O que é o Ciclo Clínico da Medicina?
Como funciona o Ciclo Clínico da Medicina?
Qual a importância desse Ciclo na formação médica?
6 dicas para potencializar seu desempenho no Ciclo Clínico!
Construa uma carreira de sucesso na Medicina!

Ciclo Clínico da Medicina: confira 6 dicas para ter bons resultados nessa fase!

Saiba mais sobre o que é e como funciona o Ciclo Clínico da Medicina para potencializar seu desempenho nesse ciclo tão importante!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Ciclo Clínico da Medicina: confira 6 dicas para ter bons resultados nessa fase!

O Ciclo Básico da Medicina se encerrou, e agora? Nesse momento, se inicia outro ciclo muito temido por alguns e aguardado por outros: o Ciclo Clínico. E esse é o assunto deste artigo!

Você sabe o que é e para que serve o Ciclo Clínico? Mais do que apenas uma fase da formação dos profissionais de Medicina, esse ciclo tem um grande propósito e é essencial para a formação de uma boa carreira médica.

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura desse artigo, pois te contaremos as principais informações sobre os seguintes tópicos:

  • O que é o Ciclo Clínico da Medicina? 
  • Como funciona o Ciclo Clínico da Medicina?
  • Qual a importância desse Ciclo na formação médica? 
  • 6 dicas para potencializar seu desempenho no Ciclo Clínico! 
  • Construa uma carreira de sucesso na Medicina! 

Vamos lá?

O que é o Ciclo Clínico da Medicina? 

No terceiro e quarto anos da faculdade de Medicina temos o Ciclo Clínico, tal etapa da formação médica é responsável pelo aprofundamento da prática clínica e exploração da área cirúrgica. 

Dessa forma, o raciocínio clínico é o principal foco dessa fase e os conteúdos teóricos aprendidos no ciclo básico finalmente tem espaço para serem aplicados na prática!

Vale ressaltar que os conteúdos teóricos ainda continuam sendo abordados nesse ciclo, entretanto, há uma abordagem mais prática a fim de desenvolver as habilidades clínicasdos futuros médicos generalistas.

Desenvolva a habilidade de gestão na medicina!

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Muito interessante, não é mesmo? Quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse ciclo? Continue a leitura, pois no próximo tópico esse assunto será abordado de maneira mais detalhada.

Como funciona o Ciclo Clínico da Medicina?

O funcionamento do Ciclo Clínico da Medicina é bem dinâmico: aprendizado com abordagem prática das diversas áreas da atuação médica e aprendizado de técnicas de uso em Clínica.

É nessa fase que o contato estudante de medicina e paciente é intensificado, afinal, as aulas podem ocorrer nos hospitais-escolas ou outras instituições de saúde conveniadas à faculdade.

Além disso, as principais matérias que são aprendidas no Ciclo Clínico são: Imunologia, Semiologia, Patologia, Propedêutica e Epidemiologia. 

Outro ponto que vale ressaltar é que a tão esperada anamnese e exames físicos também são focos do aprendizado do Ciclo Clínico, além de aprender também as técnicas de interpretação de exames.

Agora que você já sabe o que é e como funciona esse ciclo, que tal entender melhor qual é a relevância dele para a sua formação como profissional da Medicina? Confira o tópico a seguir! 

Qual a importância desse Ciclo na formação médica?

A clínica é soberana!Se você nunca escutou essa expressão, possivelmente, ainda vai escutar muito ao longo da sua graduação. Isso porque, a clínica é um dos pilares da prática da medicina e seu estudo é necessário.

Assim, no Ciclo clínico,é o momento que os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a origem das doenças, as principais características da manifestação delas, os tratamentos e formas de prevenção.

Logo, é essencial se dedicar para ter um bom desempenho no Ciclo Clínico, afinal, ele é uma parte importante para a construção de sua carreira médica que já começa desde cedo: na aprovação no vestibular.

Além disso, a dedicação nesse período traz frutos a curto e longo prazo: muitos acadêmicos relatam que a escolha de suas especialidades tem forte influência do contato com as áreas que eles têm nessa fase.

Mas calma, sabemos que não é uma missão fácil, afinal, para grandes momentos também são atribuídas grandes responsabilidades. Pensando nisso, separamos dicas para te ajudar nesse desafio, veja a seguir!

