O que é uma Escrita Criativa?
Qual a importância de desenvolver essa habilidade?
Quais são os benefícios da Escrita Criativa para a vida profissional?
Tipos de Escrita Criativa
6 dicas incríveis para desenvolver uma Escrita Criativa!
Ficou com um gostinho de quero mais? Se especialize agora!

Entenda como a Escrita Criativa é uma habilidade coringa para qualquer profissão!

Independente da sua atuação no mercado de trabalho, a Escrita Criativa pode ajudar a alavancar a sua carreira. Confira como desenvolver essa habilidade!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como a Escrita Criativa é uma habilidade coringa para qualquer profissão!

A escrita criativa nada mais é do que a produção de um conteúdo original que desperte interesse no público alvo.

Quantas vezes você já abriu o LinkedIn e viu uma publicação que viralizou?

Esses são ótimos exemplos de como a escrita criativa pode dar visibilidade a uma pessoa. Afinal, utilizando gatilhos que chamam a atenção, qualquer pessoa pode expor seus pontos de vista e ser reconhecida por isso.

Se você está pensando que isso é muito difícil, vamos te mostrar que está enganado.

Aqui, você encontrará tudo que precisa saber sobre o tema e como desenvolver o seu próprio estilo de escrita criativa através dos seguintes tópicos:

  • O que é uma Escrita Criativa?
  • Qual a importância de desenvolver a Escrita Criativa?
  • Quais são os benefícios da Escrita Criativa para a vida profissional?
  • Tipos de Escritas Criativas;
  • 6 dicas incríveis para desenvolver uma Escrita Criativa!

Vamos lá?

O que é uma Escrita Criativa?

A escrita criativa é tudo aquilo que você lê e não tem um viés técnico ou acadêmico. Isso significa que e-mails de trabalho, artigos científicos e relatórios empresariais não se encaixam nesse conceito.

No entanto, posts em redes sociais e e-mail marketing são meios de comunicação que permitem o uso da escrita criativa. Afinal, é hora de se destacar e chamar a atenção do seu público utilizando por exemplo:

●     Figuras de linguagem;

●     Gatilhos mentais que despertem curiosidade;

●     Figuras e ilustrações;

●     Conexões e metáforas.

Ser criativo no mercado de trabalho pode parecer um desafio para muitas pessoas. Mas, apesar disso, elas não devem desistir de desenvolver a habilidade de escrita fora da caixa.

Confira a seguir a importância dela para o dia a dia!

Qual a importância de desenvolver essa habilidade?

Em diversas carreiras, a escrita criativa pode ser uma forma de se destacar. Afinal, com a sua utilização, é possível chamar atenção do público externo e interno de uma empresa.

Não estamos falando aqui apenas de um texto ou uma redação publicitária. A escrita criativa pode ser uma habilidade base para a elaboração de apresentações, maneiras de articular em frente ao público e até mesmo prender a sua atenção.

Pensar fora da caixa é uma característica que pode ser desenvolvida junto com a escrita criativa. Isso faz com que o profissional se torne mais completo, consiga ser mais crítico e analítico, além de ser um diferencial para integrar qualquer equipe.

Para desenvolver a escrita criativa não é necessário cursos superiores ou pós-graduações. Essa habilidade é algo que pode e deve ser estimulada com pequenas mudanças de hábitos no dia a dia.

Quais são os benefícios da Escrita Criativa para a vida profissional?

A escrita criativa pode trazer diversos benefícios para a vida profissional, tais como:

Melhora a comunicação 

Ao praticar a escrita criativa, é possível aprimorar habilidades de comunicação escrita, o que pode ser útil em diversas áreas profissionais.

Estimula a criatividade

A escrita criativa pode ajudar a desenvolver a criatividade, o que pode ser útil para a resolução de problemas e para a geração de ideias inovadoras.

Aprimora a capacidade de planejamento

Ao escrever histórias ou roteiros, por exemplo, é preciso planejar a estrutura e a sequência dos eventos. Essa habilidade de planejamento pode ser útil em diversas situações profissionais.

Desenvolve a empatia

Ao criar personagens e situações em histórias, é possível praticar a empatia e a compreensão das perspectivas dos outros. Essa habilidade pode ser útil em trabalhos que envolvem lidar com pessoas e equipes.

Aumenta a autoconfiança

A prática da escrita criativa pode ajudar a aumentar a autoconfiança na habilidade de comunicação e de expressão, o que pode ser útil em diversas situações profissionais, como apresentações e reuniões.

