Aprenda como criar uma apostila para o seu curso com 9 dicas!

Conheça 9 dicas para criar uma apostila para seu curso e entenda a importância desse material que é utilizado a muito tempo como auxílio de aprendizagem dos alunos.

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Aprenda como criar uma apostila para o seu curso com 9 dicas!

Durante a estruturação de um curso muitas ferramentas podem ser usadas para reter a atenção do aluno e sobretudo servir como material de estudo e acompanhamento para ele.

Uma das ferramentas que podem conter todo tipo de conteúdo agregador para o curso é a apostila, que  além do conteúdo apresentado no curso, pode conter também referências e indicações adicionais sobre o conteúdo.

Ficou interessado e quer criar uma apostila para seu curso? Continue lendo pelos seguintes tópicos:

  • O que é uma apostila?
  • Importância de criar uma apostila para seu curso
  • Como criar uma apostila?

O que é uma apostila de curso?

A apostila é onde o conteúdo do curso será compilado em texto. O material tem o propósito de reunir todo conteúdo em um local só, para facilitar o acompanhamento do aluno.

A criação de uma apostila para seu curso é uma etapa muito importante para o processo de aprendizado do aluno, visto que os alunos possuem facilidade de aprendizagem diferente, por exemplo, alguns aprendem melhor lendo, do que apenas ouvindo.

É importante tentar englobar a maior parte das necessidades desses alunos, e por isso é importante criar a apostila pois ela serve como um material de estudo essencial para aqueles que preferem ler ou mesclar as técnicas de estudo.

As apostilas em papel eram mais comuns, porém com a revolução digital, as apostilas online são cada vez mais populares, facilitando e reduzindo os custos de produção, além de ser uma alternativa para auxiliar em cursos online.

A revolução digital também possibilitou a incrementação das apostilas, que com apenas um código QR podem inserir diversas referências como livros, filmes, séries, músicas, que o aluno poderá acessar apenas ao apontar a câmera do celular para a página.

Continue lendo para saber a importância e como criar uma apostila para seu curso, além de descobrir como gerar os códigos QR e incrementar ainda mais sua apostila com outras informações!

Importância de criar uma apostila para seu curso

Para o aluno

Através da apostila o aluno poderá acompanhar as aulas e estudar sozinho acerca dos temas discutidos. Além de contar com referências e materiais complementares ao curso que fazem toda diferença na formação do mesmo.

Para o docente

A apostila vem como incremento e auxílio ao professor nas aulas, visto que ela serve como material de consulta dos alunos, podendo orientar até o professor nas aulas, para que ele siga a melhor linha de raciocínio possível para o entendimento dos alunos.

Para o curso em si

Quanto mais material de qualidade o curso produz, mais autoridade ele conquista. Pois assim se nota a preocupação dele e comprometimento com o aprendizado do aluno, ao buscar produzir materiais diversos que alcancem e trabalhem as facilidades e dificuldades de cada discente.

Como criar uma apostila? 9 dicas valiosas!

1- Defina o público alvo

Em primeiro lugar, para começar a criar sua apostila, é preciso que ao produzir você mantenha em mente qual é seu público alvo, ou seja, a quem a apostila será direcionada, para que a linguagem e o modo que será abordado seja ajustado e assim o conteúdo seja absorvido em sua totalidade pelo aluno.

2- Organize o conteúdo da sua apostila

Para fazer uma apostila para seu curso é necessário que você organize todo o conteúdo de acordo com o que será estudado nas aulas, para colher as ideias iniciais vale fazer um brainstorming de tudo que você quer que contenha em seu curso.

Depois você pode organizar o conteúdo em tópicos e subtópicos, a princípio. E ir organizando a ordem em que eles aparecerão na apostila, para enfim destrinchar cada um deles, além disso, você pode anotar os tópicos propícios para fazer pontes entre o conteúdo.

Se o curso já estiver estruturado, estruture a apostila de acordo com ele. Se ainda não estiver consolidada, a apostila pode ser usada como escopo do curso.

3- Faça um sumário de qualidade

Após definir os tópicos e subtópicos é essencial construir um sumário indicando as páginas referentes a cada um deles.

Como dito anteriormente, é na apostila que o conteúdo do curso será compilado. Então, nada mais condizente do que o aluno conseguir identificar onde procurar dentro da apostila cada conteúdo estudado.

4- É hora de fazer a apostila!

Para começar é interessante ter um tópico com instruções preparatórias, trazendo sobretudo, qual o objetivo com o material que está sendo apresentado e a importância do conteúdo para a formação pessoal e profissional do aluno.

Após definir a estrutura da apostila, é hora de definir bem os tópicos e subtópicos que serão estudados para poder discorrer em texto de forma mais detalhada sobre eles e apresentar fotos, referências, sugestões, estudos de caso, enfim, todo tipo de material que pode auxiliar no aprendizado do aluno.

5- Disponibilize exercícios na apostila

Como a apostila permite que você ofereça todo tipo de material, é interessante conter alguns exercícios sobre o tópico para que o aluno exercite o conteúdo que está estudando e saiba onde estão suas maiores dificuldades.

6- Forneça um conteúdo além da apostila

A era digital facilita na disponibilização de referências de outras leituras e materiais de apoio, como filmes e séries. Uma possibilidade para facilitar o acesso dos alunos a esse material é o Código QR.

O código QR é um código de barras que pode ser escaneado pela câmera do celular, que pode ser convertido em texto, endereço URL, SMS, número de telefone, localização, contato e várias outras informações.

O Google já disponibiliza a geração desse código QR pelo Google Chrome, ao clicar na URL do site aparece um ícone que gera um código QR que pode ser baixado como imagem e inserido na apostila.

Gerando Código QR para o site da Voitto


Dessa maneira basta apenas fazer o download da imagem e inserir em sua apostila.

7- Estruture a identidade visual e diagramação

A identidade visual da apostila também é outro ponto a ser levado em consideração, visto que ela ajuda na identificação do material, permitindo melhor visualização e reconhecimento do conteúdo.

Por isso, é necessário se atentar ao uso da mesma formatação e cores ao longo da apostila, pois a padronização é essencial.

Também é possível utilizar ícones para sugestões de referências adicionais, por exemplo, sempre que for indicar um livro de referência, colocar um ícone de livro, ou uma câmera ao indicar filmes. Isso ajuda na padronização e destaque do conteúdo sugerido.

8- Revise o conteúdo

Revise, revise e revise. Peça aos amigos e família para revisarem também, pois muitas coisas podem passar despercebidas devido ao cansaço de estar em constante contato com o material.

A revisão é ponto essencial para a credibilidade do curso também, já que erros ortográficos e de conteúdo não podem ser tolerados.

Para dar mais credibilidade ainda, é possível se aliar a quem também tem autoridade no mercado de ensino. Por isso, a Voitto abre as portas para que você hospede seu curso na Voitto Academy e transforme sonhos em realidade!

9- Cuidado com o plágio!

É importante lembrar que ao produzir conteúdos escritos, o cuidado em citar trechos deve ser redobrado, pois colocar a referência bibliográfica é obrigatório. Afinal, plágio é crime e pode causar situações desconfortáveis.

Voitto Academy

Voitto Academy

Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.