Qual o Papel da Tecnologia na Educação?
Quais são as Principais Tecnologias Implementadas no Ensino?
Otimização da Gestão de Tempo
Quais os Pontos Positivos da Tecnologia na Educação?
Quais os Desafios do Uso da Tecnologia na Educação?
Por que a Tecnologia é Importante Para a Educação?
Dica de Ouro!

Entenda Quais os Benefícios da Tecnologia na Educação no Mundo Moderno

O uso da tecnologia na educação é importante no auxílio do professor, pois ela pode abrir portas para modelos mais eficazes de aprendizagem.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Entenda Quais os Benefícios da Tecnologia na Educação no Mundo Moderno

A utilização da tecnologia na educação é essencial para otimizar o modelo de aprendizagem e dar mais motivação aos estudantes. No mundo VUCA, é quase impossível pensar em um ensino que não integre a tecnologia na sala de aula.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • Qual o Papel da Tecnologia na Educação? 
  • Quais são as Principais Tecnologias Implementadas no Ensino?
  • Quais os Pontos Positivos da Tecnologia na Educação? 
  • Quais os Desafios do Uso da Tecnologia na Educação?
  • Por que a Tecnologia é Importante Para a Educação?

Quer saber mais sobre a tecnologia na educação e como isso pode ajudar a melhorar seu aprendizado? Então, continue a leitura desse artigo!

Qual o Papel da Tecnologia na Educação?

O papel da tecnologia na educação é fornecer meios para uma maior aprendizagem, sem que para isso sejam aceitos apenas os velhos modelos.

Nesse sentido, cabe ressaltar que o uso tecnológico já está implementado em diversas áreas, como na indústria 4.0, na agricultura 4.0 e também na educação 4.0.

Desse modo, questões como acessibilidade, aprendizagem e desenvolvimento se tornam uma pauta pertinente a serem ressaltadas quando o assunto é inovação no ensino.

Quais são as Principais Tecnologias Implementadas no Ensino?

Quando estamos falando de inovação educacional não podemos nos limitar a métodos de ensino arcaicos. Pelo contrário, é importante pontuar os meios tecnológicos que estão sendo implementados para que essa mudança ocorra.

Sob esse panorama, confira os principais meios que estão sendo utilizados:

  • LMS (Learning Management System): É um conjunto de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem, que fornecem plataformas online para efetuar atividades acadêmicas. Os principais exemplos incluem Moodle, Blackboard e Canvas.
  • Plataformas de vídeo chamadas: Esses meios promovem uma troca de informação mais dinâmica entre os discentes e docentes. Os principais exemplos são Skype, Zoom e Google Meet.
  • Gamificação: Cada vez mais nota-se a incorporação de elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Desse modo, plataformas como Classcraft e Kahoot são exemplos de ferramentas que utilizam a gamificação na educação.
  • Plataformas de avaliação online: Ferramentas que facilitam a criação e correção de avaliações online, como Google Forms, Quizlet e ProctorU;

Além desses meios citados, softwares educativos, recursos de realidade aumentada, inteligência artificial e ensino adaptado são outros meios adotados pela inovação educacional.

Otimização da Gestão de Tempo

Além de saber utilizar essas novas tecnologias e fundir o aprendizado a isso desde o início, é fundamental saber gerenciar o tempo para que haja, então, toda a produtividade desejada.


Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Vamos entender agora quais são os benefícios ao utilizar a tecnologiana educação.

Quais os Pontos Positivos da Tecnologia na Educação? 

No mundo moderno, o importante é se adaptar, por isso a inovação do ensino é essencial para se manter inovado e por dentro das tendências desta nova era digital.

Assim, temos como pontos benéficos da tecnologia na educação:

  • Acesso à informação: tendo em vista que a amplificação do acesso no meio digital;
  • Avaliação mais eficiente: plataformas online otimizam o processo de avaliação, com a economia de tempo e oferta de feedback mais rápido aos alunos;
  • Senso de responsabilidade do aluno: já que essas novas ferramentas escolares podem auxiliá-lo em um processo autodidata;
  • Desenvolver uma maior característica de  liderança: uma vez que o meio tecnológico escolar é capaz de aflorar novas capacidades em seu filho. 

Benefícios da Tecnologia na Educação para Professores

Quanto aos benefícios para os professores podemos mencionar melhores condições de trabalho. Os docentes, justamente por serem sobrecarregados com os sistemas de ensino que tornam os alunos totalmente dependente do professor, são muito prejudicados quando o assunto é saúde mental.

Dessa forma, ao impulsionar o autodidatismo nos alunos, os professores terão menos sobrecarga de trabalho e poderão focar de maneira mais satisfatória no ensino.

