Você acha que as empresas se preocupam somente com a opinião dos clientes? 

Está muito enganado! 

Um outro fator muito importante é a satisfação e o bem estar dos seus funcionários e colaboradores. 

Se você quer saber mais sobre esse conceito, segue comigo, que vou te explicar como ter uma alta popularidade para atrair pessoas mais qualificadas para as vagas e reduzir a rotatividade de colaboradores. Neste artigo veremos:

  • O que é Employer branding;

  • 5 benefícios de se ter uma boa marca do empregador;

  • Como aplicar o Employer branding em seu negócio;

  • Employer branding e a nova geração;

  • Marca do Empregador e EVP.

 

O que é Employer Branding?

 

Employer branding ou marca do empregador, no português, é a reputação da empresa como empregadora. Genericamente falando, é uma estratégia que busca a construção de uma percepção positiva da empresa.

Criar uma marca reconhecida, com uma imagem de uma boa empresa para se trabalhar traz muitos benefícios, tanto externamente quanto internamente. O termo é comumente associado ao êxito em processos de recrutamento e contratação, e a retenção de bons colaboradores.

Para um projeto bem sucedido é importante a aderência de todos os setores da empresa, e não somente da equipe de RH como muitos pensam. É um processo que deve ser planejado e pensado para longo prazo, colocando em foco, como elevar o nível de satisfação e motivação dos funcionários.

Se você se interessou por esse tema, confira nosso Workshop Personal Branding, totalmente GRATUITO, sobre como criar sua marca pessoal. E vamos seguir com os benefícios deste conjunto de técnicas de Employer Branding.

Workshop Gratuito de Personal Branding

 

5 benefícios de ter uma boa marca do empregador

 

Ainda tem dúvidas de que funcionários realizados e satisfeitos só tendem a trazer benefícios?

Convido você a parar um instante e pensar em uma atividade que gosta de fazer. Depois pense em uma que não se sente confortável. Agora analise em qual você costuma demandar mais dedicação e cuidado à tarefa.

Com certeza, você se realiza e se dedica muito mais as atividades que te trazem prazer.

O mesmo acontece com funcionários de empresas. Colaboradores felizes vestem a camisa da empresa por prazer, buscam corresponder às expectativas do empregador e ajudam a difundir as qualidades da sua marca, além de transformarem sua motivação em produtividade.

Veja algumas das vantagens do Employer branding:

 

1. Retenção de talentos

Quando a estratégia de employer branding é bem executada, os colaboradores veem na empresa oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Assim, além de termos a inserção de candidatos talentosos, os atuais funcionários se empenham em desenvolver suas habilidades  para permanecer no time. Isso diminui o turnover e ajuda na formação de equipes de alta performance.

 

2. Construção de banco de talentos

Com a formação de uma boa marca de empregador, a empresa se torna um modelo, afinal, ela é uma referência em bem estar e satisfação de seus funcionários. Isso permite a formação de um banco de talentos de alta performance, podendo-se criar contatos valorosos para preenchimento de vagas futuras.

 

3. Redução dos custos de recrutamento e seleção

Empresas com marcas empregadoras fortes têm reduções de custo comprovadas nos processos de contratação. 

Com a boa reputação, a atração de candidatos mais qualificados se torna mais simples, tornando os processos mais curtos e demandando menos volume de investimentos.

 

4. Boa relação com fornecedores

Ter uma boa imagem facilita muitas negociações, já que muitos fornecedores veem a parceria como uma forma de agregar valor à sua marca através da autoridade da outra.

 

5. Aumento da produtividade

Colaboradores satisfeitos trabalham com mais energia e dedicação. A longo prazo, essas atitudes elevam os resultados e a qualidade, e consequentemente ao aumento da produtividade.

Agora que conheceu as vantagens desta técnica, vou te dar dicas de como implementá-la em seu negócio.

