O que é um banco de talentos?
Tipos de bancos de talentos
Como as empresas utilizam o banco de talentos?
Benefícios do banco de talentos
Conquiste sua vaga dos sonhos

Saiba como conquistar a sua vaga dos sonhos por meio do banco de talentos

Banco de talentos é uma ferramenta muito utilizada pelo RH das empresas para recrutar candidatos de forma mais assertiva e rápida.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Saiba como conquistar a sua vaga dos sonhos por meio do banco de talentos

Você já se deparou com vagas no seu Linkedin para banco de talentos, se sim, já se perguntou o que significa isso? Se você não sabe o que é banco de talentos e o que significa essa oportunidade, não deixe de ler esse artigo!

Banco de talentos pode ser uma incrível oportunidade para você se inserir no mercado de trabalho. Muitas empresas estão utilizando bancos de talentos para recrutar colaboradores mais qualificados.

Essa estratégia pode ser utilizada externamente e internamente na empresa, sabia disso? Se não, confira logo abaixo os tópicos desse artigo sobre banco de talentos.

  • O que é um banco de talentos?
  • Tipos de bancos de talentos
  • Como as empresas utilizam o banco de talentos?
  • Benefícios do banco de talentos.

Tenha uma boa leitura!

O que é um banco de talentos?

Banco de talentos é um banco de dados que as empresas usufruem para encontrarem os talentos existentes no mercado. Assim, é possível ter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Dessa maneira, as chances de encontrarem candidatos ideais para uma determinada vaga são maiores.

Esse banco de dados pode ser feito por envio de e-mails ou por uma plataforma online vinculada a empresa. Com a transformação digital, muitas empresas têm utilizado a internet para esse fim.

Além disso, as empresas reúnem as informações sobre a formação acadêmica, as experiências profissionais e/ou acadêmicas, os projetos realizados, os interesses profissionais dos candidatos.

Contudo, vemos que não é apenas por meio de processos seletivos que as empresas contratam, não é mesmo?

Se você ainda não mandou seu currículo para o banco de talentos daquela empresa tão sonhada por você, não perca tempo, pode ser sua oportunidade! Sendo assim, você tem que se preparar desde já para o processo seletivo da empresa.

Com o Curso de Como ter sucesso em um processo seletivo, você vai aprender quais são as estratégias que vão aumentar as suas chances de sucesso e ainda terá acesso a dicas incríveis para se expressar melhor durante uma entrevista.

Se você quer ser capaz de aproveitar o máximo das suas qualidades, aprendendo técnicas de PNL e como responder com firmeza e com segurança as perguntas do seu recrutador, esse curso é para você!

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Tipos de bancos de talentos

Existem dois tipos de bancos de talentos: o interno e o externo. Confira nos próximos tópicos o que são.

Banco de talentos interno

Bancos de talentos interno é um banco de dados de uma organização para o recrutamento interno. Isso quer dizer que nele inclui os colaboradores de toda a organização. Ele serve para que possa ser feito uma reunião de todos os perfis.

Caso haja um processo seletivo interno, a organização utiliza deste banco de talentos para realizar a avaliação do colaborador e identificar o seu perfil.

Banco de talentos externo

O banco de talentos externo são um conjunto de dados de profissionais externos à empresa, ou seja, são futuros candidatos a vagas na empresa. Pode ser apenas um arquivamento de currículos ou currículos de pessoas que se destacaram em um processo e não foram contratadas nesse momento.

Como as empresas utilizam o banco de talentos?

O banco de talentos possui várias utilidades, sendo elas:

  • Recrutamento, seleção e contratação de candidatos
  • Contratação para novas áreas na empresa e
  • Promoção de colaboradores.

Imagine que você como de líder uma equipe e você deseja promover um dos seus colaboradores. Com o auxílio do banco de talentos interno da empresa, é possível filtrar as informações e encontrar quais os candidatos ideais para a vaga remanescente.

Benefícios do banco de talentos

O banco de talentos é algo positivo para os dois lados, para a empresa e para o candidato. Nos próximos tópicos, vamos falar sobre quais são os benefícios do banco de talentos para as empresas e para os candidatos.

Para o candidato

O maior benefício de um banco de talentos, em relação ao candidato, é poder apresentar seu currículo para várias empresas sem nem mesmo estar no processo de recrutamento para determinada vaga.

Por meio do banco de talentos, os candidatos podem mostrar o seu potencial a qualquer momento para a empresa. Para isso, você deve informar todas as suas soft skills e hard skills no seu currículo.

Para a empresa

Adotar um banco de talentos na sua empresa pode ter muito benefícios, os maiores ganhos acontecem no RH da sua organização. Com isso, o primeiro benefício que vamos falar é sobre a otimização dos processos.

Com um banco de talentos, o processo seletivo acontece de forma mais ágil e rápida. Por isso, acontece a otimização, facilitando na divulgação da vaga, na análise e na triagem dos currículos.

Dessa forma, resulta na redução de custos. Isso porque, o processo de entrevista e de triagem necessita de tempo e de uma equipe especializada. Mas não só relacionado a isso, também existem os custos da vaga em aberto.

Outra vantagem, está relacionada a todos os outros benefícios acima, que é encontrar pessoas ideais para vaga, mas o que isso quer dizer? Com o banco de talentos, é possível entrevistar os indivíduos que possuem perfil para a vaga.

Conquiste sua vaga dos sonhos

Para conquistar a vaga dos sonhos, é preciso ser um candidato destaque entre os inúmeros currículos e, por isso é preciso se capacitar. Devido a isso, o conhecimento em inglês já deixou de ser um diferencial.

Pensando nisso, aprender inglês se tornou necessário, o nosso Curso de Inglês para Processo Seletivo aborda os aspectos necessários para que você obtenha um bom desempenho durante a sua entrevista.

Em um mundo globalizado, o inglês se torna obrigatório para se manter competitivo. Por isso, processos seletivos exigem o inglês como pré-requisito. Mas você está preparado para uma vaga assim? Como você se sente quando a entrevista é em inglês?

Com o curso Inglês para Processos Seletivos você entenderá como se dá uma entrevista em inglês e, assim, identificar qual informação que o recrutador deseja. Você aprenderá a pronunciar corretamente e a elaborar respostas simples e completas sobre estudos e informações pessoais e profissionais.

Eai, está Interessado em aprender o inglês necessário para processos seletivos, convencer o entrevistador de que o seu perfil é adequado para a vaga e conquistar a vaga dos seus sonhos?

Use o cupom BLOG100 na nossa plataforma e comece a se qualificar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixa e saiba mais a respeito!

Aprenda o Inglês necessário para os processos seletivos! Clique e se inscreva já!

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.