Os avanços da medicina estão mudando a vida de milhares de pessoas com o passar do tempo, e muitas vezes, mal percebemos os avanços significativos de maneira direta.

Progressos que hoje estão em pleno funcionamento em clínicas, consultórios e hospitais do mundo inteiro, estavam apenas em nossa imaginação à alguns anos.

Como por exemplo, a protonterapia que utiliza feixes de prótons para combater o câncer, que tem mostrado resultados cada vez mais surpreendentes nos Estados Unidos. 

Pensando nisso, através deste conteúdo, você passa a conhecer quais são os avanços da medicina mais inovadores e eficientes para que você consiga se preparar diante do novo cenário do segmento.

 

Como a tecnologia beneficia os avanços da medicina?

 

São inúmeros os avanços da medicina graças à tecnologia, e este impacto pode ser sentido por meio de diversos resultados positivos conquistados a cada ano, como:

  • Diminuição da mortalidade infantil;
  • Aumento da qualidade de vida dos idosos
  • Maior expectativa de vida de pacientes que convivem com doenças em diversos graus de complexidade, como o HIV, hepatites, diabetes e outras.

Durante décadas, a medicina trabalhou ao lado da tecnologia para transformar doenças fatais em baixa urgência. 

Tudo isso, graças às novas tecnologias que proporcionaram avanços da medicina como a criação de tratamentos rápidos e eficazes, a produção de vacinas e de remédios como a nova droga contra câncer de mama, em desenvolvimento em Porto Alegre (RS).

No entanto, para você conseguir fornecer um atendimento adequado para todos os seus pacientes e conseguir implementar os avanços da medicina aqui citados você precisará de um sistema qualificado de gestão, indiferente do lugar que você atue.

Pensando nisso, preparamos um Ebook de Gestão para Médicos com o foco em três fatores principais: como gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças. 

Com ele, esperamos que você aprenda desde a controlar melhor seu tempo de trabalho até aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto.

Não perca tempo, baixe agora e aproveite!

Ebook Gestão para Médicos

 

9 avanços da medicina

 

Entretanto, com o passar do tempo, os avanços tecnológicos se mostraram cada vez mais rápidos e frequentes no segmento da medicina.

Pensando em listar as principais tendências do que podemos esperar e do que já está acontecendo neste mercado, listamos 9 avanços da medicina em diferentes escalas e áreas da saúde.

 

1. Telemedicina

 

Em questão de avanços da medicina, este consiste em estabelecer o contato do paciente com o médico de forma remota, podendo ser através de um sistema moderno de monitoramento até à consultas marcadas para acontecerem na tela do celular.

A telemedicina foi adaptada a muito níveis do atendimento da saúde, proporcionando mais acessibilidade aos pacientes e segurança aos médicos.

Durante a pandemia causada pela Covid-19, a telemedicina ganhou destaque e foi muito mais disseminada entre clínicas e hospitais. 

Isso porque evitou que os pacientes que precisavam de atendimento não urgente ficassem exposto a possíveis contaminações ao irem em hospitais.

Além disso ela também foi utilizada em casos graves de internação do novo coronavírus, onde médicos se protegiam da contaminação ao acompanharem os casos de forma remota, tornando mínimo o contato com o acometidos.

Pode ficar atendo, esse é um dos avanços da medicina que tende a se popularizar e se tornar algo do cotidiano.

 

2. IoT na medicina

 

Como sabemos, IoT (Internet of Things) significa internet das coisas, que se resume a uma tendência de interligar, por meio da internet, todo tipo de objeto, até os mais inusitados.

Na aplicação do IoT na medicina, isso tem gerado um tipo de inovação que supera as expectativas, como por exemplo os marcapassos inteligentes e os CGM (Continuous Glucose Monitor)

Esses dispositivos coletam, armazenam e enviam informações em tempo real para que o médico responsável possa monitorar a saúde do paciente.

 

3. Realidade Virtual na medicina

 

Atualmente a realidade virtual na medicina tem potencializado o aprendizado dos médicos já na universidade. 

Muito antes de tais avanços da medicina, os estudantes teriam que esperar até a residência para serem inseridos em ambientes hospitalares.

Hoje, com a realidade virtual, este processo costuma ser antecipado. Desta maneira, é possível proporcionar maior expertise para os alunos quando finalmente chegam à residência, principalmente por já estarem familiarizados com todo o processo.

 

4. Prontuário eletrônico

 

O prontuário eletrônico é provavelmente um dos avanços da medicina mais disseminados e presentes no dia a dia de centenas de rotinas hospitalares. 

