O que é curva do esquecimento?
Qual a diferença entre memorizar e decorar?
Quais são as melhores técnicas de memorização?
Não perca a chance de se aprimorar ainda mais!

Conheça as 8 melhores técnicas de memorização para exponencializar o seu aprendizado

Entenda porque nosso cérebro esquece o que aprendemos, a importância de memorizar ao invés de decorar, e as melhores técnicas para isso.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Conheça as 8 melhores técnicas de memorização para exponencializar o seu aprendizado

Nós como seres humanos temos a constante necessidade de memorizar informações, porém, isso não é tão fácil para algumas pessoas. Por isso existem as técnicas de memorização, que estimulam a atenção e a concentração, facilitando esse processo.

Mas você sabe porque esquecemos das coisas que aprendemos? Ou ainda, qual a diferença de memorizar uma informação e decorá-la?

Se você quer saber a resposta para essas perguntas e ainda aprender as técnicas de memorização mais eficientes, continue na leitura deste artigo, pois é isso que abordaremos nos seguintes tópicos:

  • O que é curva do esquecimento?
  • Qual a diferença entre memorizar e decorar?
  • Quais são as melhores técnicas de memorização?

O que é curva do esquecimento?

A curva do esquecimento é um termo dado para um processo que ocorre no nosso cérebro, o de eliminação das memórias. 

Ela funciona de forma que, as memórias consideradas mais recentes e mais utilizadas, são prioritárias para o cérebro, e por isso permanecem intactas enquanto as utilizamos com essa frequência.

Porém, as restantes, vão sendo eliminadas por partes, para abrir espaço para outras novas memórias.

Assim, podemos pensar no cérebro humano como um computador, que processa, associa e armazena diversos dados. Dados esses que são armazenados temporariamente na memória, e quando não mais necessários, são removidos a fim de possibilitar que outras ações sejam executadas.

O psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus foi quem determinou o conceito da curva do esquecimento, e ainda, ele constatou que o ser humano esquece metade do que aprende em um dia. Quando consideramos o tempo de uma semana, esse esquecimento é de até 70%.

Dessa forma, para driblar esse esquecimento, é importante investir na aplicação de boas técnicas de memorização!

Vamos agora esclarecer para você como é diferente memorizar alguma coisa, ou decorá-la.

Qual a diferença entre memorizar e decorar?

A diferença entre memorizar e decorar uma informação é que, quando se memoriza, o cérebro é capaz de contextualizar e explicar a informação que foi armazenada. Quando se decora, não é possível realizar essa contextualização.

Por exemplo, ao estudar para determinada prova, você pode por exemplo decorar fórmulas, mas não será capaz de aplicá-las em algum problema, pois não as entendeu e não sabe explicá-las.

Por isso, o ideal é trabalhar a memorização de dados, pois assim é possível realizar associações e também, reter essa informação com seus detalhes por mais tempo.

Dessa forma, vamos enfim te ensinar as melhores técnicas existentes para aumentar a sua capacidade de memorização.

Quais são as melhores técnicas de memorização? 

Separamos para você as 8 melhores técnicas de memorização, mas antes de abordá-las, precisamos pontuar que de nada valem essas técnicas sem a prática constante. 

Dessa forma, o que determina o seu sucesso é aplicá-las diversas vezes, em uma rotina de estudos, para que os resultados sejam satisfatórios. Além disso, uma das maneiras mais eficientes de organizar essa rotina é por meio de um cronograma de estudos. Então olha só:

Se você tem dificuldade em manter uma rotina e não consegue cumprir todas as atividades propostas, mas quer dar um up na sua maneira de organizar suas atividades do dia a dia, temos a solução para você!
Faça o download agora da nossa planilha de cronograma completamente gratuita e comece agora a organizar suas atividades de forma prática. Não perca tempo!

Clique no botão abaixo e faça o download!

Cronograma

Voltando ao assunto, com isso esclarecido, vamos as técnicas:

1. Ensinar alguém

Ensinar é uma das formas mais eficientes de memorizar algo, pois ao ensinar, o cérebro faz relações e conexões entre as informações.

Dessa maneira, você pode explicar para seus parentes um assunto que está estudando, ensinar para seus colegas de classe a matéria de uma prova, ou ainda, explicar algo para si mesmo.

