Muitos estudantes da área da saúde têm uma certa dificuldade para entender a definição de clínica, consultório e centro médico. Apesar desses três termos serem frequentemente confundidos, existem algumas particularidades envolvendo cada um.

Pensando nisso, no texto de hoje iremos explicar os principais pontos que diferenciam clínicas, consultórios e centros médicos. Continue lendo para saber melhor sobre o assunto! O que iremos encontrar neste artigo:

  • O que é e como funciona um consultório médico;
  • O que é e como funciona uma clínica médica;
  • O que é e como funciona um Centro Médico;
  • Diferenças entre Consultório, Clínica e Centro Médico;
  • Qual a melhor opção para a sua Carreira Médica;
  • Potencialize os seus conhecimentos!

 

O que é e como funciona um Consultório Médico?

 

No caso do consultório médico, o nome é quase auto explicativo, pois é um local onde se pode fazer consultas. Por isso, os consultórios geralmente são menores e possuem uma infraestrutura mais simples do que as clínicas e centros médicos.

Entretanto, existem também alguns casos em que os consultórios realizam outros procedimentos. Além disso, é possível que dois ou mais profissionais dividam o espaço de um consultório. Dessa forma, as despesas podem ser partilhadas e a estrutura do local é dividida entre os profissionais envolvidos.

 

Consultório Online

Além do consultório físico, existe também o consultório online.

Em um mundo tão desenvolvido, busca-se cada vez mais economia de tempo, bem estar e praticidade no dia a dia. Por isso, os consultórios online funcionam como um ambiente onde o médico irá exercer sua especialidade com o paciente por meio da internet.

No entanto, é necessário, antes de tudo, que se tenha um software de gestão do consultório online. Isso permite a marcação e realização de consultas de maneira organizada, ágil e simplificada, permitindo também a interação do médico com o paciente de forma indireta.

Um material que pode ser muito rico para você nesse momento é o nosso ebook que apresenta os 3 fatores fundamentais que todo médico precisa saber: como gerir seu consultório, seu tempo e as finanças. 

Faça o download do ebook Gestão para médicos gratuitamente:

 

ebook gestão para médicos


 

O que é e como funciona uma Clínica Médica?

 

A principal diferença entre a clínica e o consultório está nos tipos de serviços prestados. Isso porque, apesar de ser um local onde também são realizadas consultas, o espaço das clínicas médica é mais amplo e conta com uma infraestrutura mais especializada.

Dessa forma, vários profissionais vão ajudar e fazer parte de uma clínica médica, os quais fazem as consultas e também realizam outros serviços que não têm foco apenas no atendimento ao paciente.

Além disso, o espaço e os equipamentos presentes na clínica dependem do seu foco e objetivo. Justamente por isso, necessitam de uma equipe também maior e mais especializada.

 

Clínica Popular

A clínica popular surgiu como uma alternativa para as pessoas que necessitam de atendimento médico e que, na maioria das vezes, não podem contar com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo uma pesquisa de 2018, divulgada pelo G1 e encomendada pelo Conselho de Medicina, 45% dos pacientes que estavam na fila do SUS já aguardavam há mais de 6 meses por um consulta, exame ou cirurgia. Devido a isso, a clínica popular ajuda as pessoas a conseguirem atendimento de maneira mais rápida e econômica.

Como o próprio nome já diz, essas clínicas têm o objetivo de atender a população que não possui as melhores condições financeiras. Geralmente são ambientes com médicos qualificados, especializados em determinadas áreas e que oferecem seus serviços a um preço mais baixo e acessível do que as demais clínicas.

 

O que é e como funciona um Centro Médico?

centro medico.png

 

Os centros médicos se assemelham bastante com as clínicas. Por isso, é comum que as pessoas confundam cada um dos locais e não saibam suas principais diferenças.

A principal característica de um centro médico é a integração de diversos serviços em um só lugar. Ou seja, é como se fosse a junção de várias clínicas e profissionais de saúde (de diferentes especialidades médicas) em um ambiente só, o que o torna mais completo e amplo.

Um centro médico possui vários especialistas diferentes. Nesse lugar, é possível ter salas de cirurgias, consultórios para atendimentos, laboratórios para exames clínicos e diversas outras ocupações.


 

Diferenças entre Consultório, Clínica e Centro Médico

 

Agora que você já viu as características dos consultórios, clínicas e centros médicos, iremos abordar, de maneira geral, as principais diferenças existentes entre os três locais. Dessa maneira, você terá mais facilidade para decidir a melhor opção para a sua carreira.

 

Infraestrutura

A infraestrutura é um dos pontos mais importantes na hora de decidir a carreira médica a ser seguida. Isso acontece porque, a depender da sua escolha, é necessário um ambiente mais amplo ou mais simples, o que afeta também no orçamento necessário para a abertura do local.

  • Consultório: possui uma estrutura mais simples, podendo ser apenas uma sala com poucos equipamentos (como computador, impressora, maca, dentre outros);
  • Clínica: possuem um ambiente maior que os consultórios, porém geralmente menor que os centros médicos. As clínicas possuem uma especialidade a ser trabalhada e, dessa forma, devem ter os equipamentos necessários para que este trabalho seja feito;
  • Centro médico: é visto, de maneira geral, como a união de várias clínicas que possuem diferentes especialidades. Ou seja, em um centro médico é possível ter salas de cirurgia, consultórios de atendimento e também salas de exames relacionados às especialidades do local.

 

Atividades

profissionais da saúde de diferentes lugares do mundo.png

As atividades realizadas em cada um dos locais abordados também variam bastante, sendo algumas mais simples e outras mais complexas.

  • Consultório: são realizadas consultas, encaminhamento para outros profissionais, prescrição de receita e requisição para exames;
  • Clínica: os procedimentos realizados podem ser mais complexos do que os que são feitos em consultórios. Nas clínicas são feitas intervenções médicas (como o diagnóstico e tratamento de doenças), consultas e alguns exames mais específicos (que dependem da especialidade do local);
  • Centro médico: um centro médico pode realizar diversas atividades, que vão desde consultas médicas até procedimentos cirúrgicos e exames, por exemplo. Neste local estão presentes profissionais de mais de uma especialidade, então as atividades realizadas mudam de acordo com os profissionais envolvidos.

 

Jurídico

O setor jurídico costuma ser uma preocupação para as pessoas, pois é algo que deve ser feito com bastante cautela, a fim de seguir todos os termos e obrigações legais de cada local.

  • Consultório: por ser um empreendimento mais simples, pode ser criado apenas com a utilização do CPF;
  • Clínica: é um ambiente onde trabalham diversos profissionais (da mesma área). Portanto, para a sua instalação, deve-se abrir um CNPJ;
  • Centro médico: devido ao fato de possuírem tantas especialidades e profissionais diferentes, é fundamental que os centros médicos tenham um CNPJ para que possam ser instalados e, além disso, devem seguir rigidamente as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária, assim como as outras categorias. 


 

Qual a melhor opção para a sua Carreira Médica?

 

Pronto. Agora você já sabe basicamente todas as diferenças entre centros médicos, consultórios e clínicas. Mas, afinal, qual a melhor opção para a sua carreira?

Essa resposta vai depender de uma série de fatores, então vamos elencar a seguir alguns dos principais pontos que você deve avaliar na hora de tomar essa decisão.

Você é um profissional que deseja “apenas” consultar os seus pacientes? Então o consultório é uma ótima opção, e você ainda tem a possibilidade de dividi-lo com um colega, por exemplo.

Se você deseja trabalhar em um local já existente deve analisar as oportunidades de clínicas ou centros médicos disponíveis

Deseja se inserir em um lugar que tem mais médicos com a sua especialidade? Então opte por uma clínica. 

Já se você quer trabalhar em um local que fornece diversos serviços e especialistas diferentes e por onde já passaram “mil profissionais”, o centro médico é a melhor opção.

Sendo assim, os principais pontos a serem analisados estão relacionados à sua especialidade (é uma especialidade que precisa de mais profissionais?), ao seu interesse (quer ter o próprio negócio ou trabalhar em um local já presente no mercado?), aos serviços que você quer oferecer e, claro, ao dinheiro disponível.

Após analisar esses pontos, fica fácil determinar qual dos empreendimentos é a melhor opção para a sua carreira médica.

 

Potencialize os seus conhecimentos!

 

Um dos principais desafios para um negócio é o registro e organização das atividades, pois conforme o seu consultório, clínica ou centro médico se solidificam e a sua rede de pacientes cresce, as atividades começam a ficar mais complexas.

Por isso eu trouxe para você o nosso curso gratuito de Introdução ao Excel! Essa ferramenta se destaca quando o assunto é organização de dados e manipulação de resultados. Aprenda a usá-lo de forma estratégica para a gestão, tornando o software seu maior aliado. 

Clique no botão e comece agora mesmo:

 curso de introdução ao excel