O que é o Google Jamboard?
Como utilizar o app Jamboard?
Quais as vantagens de utilizar o Google Jamboard?
Super dica!

Conheça o Jamboard, um novo modelo de ensino que potencializa o aprendizado

Descubra o que é o Google Jamboard, como você pode utilizá-lo e ainda, quais são as suas principais vantagens para um ensino de qualidade!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o Jamboard, um novo modelo de ensino que potencializa o aprendizado

Atualmente, a educação tem passado por muitos desafios. Afinal, o processo de modernização do ensino já vinha acontecendo, mas com a pandemia do coronavírus, essa transformação não pôde mais ser de forma tão gradual. Por isso, muitas tecnologias foram criadas e entre elas está o Google Jamboard.

Essa é uma ferramenta que buscou trazer integração para a sala de aula do ensino à distância (EAD). Por meio dela, os alunos e professores podem incluir notas adesivas, comentários e muito mais. Mas o melhor de tudo, esse processo pode ser acompanhado em tempo real!

Além disso, o Google Jamboard é uma ferramenta de acesso grátis. Agora a pergunta que você deve estar na cabeça: por que eu ainda não utilizo essa plataforma?

Não se preocupe, aqui você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o Jamboard para começar a usá-lo no dia a dia. Confira:

  • O que é o Google Jamboard?
  • Como utilizar o app Jamboard?
  • Quais as vantagens de utilizar o Google Jamboard?

O que é o Google Jamboard?

O Google Jamboard é um dos aplicativos desenvolvidos pelo G Suite for Education. Ou seja, ele tem como principal objetivo potencializar os meios de educação online, promovendo um processo de aprendizagem colaborativo e funcional.

Por ser um aplicativo, o Jamboard conta com a vantagem do acesso de qualquer aparelho, seja ele computador, celular ou tablet com acesso a internet.

Em termos práticos, o Jamboard pode ser considerado um quadro branco digital. Através dele, alunos e professores podem interagir em tempo real e por isso a ferramenta é altamente recomendada para dinâmicas, momentos de discussões e muito mais.

Vale lembrar também que o Jamboard conta com a vantagem de armazenamento na nuvem. Com isso, os seus conteúdos gerados não ocupam a capacidade de memória dos dispositivos e ainda possuem interface simples com outros aplicativos.

Você já deve ter percebido o quanto o Jamboard é uma ótima tecnologia para a educação. Mas agora é hora de aprender na prática como utilizá-lo!

Mas antes disso, você como profissional, tem dúvida de como gerenciar melhor seus projetos? Não se preocupe! Temos a solução para isso!

Você está gerenciando projetos como deveria? O Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK) é um documento elaborado e publicado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) para orientar esse processo de gerenciar.

Pensando nisso, elaboramos para você o curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, que traz o conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto. Você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida - e totalmente alinhado com o PMBOK!

E então, que tal conquistar o êxito na execução do seu projeto, evitando perdas e minimizando riscos e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos!

Clique aqui e saiba mais!

Como utilizar o app Jamboard?

Usar o Jamboard é muito simples e justamente pela sua praticidade que a ferramenta é uma das mais potencializadoras da educação 4.0. Ela une uma experiência intuitiva à uma interface leve e rápida.

Para te provar que isso é verdade, separamos algumas das funcionalidades mais importantes para o uso dessa tecnologia na educação à distância.

Antes de mais nada, para usar o Jamboard é necessário ter uma conta do Google. Com isso feito, basta acessar esse link que você já estará pronto para fazer login no seu aplicativo.

Já na área logada, é possível criar o seu primeiro quadro branco acessando o ícone de "+" no canto inferior esquerdo da tela de início.

jamboard

Assim, você já será direcionado para a área de criação do seu Jamboard e encontrará as ferramentas a seguir:

jamboard

O ícone acima é a caneta. Ao selecionar essa ferramenta você poderá escrever e desenhar como quiser.

Já o desenho de uma borracha,

jamboard

serve justamente para apagar algo que você não deseja mais no seu quadro Jamboard.

Quando quiser selecionar algo, é possível clicar no cursor:

jamboard

No entanto, outra boa opção para quem está apresentando é o ícone:

jamboard

Ele tem a função parecida com os indicadores a laser utilizados em salas de aula presenciais.

Para adicionar um stick note você precisará clicar na ferramenta:

jamboard

Ela irá gerar imagens parecidas com as notas adesivas. Para destacar informações ou fazer fluxos mais visuais, este ícone permite que o usuário escolha entre diferentes cores.

Além dessas ferramentas, também é possível utilizar as seguintes funcionalidades:

1. Adicionar imagens:

Jamboard


2. Adicionar círculos:



Jamboard



3. Adicionar textos:


Jamboard



4. Aumentar o zoom do quadro:

jamboard

5. Trocar a tela de fundo do quadro:

jamboard

6. Alterar e incluir quadros:

jamboard

7. Desfazer ações:

jamboard

Como compartilhar o Jamboard com alunos?

Para compartilhar o quadro Jamboard o processo também é muito simples. Mas para isso, você possui duas opções.

A primeira delas é para o compartilhamento de todo o conteúdo. Com isso, você permitirá que outras pessoas o acessem para editar e/ou visualizar.

Para isso, basta acessar o ícone:

jamboard

que fica localizado no canto superior direito. Ao clicar nele, você poderá escolher quais permissões quer conceder.

Outra alternativa é compartilhar a tela durante uma apresentação. Para isso, basta clicar em:

jamboard

Com todas essas ferramentas, já dá para perceber que o Jamboard é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto no ensino à distância, quanto no ensino híbrido.

No entanto, a ferramenta está ganhando popularidade também como meio de estudo extra-classe. Os alunos passaram a utilizá-la como uma técnica de estudo que permite criar esquemas visuais de fácil memorização e aprendizagem. Além disso, a plataforma pode ser utilizada até para criar um plano de estudos.

Agora que você já sabe como utilizar o Google Jamboard, é hora de entender as vantagens de incluir esse aplicativo no seu processo de aprendizagem. Seja você professor ou até mesmo estudante!

Quais as vantagens de utilizar o Google Jamboard?

A primeira vantagem do Google Jamboard já foi dita muitas vezes por aqui, mas é muito importante reforçá-la: a possibilidade de um ambiente colaborativo. Afinal, compartilhando o quadro muitas pessoas poderão ter acesso e editar ao mesmo tempo.

Mas essa vantagem não para por aí. Os professores podem acompanhar as mudanças de versão do documento e por isso conseguem avaliar as contribuições de cada aluno no quadro.

Outro ponto importante é o fato de que não há limitações para diferentes meios de acesso. Com isso, a interface se adequa e possibilita que pessoas contribuam independente se estão acessando pelo computador ou celular, por exemplo.

Vale ressaltar que o Jamboard também é uma das maneiras de tirar a monotonia das aulas, que pode ser encarado como um dos grandes desafios do ensino à distância.

Além disso, é uma boa plataforma até mesmo para o desenvolvimento de trabalhos avaliativos em grupo. Por meio dela, a contribuição pode ser feita através de alterações em tempo real que todos os membros envolvidos podem acompanhar.

Por fim, se gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar o Blog Voitto para mais artigos como esse. Ainda, não deixe de verificar nossa próxima dica!

Super dica! 

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.