Por que é importante planejar um processo seletivo?
5 passos para um processo seletivo eficiente
Como capacitar o seu RH para montar um processo seletivo?

O processo seletivo pelo olhar do recrutador: como montar um processo de seleção eficiente

O processo seletivo é a porta de entrada de novos colaboradores e estes precisam estar em harmonia com a cultura organizacional da empresa.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
O processo seletivo pelo olhar do recrutador: como montar um processo de seleção eficiente

Montar um processo seletivo eficiente é essencial para contratar pessoas competentes e que se encaixem na cultura organizacional da empresa.

A área de recursos humanos tem uma grande importância para a estruturação de um bom processo seletivo, isso porque o mercado de trabalho está a cada dia mais dinâmico e é necessário que as organizações se adequem à mudanças do mundo VUCA..

Para que a seleção seja eficiente, as diferentes etapas devem ser bem planejadas e estruturadas.

Quer aprender a montar um processo seletivo eficiente? Então confira o que separamos para você ao longo deste artigo:

  • Por que é importante planejar um processo seletivo?
  • 5 passos para um processo seletivo eficiente
  • Como capacitar o seu RH para montar um processo seletivo?

Vamos começar entendendo a importância de se planejar um processo seletivo.

Por que é importante planejar um processo seletivo?

Um processo de seleção é um acontecimento importante dentro de uma organização. Afinal, é por meio dele que novas pessoas integrarão o seu time e farão parte das conquistas da sua empresa.

Quando um processo seletivo é bem planejado e estruturado, as chances de contratar um funcionário não qualificado para o cargo são menores. Isso, além de tornar o processo mais eficiente, reduz custos na empresa e auxilia no melhor desempenho da equipe.

O planejamento se torna necessário para que as contratações sejam bem sucedidas, o desempenho e a produtividade sejam mantidos ou aumente, isso conforme for o objetivo da empresa com a nova contratação.

Mas para um time trabalhar de forma assertiva e entregar bons resultados é preciso também se preocupar em ter um plano de cargos e salários bem estruturado dentro da empresa e, pensando em te ajudar nisso, nós preparamos um material gratuito para você!

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Quer montar um processo seletivo eficiente? Então veja os passos a seguir!

5 passos para um processo seletivo eficiente

Para realizar um processo seletivo, é preciso analisar as necessidades da organização e pensar nas várias etapas até chegar a etapa final. Ou seja, é preciso passar, desde a elaboração de um anúncio de emprego até a contratação.

1. Análise e descreva o cargo com todas as informações necessárias

É necessário que a organização tenha a descrição do cargo que ela deseja preencher. É preciso saber o que ela está procurando, qual é o seu candidato ideal.

Estratégias de employer branding auxiliam na construção de uma boa imagem para a sua organização, o que a torna mais atrativa aos candidatos.

Algumas organizações cometem erros, pois não divulgam informações claras e completas sobre as vagas. Isso prejudica tanto aqueles que desejam se candidatar à vaga quanto a própria empresa, que gastará mais tempo e energia no processo de seleção.

Existem informações que devem ser analisadas, sendo elas:

  • o nome e a descrição completa do cargo
  • quais as principais tarefas e atribuições do cargo a ser preenchido?
  • quais são os conhecimentos e as habilidades que o cargo demanda?
  • quem é o líder desse cargo?
  • existe algum subordinado? Se sim, qual?

Dessa maneira, é mais fácil traçar o perfil do candidato, o que auxilia na escolha dos melhores canais de comunicação para a divulgação da vaga e uma descrição completa do cargo.

Se a vaga a ser preenchida for uma posição já existente, é importante reciclar a descrição do trabalho utilizada na última contratação.

É importante que a descrição do cargo seja atraente ao candidato. Além do salário, não esqueça de colocar o que a empresa tem a oferecer, como será a rotina do trabalhador e quais os objetivos da empresa que eles ajudarão a alcançar.

