As políticas salariais em geral são realizadas através do plano de cargos e salários, você sabia? Ele normatiza internamente a promoção e a progressão das carreiras na empresa.

O plano de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.

O principal objetivo do plano de cargos e salários é proporcionar uma organização para a empresa. Esse gerenciamento dará uma visão do custo demandado para os salários dos funcionários de acordo com os cargos existentespermitindo um fácil conhecimento e uma boa organização a respeito dessa parte financeira.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha. Basta clicar no botão abaixo:

 

 

Veja na vídeoaula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta abaixo

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Controle de Cargos

 

A primeira aba, denominada Controle de Cargos, servirá para cadastrar todas as informações referentes aos cargos da empresa, seus salários, quantidade de vagas e competências necessárias. Essas informações resumem o plano de cargos da empresa e devem ser atualizadas sempre que houver alterações no mesmo.

 

  • Cargo: Preencher com todos os cargos da empresa;

  • Nível: Indicar todos os níveis existentes para cada cargo;

  • Quantidade: Para cada nível, indicar a quantidade de vagas existentes;

  • Salário Unitário: Para cada nível, indicar o valor do salário por vaga;

  • Salário por Cargo: Automaticamente será informado o valor demandado por cada cargo da empresa.

 

 

A seguir, serão registradas as competências necessárias para cada cargo, em seus diferentes níveis, conforme o exemplo a seguir:


 

Panorama

 

A aba Panorama visa apresentar de forma gráfica a junção das informações obtidas na aba anterior quanto aos cargos e seus salários, apresentando assim, um comparativo entre os mesmos. Esse gráfico servirá para análise quanto aos cargos que possuem maiores e menores salários na empresa.

 

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!