2. Usar flashcards

Uma técnica que aborda ensinar a si mesmo com perguntas e respostas é o uso de flashcards. Eles correspondem a pequenos cartões em que na frente se anota a pergunta, e no verso a sua respectiva resposta.

Assim, você exercita o seu conhecimento de forma prática, ao responder a pergunta e depois verificar se sua resposta estava correta. Ainda, caso não esteja, você repete o processo até memorizar o conceito em questão devidamente.

3. Ler mais de uma vez

Como mencionamos, a repetição é a chave para o sucesso. Por isso, para memorizar, é importante ler, reler e revisar.

Quando lemos um conteúdo apenas uma vez, memorizamos apenas o essencial do que foi lido, sem reter muito os detalhes.

Porém, a partir das próximas vezes, conseguimos notar e registrar esses detalhes, absorvendo cada vez mais as informações.

4. Gravar e escutar a gravação

Nessa técnica, é possível fazer o proveito de duas coisas excelentes para o processo de memorizar, que são a repetição e falar em voz alta. 

Estudos realizados pela Universidade de Waterloo afirmam que ler as informações em voz tem como resultado a melhora da memorização. Assim, a junção entre falar e ouvir a própria voz resulta na retenção das palavras na memória de longo prazo.

Dessa maneira, quando gravamos essa leitura em voz alta e depois a ouvimos, a repetição é exercitada e o resultado é ainda melhor.

5. Escrever o que precisa lembrar

O ato de escreverexige uma atividade maior, ou seja, faz o cérebro trabalhar mais, e por isso, fazer anotações à mão daquilo que se deseja memorizar é bem eficiente. Portanto, faça resumos dos conceitos de seu interesse.

Vale ressaltar que, quando escrevemos pelo computador, a memorização é mais superficial, pois o processo de escrita se torna mais automático. Portanto, para resultados melhores, o recomendado é fazer a moda antiga, com papel e caneta.

6. Fazer associações visuais

Algumas pessoas possuem uma memória muito visual, e por isso, fazer associações visuais pode ser muito eficaz. Com elas, é possível transformar um dado abstrato em algo mais concreto.

Uma boa técnica para isso é a criação dos mapas mentais, onde um conceito central é escolhido, e a partir dele são traçadas ideias que estão ligadas ao mesmo, criando espécies de caminhos até esse tema central. Para ajudar, é feito o uso de cores, imagens e símbolos em sua composição.

Além disso, uma dica é simplesmente fazer a associação de um conceito com uma determinada imagem, assim, quando lembrar dessa imagem, também se lembrará dele.

7. Fazer conexões entre informações novas e velhas 

Você já deve ter percebido que o ato de realizar conexões é fundamental para reter as informações. Quanto mais conexões são criadas com nossos conhecimentos prévios, mais gravamos as novas informações.

Deste modo, uma ótima forma de criá-las é aplicar na vida real e nos acontecimentos do dia a dia os conceitos que precisamos memorizar.

Por exemplo, se precisa gravar como funciona uma transformação física como a ebulição, associe-a ao processo de passar um café, na necessidade de esquentar a água para isso. Com isso, você lembrará com maior facilidade de seu conceito sempre que pensar nesse processo.

8. Construir um “palácio da memória” 

O palácio da memória, que também é conhecido como método de Loci, é um método que explora a memória espacial. Com ele, você faz o uso de informações sobre ambientes familiares a você a fim de recuperar informações de maneira rápida.

Deste modo, por meio da memória espacial é possível memorizar nomes, conceitos ou listas, ao associar essas memórias a objetos, cômodos e móveis.

Para criar um palácio da memória é necessário executar os seguintes passos:

  • Escolher um ambiente que seja bastante familiar;
  • Traçar a disposição dos objetos nesse local; 
  • Associar informações e conceitos importantes a esses objetos.

Existem variações dessa construção, mas o princípio de todas é o mesmo.


Agora que você aprendeu como memorizar as informações que deseja, que tal aprender a ser mais produtivo durante esse processo? Nós podemos te ajudar com isso!

Com o curso Produtividade e Gestão do Tempo da Voitto, você será capaz de ter mais disciplina, alavancando seus projetos pessoais! Veja mais a respeito no próximo tópico.

Não perca a chance de se aprimorar ainda mais!

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.