Na descrição do trabalho, existem alguns itens que devem ser observados e que não podem faltar no seu anúncio, sendo eles:

  • cargo e departamento
  • localização
  • horário de trabalho
  • resumo da posição, seus objetivos, suas responsabilidades e sua relação com as outras partes integrantes da empresa
  • pré-requisitos da vaga
  • experiência e qualificações preferenciais
  • descrição da empresa e da sua cultura organizacional e
  • salários e benefícios.

Todas essas informações, além de ajudar a encontrar o candidato que você está procurando, reduz as chances de turnover.

2. Divulgue a vaga que está em aberto

Parece uma dica um pouco óbvia, mas se a vaga foi anunciada em um canal no qual o seu "candidato-alvo" não está, é como se ela não existisse.

Por isso, é necessário se utilizar dos meios certos para anunciar a vaga em aberto. Os mais utilizados são as páginas de carreira, as redes sociais e os sites de emprego.

É importante que o anúncio seja atraente aos profissionais e que os critérios de seleção fiquem claros.

Informações como cultura da empresa, sua missão, visão e valores, os benefícios da vaga e as atribuições são essenciais.

Um dos grandes desafios encontrados pelos recrutadores é a falta de talentos. Por isso, é importante analisar se o candidato que você está a procura já não está trabalhando na sua empresa.

Sendo assim, um processo de seleção interna pode ser uma saída.

Certifique-se de que os seus colaboradores estão cientes das novas oportunidades, podendo estas serem divulgadas por meio de e-mails ou outros meios de comunicação utilizados pela sua empresa.

Uma forma de envolver toda a empresa no processo de contratação é estabelecendo um programa de indicação de candidatos, oferecendo um bônus em caso de contratação.

3. Faça uma triagem inicial dos currículos

Seguindo os passos anteriores vão chover currículos. Por isso, é importante fazer uma triagem inicial e descartar aqueles que não correspondem com o cargo descrito.

Compare o currículo do candidato com a descrição da vaga. Veja se as habilidades profissionais e as experiências do candidato estão alinhados com os pré-requisitos da vaga.

Analise o tempo de permanência nos empregos anteriores. O histórico do candidato demonstra o seu progresso e sua motivação.

4. Faça as primeiras entrevistas

É nesse momento do processo seletivo que o recrutador tem a oportunidade de ficar mais próximo do candidato.

Esse é o primeiro contato mais próximo entre recrutador e candidato e é importante que esse momento seja agradável, sendo assim faça com que o candidato se sinta à vontade.

Crie uma entrevista estruturada, se utilizando de perguntas estratégicas, tenha o currículo do candidato na hora da entrevista, se mostre disposto a responder à dúvidas do candidato e anote tudo que considerar importante.

5. Não deixe de realizar testes de habilidade e comportamento

Os testes de habilidade e comportamento permitem um conhecimento maior do profissional.

Realize dinâmicas de grupo, testes específicos, mapeamento do perfil comportamental e testes psicológicos.

Tudo isso auxilia na contratação de pessoas que tenham um fit cultural com a empresa e com o cargo.


Mas como ter uma equipe qualificada para montar um processo seletivo?

Como capacitar o seu RH para montar um processo seletivo?

Como vimos, cada etapa do processo seletivo precisa ser planejada e executada da melhor maneira possível, de modo a obter êxito em suas contratações.

A área de recursos humanos é a principal responsável pelo recrutamento, seleção e a manutenção dos candidatos e colaboradores.

Sendo assim, é importante ter profissionais qualificados e capazes de montar um processo seletivo eficiente.

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Ao longo das lições do curso, você aprenderá a fazer análise de perfil para contração e a conduzir entrevistas. Aprenderá como entender e melhorar a relação com os seus colaboradores e muitos outros ensinamentos que irão te auxiliar tanto no processo de contratação, quanto na manutenção dos funcionários na sua organização.

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Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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