O que é educação 4.0?
A evolução da educação
Como funciona a educação 4.0?
Competências desenvolvidas no modelo de educação 4.0
Desafios para implantação da educação 4.0
O que pode ser mudado agora?

Entenda o conceito de educação 4.0 e as mudanças que esse modelo vai trazer

A educação 4.0 busca colocar os alunos como protagonistas no processo de aprendizagem utilizando tecnologias para resolver problemas.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Entenda o conceito de educação 4.0 e as mudanças que esse modelo vai trazer

Já ouviu falar da expressão educação 4.0, mas não sabe o que isso realmente significa? Fique tranquilo, porque nesse artigo você vai conhecer:

  • O que é a educação 4.0?
  • A evolução da educação;
  • Como funciona a educação 4.0?
  • Competências desenvolvidas na educação 4.0;
  • Os desafios a serem enfrentados.

As três Revoluções Industriais, que aconteceram desde o século XVIII, trouxeram mudanças que refletiram em todos os campos da sociedade.

Isso não poderia ser diferente com a Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), que trouxe o desenvolvimento de tecnologias avançadas como inteligência artificial, internet das coisas e big data.

A indústria 4.0 está impactando a maneira como os outros setores realizam processos. Por isso, hoje se fala de administração 4.0, saúde 4.0 e, é claro, educação 4.0. Mas, afinal...

O que é educação 4.0?

A educação 4.0 é o nome dado à evolução do sistema de educação tradicional, no qual o aluno é um agente passivo no processo de aprendizagem, para um modelo de educação ativa.

Essa evolução da educação traz a necessidade de implantação de metodologias ativas no sistema de ensino, que direcionam os estudantes a colocar a mão na massa e aprender fazendo. Essas metodologias são:

  • Learning by doing: aprender fazendo;
  • Problem Based Learning (PBL): aprendizagem baseada em problemas;
  • Cultura maker.

A metodologia ativa busca transformar os alunos em protagonistas de suas próprias jornadas de conhecimentos.

Como protagonistas na era da transformação digital, os estudantes precisam desenvolver não só as habilidades típicas, mas também diversas outras, que se tornaram pré-requisito no mundo digital.

A exemplo disso, têm-se educação financeira, empreendedorismo, robótica e programação. Essas são algumas das áreas que precisam ser exploradas dentro da educação 4.0, para a formação de alunos aptos no mundo digital.


Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

No processo de aprendizagem, cada estudante precisa de uma experiência única, personalizada e o modelo que temos hoje é muito distante dessa experiência. Conheça, no tópico a seguir, a evolução da educação!

A evolução da educação

Entenda a evolução da educação de acordo com as características de cada modelo: do 1.0 ao 4.0.

Educação 1.0

A educação 1.0 foi o modelo predominante até a primeira Revolução Industrial. Esse é um modelo restrito no qual um único professor ministrava todas as disciplinas em ambiente doméstico. A educação era restrita à classes sociais mais altas.

Educação 2.0

Depois da Revolução Industrial, reconheceu-se que as classes mais baixas precisavam de um nível de instrução mínima. Então, a educação passou a ser reconhecida como direito de todos os cidadãos, por isso, surgiu o modelo 2.0.

Um único professor ensinando dezenas de alunos (parece familiar?). Esse modelo era um tanto mecânico e impessoal.

Educação 3.0

O modelo da educação 3.0 também surgiu impulsionado pela Revolução Industrial, nesse caso, pela terceira revolução. Foi ela quem trouxe o desenvolvimento explosivo das formas de comunicação com a internet.

Nesse modelo, a educação ficou mais democratizada e os alunos, mais autônomos.

Educação 4.0

Agora, a revolução tecnológica cria a necessidade de pessoas que saibam lidar com tecnologia, possam desenvolver diversas soluções em diferentes áreas e que consigam trabalhar em um mundo VUCA.

