O que são métodos de estudos?
Quais são os 10 melhores métodos de estudos?
Quais são as principais vantagens da aplicação de métodos de estudo em sua rotina?
Como encontrar as melhores técnicas de estudos para mim?
Dicas para aplicar os métodos de estudo!

Você sabe quais são os 10 melhores métodos de estudo? Aprenda agora mesmo!

Descubra quais são os 10 melhores métodos de estudo, comprovados cientificamente, e saiba como introduzi-los em sua rotina de estudos!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe quais são os 10 melhores métodos de estudo? Aprenda agora mesmo!

Os métodos de estudo, são uma opção muito bacana para quem quer se organizar melhor e programar suas atividades relacionadas aos estudos, seja para ir bem no vestibular,  enem,  matérias do ensino médio ou até mesmo na faculdade!

Você sabia que, estudantes que se preparam, e separam um tempo para revisar ou estudar a tarefa em casa, tem um rendimento superior aqueles que não se interessam em realizar essa mesma prática?

É comprovado que a performance tem um rendimento muito maior! Dessa forma, é possível se destacar e ir bem nas matérias através do comprometimento e dedicação de esforços e energia para os estudos!

Por isso, conhecer quais são os melhores métodos de estudo, e entender quais são suas características e quais deles mais se encaixam na sua personalidade, é fundamental para ter uma boa implementação e resultados!

Essa é uma oportunidade para você conhecer Quais são os 10 melhores métodos de estudos e saber mais sobre pontos como:

  • O que são métodos de estudos?
  • Quais são os 10 melhores métodos de estudos?
  • Quais são as principais vantagens da aplicação de métodos de estudo em sua rotina?
  • Como encontrar as melhores técnicas de estudos para mim?
  • Dicas para aplicar os métodos de estudo!

Então, bora descobrir tudo isso e muito mais?

Baixe agora o KIT completo do Calendário + Planner 2023 para iniciar o ano na organização!
Nesse kit você terá acesso a um calendário e um planner de 2023, ferramentas que vão te ajudar a organizar sua vida pessoal e profissional. Eles serão de grande ajuda para quevocê não deixe nada para depois e consiga cumprir todas as suas metas e objetivos.

Está esperando o que? Aproveite e baixe agora!

Calendário + Planner 2023

O que são métodos de estudos?

Os métodos de estudo são, em resumo, algumas técnicas que existem para ser aplicadas para facilitar todo seu aprendizado!  Existem variadas técnicas,  que lidam com diferentes aspectos de ativação do nosso cérebro.

Afinal, sabemos que cada perfil possui uma facilidade ou desafios diferentes de aprendizado,  por isso, a gama de técnicas existentes permite encontrar aquela que vai te ajudar melhor em todo o processo de aprendizado.

Existem por exemplo técnicas que trabalham com a gestão do tempo,  concentração,  repetição,  visualização,  memorização…  entre outras! Saber qual técnica é a melhor para o seu rendimento é fundamental!

Vamos descobrir quais são os 10 melhores métodos de estudo?  Veja a seguir.

Quais são os 10 melhores métodos de estudos?

Existem diversas opções de métodos de estudo,  no entanto para escolher o ideal para você você deve levar em consideração características do seu perfil,  além de questões como tempo, habilidades e necessidades!

Vamos explicar abaixo os 10 melhores métodos de estudo mais utilizados e indicados,  dessa maneira você pode conhecer um pouco melhor sobre eles,  identificar aquele que pode melhor te ajudar,  vamos começar?

Técnica Pomodoro

Essa técnica também é super conhecida por ser um modelo de gestão de tempomuito conhecido! E além das suas aplicações nos métodos de estudos, ela pode também ser utilizada com outras finalidades.

A sua base se dá em estabelecer o ritmo  de estudos, em 40 minutos,  no qual 25 minutos para o exercício da atividade que você está realizando e 15 minutos para uma pausa de descanso!

Dessa forma você tem umtempo maior para realizar atividade,  e um tempo significativo bom para descanso!  Conforme você foi colocado em prática você pode  ir aumentando esse intervalo de espaço!

Na teoria, a aplicação dela  rege em intercalar os períodos de atenção com período de descanso!

Método Robinson (EPL2R)

Ele dividido entre as mesas que compõem a sigla do Método Robinson EPL2R:

  • E: explorar;
  • P: perguntar;
  • L: ler;
  • R: revisar.

Essas são as principais ações que regem cada letra que compõem a sigla,  dessa forma é só seguir esses passos em ordem respectiva,  e criar dentro dessa rotina o hábitode explorar cada ação entregando seu melhor.

Mapa mental

É um dos métodos mais conhecidos,  porque ele possui um visual bem impactante e trabalha com  outros sentidos do nosso cérebro, a ideia é centralizada na  visualização, memorização e assimilação.