6 dicas para potencializar seu desempenho no Ciclo Clínico! 

As dicas são ótimas premissas para nos ajudar a passar por situações desafiadoras, não é mesmo? Por isso, não deixe de conferir nossas dicas para você mandar bem no Ciclo Clínico da medicina!

1. Gerencie sua rotina 

A rotina de estudos é essencial para que possamos conseguir atingir todos os objetivos e metas diários. Isso, a longo prazo traz grandes resultados!

Por isso, gerenciar sua rotina nos dois anos do ciclo clínico vai ser muito importante para o aproveitamento do mesmo e para aumentar sua produtividade. 

Logo, invista em capacitações de gestão do tempo e use ferramentas para te ajudar nessa missão de organização para que os desafios possam ser enfrentados da melhor forma possível.

2. Use métodos de estudo eficientes 

Estudar é um grande desafio, afinal, há diversas formas de absorção de conteúdo. Mas, entre tantas opções, a única certeza é que esse processo não é fácil.

Desse modo, contar com os métodos de estudos para deixar o aprendizado menos cansativo e mais assertivo é fundamental.

Logo, entenda como funciona o método de estudo por questões, flashcards, memorização, resumos e adapte eles da melhor forma nos seus estudos.

3. Alinhe suas expectativas 

Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho acaba servindo, não é mesmo? Por isso é tão importante ter objetivos e metas para nortear as suas ações, para ter sempre claro quais são suas expectativas e como chegar nelas.

No ciclo clínico, já podemos pensar no mercado de trabalho médico, na escolha da residência médica, em quais carreiras podemos seguir e analisar as possibilidades.

4. Cuide da sua saúde mental e física 

Todos nós sabemos sobre o desgaste causado por situações que exigem muito de nós, afinal, doenças como a síndrome de Burnoutinfelizmente estão cada vez mais se tornando comuns.

Por isso, prevenir o esgotamento físico e mental é o melhor caminho para se cuidar e ficar bem. Faça exercícios físicos da sua preferência e conte com amigos e profissionais para zelar pelo seu bem estar mental nesse momento.

5. Se inspire em referências 

Todo mundo é fã de alguém, não é mesmo? Sempre tem alguém que nos provoca admiração e nos faz querer ser pessoas melhores.

Essas referências estão disponíveis para todos e não precisam ser necessariamente famosas, afinal, pessoas comuns também podem ser  extraordinárias para nós.

Assim, se inspire em pessoas que estão passando ou já passaram por esse processo e que tem dicas para te ajudar. Nas redes sociais existem muitas delas, que democratizam o acesso às suas experiências e conhecimento.

6. Tenha disciplina 

Não espere ter motivação para começar a estudar! Se sentir motivado não é um bom pré-requisito para fazer o que precisa ser feito, afinal ela não é constante.

Dessa forma, aprenda a ter disciplina e a fazer mesmo que não esteja com motivação. É assim que os bons hábitos são construídos e os resultados são entregues, ou seja, não entregue desculpas.

Construir a disciplina não é um processo fácil, mas, está tudo bem! Tenha resiliência e foco que você conseguirá ficar 1% mais perto dos seus objetivos a cada dia, e exponencialmente, isso te trará grandes recompensas.

E então, já não vê a hora de colocar essas dicas em prática, não é mesmo? Se gostou deste conteúdo, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto!

Construa uma carreira de sucesso na Medicina! 

Com o curso de Planejamento de Carreira Médica, prepare-se para levar sua carreira na medicina a outro patamar!

Hoje em dia não basta ser médico para ter sucesso, é preciso alinhar seus sonhos e desejos com o que o mercado mais precisa dentro da sua área de atuação.

Se você precisa entender melhor sobre o que é necessário para ter uma carreira de sucesso e se precisa de ajuda para desenvolver planos de ação, nosso curso de Planejamento de Carreira Médica é para você! Nele aprenderá a alinhar o que você é bom com o que você quer para seu futuro, sendo já médico ou acadêmico.

O planejamento de sua carreira fará você conseguir alcançar os seus maiores objetivos! Não perca tempo e inscreva-se agora!

planejamento de carreira medica

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.