No entanto, a educação atual, na maioria dos países, se encontra nos modelos 2.0 e 3.0. Por isso, diversos órgãos públicos e privados buscam incentivar ações para implantar o modelo 4.0.

Para resumir, confira o quadro abaixo com a comparação entre os modelos de educação.

Modelos de educação


Até aqui você sabe que a educação 4.0 é uma necessidade da sociedade na era digital, mas como exatamente esse novo modelo funciona? Quer descobrir? Continue a leitura!

Como funciona a educação 4.0?

O funcionamento da educação 4.0 se baseia nos seguintes pilares:

  • Professor no papel de orientador
  • Alunos no papel de desenvolvedores ativos
  • Entender as teorias por meio de do mundo real
  • Novas formas de avaliar o crescimento dos alunos
  • Utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem.

Imagine um ambiente escolar diferente daquele que você frequentou no ensino fundamental e médio.

No ambiente 4.0, você não chega na sala de aula com intuito de aprender uma fórmula sobre "movimento curvilíneo uniforme" para determinar a velocidade de um carro ao fazer uma curva.

Ao invés disso, você iria projetar o carrinho, definir uma força motriz, construir uma pista, fazer testes e descobrir qual a curva ideal para o protótipo seguir com segurança. Tudo isso sob a supervisão e orientação do professor.

Legal, não é mesmo?

Perceba que, nas duas situações, você chegou a um único resultado, mas apenas a segunda trouxe mais valor instigando você a utilizar diferentes áreas do conhecimento.

Basicamente, é dessa forma que o modelo de educação 4.0 funciona. Por meio dele, um aluno desenvolve competências que são essenciais para o crescimento profissional e pessoal.

Vamos conhecer essas competências a seguir. Deslize a tela e siga a leitura!

Competências desenvolvidas no modelo de educação 4.0

Os pilares citados anteriormente estão alinhados com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que traz o Plano Nacional de Educação (PNE), ambos definidos pelo Ministério de Educação e Ciência (MEC).

A BNCC declara que as competências desenvolvidas por um aluno na educação 4.0 são:

  1. Conhecimento;
  2. Pensamento crítico;
  3. Repertório cultural;
  4. Comunicação;
  5. Cultura digital;
  6. Mercado de trabalho e projeto de vida;
  7. Argumentação;
  8. Autoconhecimento;
  9. Empatia;
  10. Responsabilidade e cidadania.

Estudantes com essas habilidades, com certeza, entregarão resultados cada vez maiores e significativos para a sociedade.

Porém, existem desafios que a escola precisa enfrentar para que a educação 4.0 seja implantada. Esses desafios não são apenas para os alunos, mas professores e gestores educacionais também precisam derrotar alguns gigantes.

No próximo tópico, você entenderá mais sobre isso!

Desafios para implantação da educação 4.0

Os principais agentes a enfrentarem os desafios de implantação da educação 4.0 são:

  • Alunos;
  • Professores;
  • Gestores.

Alunos

O que os alunos precisam é desenvolver a adaptabilidades diante do novo sistema de ensino.

Como implantar a educação 4.0 é algo difícil para diferentes tipos de alunos assimilarem o modelo, o que pode gerar alguma desmotivação no início.

Professores

O domínio da tecnologia educacional não deve acontecer apenas pelos alunos. Os professores devem estar aptos para orientar os alunos durante o todo o processo de conhecimento. Essa aptidão vai além do conhecimento sobre uma única disciplina específica.

Não só isso, mas os professores devem trazer o mindset de crescimento para dentro das escolas, incentivando o crescimento dos alunos, tendo empatia e incitando a criatividade.

Gestores

Os gestores são os agentes catalisadores da mudança para implantação da educação 4.0.

São os responsáveis por conduzir a escola ou universidade na direção de metodologias ativas, utilização de softwares de administração escolar cada vez mais eficientes e por estabelecer métricas que avaliem os alunos, além de notas de zero a dez.

O que pode ser mudado agora?

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.