 

Como aplicar o Employer branding em seu negócio

 

Boas remunerações já não são mais suficientes para reter talentos e motivar os colaboradores. Criar mecanismos de valorização e incentivo à produção têm se tornado cada dia mais necessário, como o apoio ao desenvolvimento profissional, pacotes de benefícios e celebração de pequenas conquistas. 

 Por isso, vou te dar algumas referências de como implementar ou melhorar sua marca de empregador.

 

Cultura Empresarial

O primeiro passo para a construção de uma reputação forte é ter uma Cultura Organizacional bem planejada. Construa sua missão, visão e valores alinhados ao seu modo de operação e objetivos, pensando sempre na diferenciação de seu negócio e em garantir que seus colaboradores conheçam seus pilares estratégicos, compartilhem e vivenciem seus princípios.

 

Planejamento

Implementar um projeto de Employer branding demanda tempo. Por isso é importante estabelecer um planejamento, tendo documentado os pacotes de ações e resultados esperados de decorrer do tempo. Analise os recursos que tem disponível, estabeleça um cronograma e políticas de mensuração de resultados. Os KPIs serão muito importantes para avaliar a efetividade do projeto.

 

Boa comunicação

Estabelecer sistemas de feedback é muito importante para o funcionamento de um bom Employer Branding. É preciso conhecer a opinião dos colaboradores e como eles enxergam a imagem da empresa. A comunicação não eficaz não proporciona o engajamento e a troca de ideias para a melhoria contínua

 

Marketing

Uma boa estratégia de marketing atrai novos talentos e pode ajudar a manter a motivação de seus colaboradores. Mantenha as redes sociais da empresa sempre atualizadas, compartilhe suas conquistas, tenha depoimentos de colaboradores, e divulgue sua missão e seus valores.

Um dos desafios que as empresas têm enfrentado é o turnover, que leva em consideração a taxa de demissões e admissões da empresa. Ter uma grande rotatividade de funcionários demanda muitos custos e esse desafio tem se tornado maior com a geração Y.

 

Employer branding e a nova geração

 

Muitas empresas têm renovado seu quadro de funcionários, trazendo a renovação da nova geração. Conhecidos como Millennials, essa geração muitas vezes é mal interpretada, sendo relacionada a pessoas preguiçosas e descomprometidas. 

Mas, ao contrário disso, pesquisas revelam que essa geração tende a trabalhar mais que as gerações anteriores, desde que enxerguem valor e propósito no que fazem. Ou seja, atualmente, a remuneração deixou de ser o principal fator decisório quando se escolhe uma empresa para trabalhar. 

Este é mais um motivo para se pensar em métodos de motivação dos colaboradores e no employer branding. Possuir uma boa imagem e criar uma cultura de valorização dos funcionários garante a retenção de bons funcionários e a atração de novos talentos.

Quando se fala em Employer branding, sempre encontramos o termo EVP aliado à ele. Mas você sabe o que ele significa e qual a relação entre eles? Venha conferir!

 

Marca do Empregador e EVP

 

EVP é a sigla para Employee Value Proposition, que no português, significa a “proposta de valor do empregador”, ou seja, os diferenciais que a empresa oferece a seus colaboradores, suas promessas de valor.

O EVP é o centro da sua marca empreendedora e deve ter uma proposta clara e que possa ser cumprida. É ela que faz seus colaboradores se sentirem motivados e empenhados em dar o seu melhor, permanecerem na empresa e recusarem propostas de emprego, por isso, deve ser levada a sério e não se tratar apenas de um belo discurso ou uma boa campanha de marketing.

 

Pronto para dar um up na reputação da sua empresa?

 

Como você pôde perceber o Employer Branding tem se tornado essencial para a construção de uma boa imagem para sua empresa, trazendo a retenção de seus talentos, atração de novos candidatos, aumento em sua produtividade e facilidades com fornecedores.

Caso tenha interesse, preparamos para você um Curso de Oratória e técnicas de Apresentação, para que auxilie você a utilizar da comunicação como meio de aumentar a visibilidade positiva da sua marca e, assim, melhorar seus resultados.

 

Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação

Compartilhe com os amigos e se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.