Por fim, mas não menos importante, o maior benefício para as escolas serão desempenhos mais altos em provas de avaliação do governo, como o Enem, o que pode ocasionar por uma maior procura dos pais pelo sistema de ensino implementado por elas.

Um ponto importante para se considerar é que todas essas modificações dependem de uma comunicação clara e objetiva, visando sanar as dúvidas por parte dos pais, responsáveis e professores quanto ao uso das tecnologias.

No próximo tópico separamos uma oportunidade para você melhorar a sua comunicação!

Quais os Desafios do Uso da Tecnologia na Educação?

Os maiores desafios da tecnologia na educação são justamente o medo da mudança e a falta de informações.

Os pais tendem a achar que implementar essas novas ferramentas pode causar desequilíbrios na aprendizagem dos filhos, pelo fato de já os verem como viciados em tecnologia. Porém, o que pode ocorrer é justamente o contrário.

Os recursos tecnológicos usados para estudar são diferentes dos que usamos para nos comunicar. Além disso, o alto fluxo de informações que recebemos quando conectamos nossos aparelhos à internet será controlado por pedagogos e professores.

É importante também nos atentar ao mercado de trabalho que nossos filhos irão ingressar, o qual faz uso, cada vez mais, da tecnologia.

Portanto, privar nossos filhos de uma educação que os integrem com a tecnologia pode os tornar desatualizados em relação às mudanças tecnológicas.

Consequências da Tecnologia na Educação

Além do que foi ressaltado acima, o maior medo hoje é pensar nos efeitos do mundo moderno, pois a modernização do ensino leva a vários questionamentos. Assim, pensando nas consequências negativas da tecnologia no ensino, é possível pontuar os seguintes fatores:

  • Desigualdade de acesso;
  • Isolamento social;
  • Distrações e dependência;
  • Adaptação;
  • Riscos de segurança online

Essa média difusão vem do fato de que pensar em inovação educacional gera medo, pois já estamos acostumados a formas de ensino que pouco nos auxiliaram na escola e que, atualmente, já se tornaram insustentáveis.

Desse modo, mesmo que possamos admitir esse fato, ainda assim, estamos ligados à situação de que estudantes super conectados tendem a ter mais problemas psicológicos. Porém, o papel da tecnologia na educação é justamente usar essa conexão de modo controlado e para algo que estimule as funções cerebrais das crianças e adolescentes.

Essa maneira de estudar já considera as transformações tecnológicas como algo que, se bem estruturado,  pode ser benéfico ao ensino. Dessa forma, uma das maneiras de estruturar esse aprendizado é por meio da gestão.

Por que a Tecnologia é Importante Para a Educação?

A tecnologia pode atualizar a educação e essa é sua importância. Nesse sentido, cada aluno, auxiliado pelas ferramentas tecnológicas, tem a possibilidade de estar mais antenado ao futuro digital que o espera no mercado de trabalho.

Preparação para o Mercado de Trabalho

No entanto, você deve estar se perguntando: “Meus filhos ainda são novos. Por que devo me preocupar com o mercado de trabalho deles?”. Mas você entende o que a falta de preparação e preocupação com o seu mercado de trabalho te gerou?

Quanto mais capacitado um estudante se tornar, melhor profissional ele será. Desse modo, se antecipar às inovações é também se preocupar com sua preparação escolar.

Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas podem ser usadas para atualizar as crianças quanto a uma aprendizagem mais autodidata e menos dependente, o que é uma soft skills de grande interesse no mundo empresarial.

Desempenho dos Professores

Além disso, os professores podem contribuir mais com os alunos, pois não necessitarão de vigiar constantemente o que cada aluno está desenvolvendo.

Assim, as crianças se sentirão mais confortáveis em ambientes escolares em que não haja um professor avaliando a todo momento, somente em períodos específicos.

Isso não quer dizer que não haverá monitoramento, apenas que as estratégias pedagógicas adotadas permitirão uma maior sensação de liberdade aos alunos, o que pode fazer com que aprendam melhor.

Desse modo, professores e alunos terão menos desgaste emocional e cada vez mais tempo para ensinarem e aprenderem com maior tranquilidade.

Dica de Ouro!

No nosso artigo, você aprendeu o que é a tecnologia na educação e seus benefícios. Dessa maneira, o aprendizado pode ser muito mais impulsionado se auxiliado às ferramentas digitais.

Nesse sentido, para um bom funcionamento desse novo modelo é importante ter noção de como fazer a gestão de um ambiente como este, além de que, se torna uma grande oportunidade de empreendimento.

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Ferramentas De Gestao Para Salvar Seu Negocio

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.