Ele se trata de um sistema que permite aos profissionais da saúde inserirem informações sobre novos pacientes e consultarem o histórico de antigos.

Esse tipo de sistema conecta setores de forma mais eficiente, antecipando a entrega de exames e impedindo diversos erros e atrasos. 

Além disso, esta conectividade facilita o compartilhamento de informações entre unidades de saúde.

 

5. Impressões 3D de órgãos

 

Impressora 3D de Órgãos

Há alguns anos a impressora 3D já era algo revolucionário, mas quando foi trazida para a área da medicina e passou a produzir órgãos foi imaginado que não havia mais fronteiras a serem rompidas. 

Isso até que em 2019, cientistas irlandeses imprimiram um coração feito com tecidos humanos, que possui inclusive vasos sanguíneos, cavidades e colágeno. 

Embora estes órgãos impressos ainda não estejam em fase de implantação em corpos vivos já é possível os utilizar para estudar doenças complexas, como o câncer, de forma muito mais eficiente.

 

6. Cirurgias robóticas assistidas

 

Dentre os avanços da medicina por meio da inovação tecnológica, as cirurgias robóticas assistidas estão entre as mais eficientes e vantajosas.

Esse procedimento consiste em inserir uma câmera e os instrumentos de trabalho no interior do corpo do paciente por meio de pequenos cortes feitos pelo robô. 

A partir disso, o médico tem uma clara visão para realizar a cirurgia e conta ainda com movimentos precisos do robô conforme ele o manipula.

Entre as vantagens estão menor risco de infecção para o paciente já que os cortes abertos são significativamente menores que em uma cirurgia normal. 

Além de proporcionar uma recuperação mais rápida e cicatriz menor.

 

7. Inteligência Artificial na medicina

 

Diferente do que o nome pode sugerir a Inteligência Artificial (IA) não substitui um médico. Na verdade ela reúne uma série de informações úteis e as compara com os resultados dos exames do paciente para que o médico tenha uma taxa de sucesso no diagnóstico muito mais alta.

Um exemplo bem-sucedido é o do “Watson”, um software desenvolvido pela IBM. O equipamento indica caminhos viáveis de tratamento para o paciente, mostrando os benefícios e as possíveis complicações e os efeitos colaterais.

 

8. Wearables na saúde

 

Embora eles não tenham sido desenvolvidos com propósitos médicos, os wearables tem ganho espaço nessas áreas. 

Isso, porque a maioria desses relógios inteligentes tem as funções de monitorar batimentos cardíacos, qualidade do sono e os mais modernos também registram a pressão arterial e a oxigenação do sangue. 

Com a conectividade dos wearables tais informações podem ser compartilhadas com o médico e o auxiliar em um diagnóstico mais preciso.

 

9. Nanorobôs na medicina

 

Nanorobôs

Por mais futurista que pareça o nanorobô já é uma realidade na medicina, embora não sejam tão acessíveis sua tecnologia pode ser ainda mais eficiente para a medicina preventiva que a IoT. 

Isso por que eles são capazes de monitorar a saúde como um todo em vez de apenas um aspecto do bem estar do paciente.

Hoje estudos mostram que eles podem tornar muito mais otimistas os tratamentos de doenças complexas como o câncer, lúpus e aids e muitos outros. 

Embora não seja uma cura eles aumentam a quantidade de informações e ampliam a profundidade de detalhes que os médicos tem disponível.

 

Quer conhecer mais um?

 

A filosofia Lean vem melhorando o dia a dia de vários setores pelo mundo inteiro. Ela já é aplicada no setor médico e vem revolucionando e otimizando os sistemas de gestão por onde passa. 

Ela é conhecida como Lean Healthcare e prevê a aplicação de um projeto de diminuição de desperdícios com foco na melhoria do atendimento aos pacientes. 

Um exemplo nacional de sucesso da implantação dessa metodologia é o do hospital São Camilo-Pompéia implementou o Lean em seu pronto-socorro e conseguiu aumentar o número de pacientes atendidos em até 10 minutos de 32% para 90%!

Quer aprender mais sobre essa filosofia e sobre a aplicação em hospitais? Preparamos uma formação completa de especialista em Lean.

Com ele, você será capaz de compreender mais a fundo a metodologia Lean e suas ferramentas, redefinir processos para que sejam mais eficientes por meio da padronização e diminuição do esforço humano despendido, identificar atividades que agregam por meio do Mapeamento de Fluxo de Valor e muito mais. 

Acesse agora e não perca essa oportunidade!

Programa de Formação de Especialista Lean