Tipos de Escrita Criativa

Existem vários tipos de escrita criativa, cada um com suas próprias características e objetivos. Aqui estão alguns exemplos:

  • Conto: uma narrativa curta, geralmente focada em um único evento ou personagem, com um início, meio e fim bem definidos;
  • Romance: uma história longa, geralmente com vários personagens e tramas paralelas, que se desenvolve ao longo de vários capítulos;
  • Poesia: uma forma de expressão lírica que usa palavras para evocar imagens e emoções. Pode ser escrito em verso ou prosa;
  • Roteiro: um documento usado para planejar e escrever um filme, programa de TV, peça de teatro ou outro trabalho de mídia visual;
  • Não-ficção criativa: um gênero que mistura elementos de jornalismo e narrativa literária para contar histórias verdadeiras de maneira cativante e envolvente;
  • Blog: um tipo de escrita criativa que é publicado online em formato de blog. Pode ser sobre qualquer assunto, desde viagens e comida até tecnologia e negócios;
  • Ensaio: um trabalho de não-ficção que explora um tópico específico de maneira aprofundada e pessoal. Pode ser argumentativo, descritivo ou narrativo.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de escrita criativa. Há muitos outros, incluindo memórias, biografias, peças de teatro, scripts de comédia e muito mais.

6 dicas incríveis para desenvolver uma Escrita Criativa!

Desenvolver a escrita criativa pode ser mais fácil do que você pensa. Lógico que o processo exigirá empenho e dedicação, além de resiliência. No entanto, ele pode ser feito através de simples hábitos e foco na busca por conhecimento.

Confira agora as dicas mais importantes para aprimorar essa habilidade!

1. O hábito constante da leitura

Comece pelo mais simples: o hábito de leitura. Quanto mais uma pessoa lê, mais ela está em contato com formas de passar informações diferentes.

Nessa dica é importante lembrar que ler conteúdos de naturezas diversas, pode ajudar ainda mais na escrita criativa. Por isso, busque jornais, revistas, histórias em quadrinhos, livros de ficção e até mesmo posts em redes sociais.

O contato com os diversos tipos e canais de comunicação podem fazer com que você tenha uma escrita criativa e versátil. Sabendo aplicar essa habilidade em diferentes contextos.

2. A busca incessante por conhecimento

Como você já deve imaginar, para que uma pessoa tenha uma escrita criativa é importante também que ela sempre se atualize em diversos assuntos.

Pensando nisso, nunca deixe de buscar novas fontes de conhecimento acerca dos assuntos que você escreve.

Por exemplo: caso você faça uma apresentação sobre um plano de marketing de uma hamburgueria, leia sobre o mercado, as evoluções históricas do produto e até mesmo compare com modelos de grandes sucessos, como o McDonald’s ou o Madero.

3. O conhecimento das técnicas

A escrita criativa é um processo único e provavelmente cada pessoa irá desenvolvê-lo de sua maneira. No entanto, é necessário também ter conhecimento de algumas técnicas que podem aprimorar essa habilidade.

Nos dias de hoje, é possível ressaltar algumas:

●    Copywriting;

●     Jornada do Herói;

●     Técnicas SEO.

4. A conexão com o público-alvo

A escrita criativa deve ser criada também pela ótica do público-alvo. Não adianta utilizar metáforas e figuras de linguagem que ele não irá entender.

Por isso, caso você esteja escrevendo para economistas e administradores, é possível utilizar referências de pensadores da área como Adam Smith e Fayol.

No entanto, não vale a pena relacionar os conceitos trabalhados por eles se o público-alvo for pessoas da área da saúde.

5. A revisão da escrita

Uma das partes mais importantes do processo de escrita criativa é a revisão dos textos. Afinal, é necessário observar se a construção das frases está correta, se as palavras estão passando clareza ao que você quer dizer e até mesmo se não há erros de concordância ou gramaticais.

Nesse sentido, é interessante que a revisão final seja feita pelo menos um dia depois do término da escrita. Assim, a leitura deixa de ser no piloto automático e os detalhes que podem ser refinados se tornam mais evidentes.

6. A prática leva a perfeição

Não existe frase mais clichê do que essa, mas ela realmente se faz válida quando o assunto é escrita criativa.

Para desenvolver essa habilidade, é necessário praticar. Por isso, tire um tempo para escrever todos os dias. Uma boa forma de encontrar espaços para isso, é usar a escrita criativa também na rotina.

Como por exemplo posts nas redes sociais, recados nos grupos da família ou trabalho. Com certeza, você encontrará situações favoráveis para isso. Basta aproveitá-las!

Dica bônus!

Apesar de estarmos falando sobre escrita criativa, você pode transcender essa habilidade também para a comunicação verbal. Desenvolvendo essa forma de pensar, será mais fácil lidar com situações do dia a dia, como:

●     Apresentações profissionais;

●     Discussões em rodas de conversa;

●     Desenvolvimento de trabalhos na faculdade;

●     Argumentações em geral.

Ficou com um gostinho de quero mais? Se especialize agora! 

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, nós estamos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar a se comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da CNV. Bora começar?

Então, está esperando o que? Baixe agora!

Banner do ebook Comunicação Não-Violenta na Prática.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Comunicacao Com Stakeholders

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.