolver sua capacidade analítica. Além disso, você pode aprimorar essa habilidade seguindo mais algumas dicas, como as apresentadas no tópico seguinte.

O que é Maturidade Analítica?

A Maturidade Analítica é um caminho a ser percorrido dentro da jornada analítica, ela está relacionada ao uso de analytics dentro de uma empresa. Quando uma organização alcança a maturidade analítica, significa que ela chegou a um ponto de integralidade.

Uma empresa que alcançou a maturidade analítica já usa a análise de dados como rotina em todos os setores, fazendo parte da cultura da organização.

É como se o negócio tivesse evoluído ao ponto de alcançar a plenitude com relação a recursos e ferramentas, isso quer dizer que ela tem tecnologia suficiente para evoluir nos ciclos de crescimento.

Um time que incorporou a capacidade analítica no dia a dia é um time mais criativo, organizado e eficaz em seus resultados.

Dicas para treinar sua Capacidade Analítica

Além de se habituar aos 4 passos de como desenvolver essa capacidade que você viu no último tópico, você pode se tornar ainda mais apto a desenvolver sua capacidade analítica sobre os problemas, ao condicioná-la por meio das dicas abaixo:

  • Leia livros sobre autogestão;
  • Escute podcasts sobre Big Data Analytics;
  • Treine diariamente a capacidade de encontrar a causa raiz dos problemas;
  • Evite dar opiniões sem avaliar dados;
  • Não tenha medo de fazer perguntas;
  • Utilize fontes de dados seguras;
  • Faça um curso de análise de dados.

Para entender melhor como esse conhecimento em análise de dados pode transformar a atuação da sua empresa no mercado, assista à live abaixo que separamos especialmente para você:

Comece a sua jornada para se tornar um excelente profissional!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.