Os mapas mentais são bem simples, basta pegar uma folha de papel e escrever no centro o tema do assunto a ser estudado e depois ir criando ramificações ou subtemas de acordo com os assuntos que são relevantes.

É preciso utilizar a criatividade para abusar de cores e canetas coloridas,  para que dessa forma fique mais fácil o processo de memorização.

Teste prático

Esse método trabalha com a realização de insistentes práticas para fixação do conteúdo!  E está ligado ao termo: “é fazendo que se aprende”, ou “ a prática leva a perfeição”

Você pode recorrer a simuladores sobre o assunto, e pode ainda, cronometrar o tempo que você utiliza para realizar determinada tarefa.

Auto explicação

Esse método é um pouco diferente dos anteriores com ele você precisa,  interagir como se você fosse o seu próprio professor como se você estivesse ensinando esse conteúdo a outro alguém, ou dando aula pra si mesmo!

Desta forma você precisa ficar repetindo o conteúdo em voz alta,  estudos comprovam que quando você replica algo em voz alta você consegue reconhecer com mais facilidade o raciocínio que foi criado,  e trabalha a memorização.

Auto interrogação

Com ele você também adquire o hábito de falar em voz alta,  mas diferente do método anterior nele você precisa ir levantando perguntas sobre o tema  e logo em seguida precisa tentar respondê-las.

Estudo intercalado

Nesse método você precisa ir intercalando as matérias que você precisa estudar e dividi-las de acordo com o seu tempo disponível!

Se você tiver 5 matérias, por exemplo, e pretende estudar de segunda a sexta, você pode dividir  as matérias, uma em cada dia da semana. Você pode dividir da maneira que preferir, mas é necessário fazer essa programação, e seguir!

Estudo mnemônico

Essa técnica consiste na criação de alternativas para memorização do conteúdo seja em paródias, frases engraçadas,  rimas e músicas,  tudo em prol da assimilação de um conteúdo!

Resumo ou releitura 

O resumo é uma opção muito boa porque com ele você pratica também a sua escrita e a produção de textos! Você pode fazer da maneira que achar melhor,  sempre levantando os tópicos mais importantes daquela matéria.

Gravações de áudio 

O método de gravação de áudio trabalha com diferentes áreas porque com ele você ativa a sua voz reproduzida em som alto,  e faz a apresentação daquela matéria enquanto grava todo o áudio!

Com isso, você consegue desenvolver diversos aspectos como, o seu ritmo de apresentação, dicção,  e consegue uma simulação melhor do conteúdo.

Vamos agora descobrir quais são as principais vantagens de aplicar técnicas de métodos de estudo?

Quais são as principais vantagens da aplicação de métodos de estudo em sua rotina?

Com aplicação de métodos de estudo você consegue identificar e definir qual é a técnica que traz mais resultados para o seu rendimento daquela matéria,  além de otimizar e maximizar a sua aprendizagem.

Além disso, os métodos de estudo permitem o desenvolvimento de outras capacidades cognitivas,  como a expressão oral e escrita, comunicação, audição, dicção,  entre outras.

Outro fator é que você trabalha com a organização e a criação de um planejamento,  promovendo uma responsabilidade para si mesma,  e isso Impacta em diversos outros anos da sua vida!

Continue a leitura para entender como encontrar as melhores técnicas!

Como encontrar as melhores técnicas de estudos para mim?

Você precisa identificar quais são suas maiores dificuldades na hora de estudar,  e quais são suas facilidades,  para que dessa forma você consiga fazer uma eliminatória dos métodos que não funcionam com você.

E assim consecutivamente sobram aqueles que mais se encaixam no seu perfil!  Não necessariamente você precisa adotar apenas um método, você pode realizar combinações de métodos, para ampliar sua performance!

Agora que você já conhece os 10 melhores métodos de estudo, você já pode colocar isso em prática! Conheça algumas dicas para te ajudar!

Dicas para aplicar os métodos de estudo!

Depois de descobrir qual é o método ou qual combinação de métodos podem te auxiliar, se preocupe em estabelecer pequenas metas! Você precisa implementar mini-hábitos, não precisa querer mudar tudo do dia para noite!

E o mais importante: faça um planejamento,e se comprometa a segui-lo! Introduza as técnicas aos poucos e veja como você vai saindo!  Se precisar veja e reveja os métodos e faça alterações!

Lembre-se todos nós somos diferentes e funcionamos com estímulos diferentes,  não se prenda, cada estudante tem um perfil!

Coloque sua energia para ter comprometimento e dedicação, e assim, permita-se estabelecer uma rotina que contribua para o seu rendimento!

Afinal o melhor método de estudo é aquele que se aplica melhor para você!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog! Temos inúmeras dicas que podem te auxiliar!

Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.

Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ebook Como Tirar Uma Ideia Do Papel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.