Quem quer seguir a carreira médica e obter êxito na profissão, sabe que deve primeiro se dedicar aos estudos para ingressar em uma faculdade. Porém, há sempre mais o que aprender, pois para ser um profissional completo é necessário ir além dos conhecimentos adquiridos no curso.

Sendo assim, para aqueles médicos que estão ingressando no mercado de trabalho, ou até mesmo para os que já fazem parte dele, vale conferir esse artigo. Nele vamos dar 9 dicas para quem quer ser bem-sucedido na carreira médica.

Vamos lá?

 

9 dicas fundamentais para ter sucesso na carreira médica

 

A carreira médica é essencialmente uma busca constante por aperfeiçoamento, desde a época dos estudos e da residência médica até a atuação no mercado, afinal, o médico é o profissional que tem em mãos os conhecimentos e as ferramentas adequadas para salvar a vida dos pacientes.

Outro aspecto importante é que o sucesso na medicina também depende de uma boa gestão da carreira. Pois, independente da escolha de uma carreira como médico empreendedor ou não, conhecimentos sobre organização, liderança e trabalho em equipe são essenciais para qualquer profissão.

Dessa forma, vamos te guiar por 9 dicas para que você possa investir ainda mais no seu desenvolvimento profissional e construir uma carreira sólida.

 

Carreira médica

 

1. Saiba conciliar vida pessoal e profissional

 

Uma carreira médica bem sucedida envolve o equilíbrio. É preciso conciliar os deveres profissionais com o cotidiano fora do consultório ou do hospital. 

Por essa razão, o bom médico não vive apenas para o trabalho. Ele sabe a hora de dar atenção a sua família, amigos e outras atividades pessoais. 

É claro que o profissional da área de saúde deve estar atento para urgências e atendimentos inesperados. Mas, ele deve conhecer seus limites para não se prejudicar ou prejudicar a vida de pacientes.

Dessa forma, pratique o autoconhecimento, não ultrapasse os limites de horas de trabalho e invista também na sua vida pessoal.

 

2. Mantenha a rotina organizada

 

Ter uma agenda com os horários de reuniões e de consultas é essencial para manter o seu dia a dia organizado no trabalho. Além disso, ao demonstrar pontualidade e responsabilidade com os seus compromissos, você terá o respeito e a credibilidade dos pacientes e colegas.

Isso é muito importante para quem almeja ter uma carreira médica bem sucedida, caracterizada pelo profissionalismo e a preocupação com o bem estar dos seus pacientes. 

 

3. Faça uma boa gestão do tempo

 

Uma rotina bem organizada, assim como o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, caminham junto com uma boa administração do tempo.

Ter horários definidos para o lazer, fins de semana com a família e horários para o trabalho é essencial para gerenciar o cotidiano.

Ao ter todos os compromissos agendados, o profissional irá perceber que é possível ter tempo até mesmo para a realização de cursos (que é algo essencial para a carreira médica), bem como para a prática de outras atividades de lazer.

 

4. Desenvolva estratégias de divulgação e marketing

 

O sucesso na carreira médica também envolve o investimento em estratégias de marketing. E, seja para a divulgação de uma clínica ou na criação de um marketing médico pessoal, gerenciar sua imagem é importante para atrair pacientes.

Sendo assim, é interessante que o médico saiba utilizar as redes sociais que seu público-alvo está presente, entenda como se posicionar digitalmente e, principalmente, conheça as regras do Código de Ética quando o assunto é publicidade na medicina.

 

5. Tenha uma boa comunicação com os pacientes

 

Um médico lida com pacientes a todo momento. Por isso, saber se comunicar com pessoas dos mais variados perfis faz parte da vida desse profissional.

No caso dos pacientes, é importante que o médico fale da forma mais compreensível possível, evitando utilizar termos técnicos. A linguagem deve ser sempre clara e objetiva.

Vale ressaltar aqui que a comunicação é uma das mais importantes ferramentas que um profissional da área de saúde possui. Por esse motivo, ela pode ser decisiva para a realização de tratamentos e para o seu crescimento na carreira médica.

Além disso, o médico deve estar preparado para tratar pessoas que são afetadas não apenas fisicamente, mas também, que sofrem emocionalmente devido a essa condição.

Diante disso, a empatia e a sensibilidade diante de tais problemas também são características que um bom médico possui.

 

6. Apresente um bom relacionamento com a equipe

 

Além do bom relacionamento com os pacientes, se dar bem com a equipe de colegas também é um fator decisivo.

A sintonia entre médico e os outros profissionais da área não faz bem apenas para a carreira profissional, como também é benéfica para o paciente, pois melhora o atendimento e demonstra mais profissionalismo. 

 

7. Invista em tecnologia

 

Existem diversas ferramentas que auxiliam a gestão da carreira médica, desde o primeiro contato com pacientes, agendamento de consultas, comunicadores internos, softwares para gestão financeira e ferramentas de organização no geral.

Além dessas ferramentas que ajudam na administração da clínica, também é importante investir em tecnologia para a infraestrutura do consultório. Equipamentos modernos são um diferencial e proporcionam um melhor atendimento ao paciente.

 

8. Invista em atualização e especialização

 

A Medicina é um tipo de conhecimento que está em constante evolução. Diante disso, é impossível falar em uma boa carreira médica sem ir atrás de cursos e especializações.

Congressos e palestras também devem fazer parte da rotina de um bom profissional, pois tais eventos proporcionam o compartilhamento de conhecimentos fundamentais para o crescimento na profissão.

 

9. Aprimore os conhecimentos sobre gestão

 

Uma carreira médica bem sucedida está relacionada a conhecimentos de gestão, como o controle do fluxo de caixacontrole de estoque e a análise de métricas para saber o seu desempenho como profissional independente ou na administração de clínicas.

Então, nossa última dica está relacionada a busca por conhecimentos administrativos e financeiros, o médico pode fazer isso por meio de cursos ou especializações voltadas para a área de gestão.

 

Pronto para investir na carreira médica?

 

Para te ajudar a dar mais um passo para o sucesso na carreira médica, nós temos um curso gratuito de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira! Neste curso você vai aprender conceitos que são importantes para qualquer profissional que precisa realizar a gestão financeira do seu negócio.

No curso você vai aprender as diferenças entre despesa, gasto e custo, o que é o fluxo de caixa, conhecer os erros mais comuns da gestão financeira e entender mais sobre a função das finanças corporativas.

Para começar o curso gratuitamente é só clicar no botão abaixo!

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira