Quais as vantagens de realizar investimentos no exterior?
Quais são os tipos de investimentos no exterior?
Como realizar investimentos no exterior?
Invista em você!

Entenda como realizar investimentos no exterior sem complicação

Descubra como realizar investimentos no exterior e quais são os tipos que podem ser uma ótima maneira de diversificar e proteger o seu patrimônio

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como realizar investimentos no exterior sem complicação

Você já ouviu aquele famoso ditado "não coloque todos os ovos em uma cesta só"? Ele é muito utilizado no mercado financeiro e é fácil entender o porquê. Imagine que todos os seus investimentos estejam em uma ação e ela se desvalorize 10%? Pensando nisso, a pulverização e os investimentos no exterior são fundamentais.

A ideia de diversificação em diversos produtos e ativos, já é muito difundida e a maior parte dos investidores já a colocam na prática. No entanto, ainda insistem em alocar seus recursos apenas no Brasil.

Com investimentos no exterior, você estará mais seguro de eventuais crises, desestabilidades políticas e até mesmo de variações cambiais negativas.

Você quer estar preparado e saber como ter investimentos no exterior mesmo morando no Brasil? Não deixe de conferir este artigo até o final seguindo pelos tópicos:

  • Quais as vantagens de realizar investimentos no exterior?
  • Quais são os tipos de investimentos no exterior?
  • Como realizar investimentos no exterior?

Quais as vantagens de realizar investimentos no exterior? 

Como você já deve imaginar, o mercado financeiro pode ser volátil e ele sempre estará sujeito a fatores externos. É fácil perceber, por exemplo, como os resultados de eleições impactam diretamente na bolsa de valores e nas expectativas de taxas de juros.

Pensando nisso, ter investimentos no exterior pode ser uma boa maneira de se expor no mercado internacional e evitar que a concentração geográfica de patrimônio seja uma forma de estar refém somente dos riscos internos.

Além disso, também existem algumas tendências globais que se fortalecem com os investimentos no exterior.

Imagine, por exemplo, os países que mais se destacaram no combate ao coronavírus e alcançaram maior estabilidade econômica com mais agilidade. Nesses locais, a recuperação pode se materializar nos retornos de ativos financeiros.

De maneira geral, os investimentos no exterior ajudam nos dois lados da moeda:

  • Aproveitar oportunidades em mercado internacionais;
  • Sofrer menos com os impactos de eventos locais

Mas antes de saber quais os tipos de investimentos que você pode fazer no exterior, nos preparamos para você a Planilha de Controle De Orçamento e Despesas no Excel, para que você seja capaz de fazer sua reserva de emergência (se ainda não tem) e controlar suas despesas.

Realizar o controle de orçamentos e despesas é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Além disso, para realiza-lo é necessário muito organização e atualização constante.

Pensando nessa necessidade desenvolvemos para você uma planilha especialmente para esse controle, de forma que com ela, você poderá evitar gastos além do planejado.

Invista na organização de suas finanças clicando no botão abaixo e fazendo o download desse material!

Planilha controle de orçamentos e despesas

Agora, se você está curioso e quer saber como ter ativos internacionais na sua carteira de investimentos, não se preocupe. Aqui você descobrirá tudo o que precisa saber. Vamos começar pelas opções de aplicações no exterior.

Quais são os tipos de investimentos no exterior? 

Por mais que muitos pensem que para ter investimentos no exterior é preciso ter muito dinheiro, esse é um dos grandes mitos do mercado financeiro. Atualmente, é possível extrapolar as barreiras geográficas e aplicar internacionalmente com pouco dinheiro.

Mas para isso, é preciso que você conheça as melhores opções. Confira a lista que preparamos para você!

Fundos de Investimentos

Os fundos de investimentos são formas de aplicar internacionalmente sem ter necessariamente uma conta no exterior. Afinal, os fundos internacionais podem receber aportes em real e diversificar os seus investimentos fora do país.

Para isso, vale sempre analisar a estratégia do fundo. Ela pode ser voltada para a compra de outra moeda, aplicações em renda fixa de outros países e até bolsa de valores internacionais, como a NYSE e a NASDAQ dos Estados Unidos.

Vale lembrar que outro benefício é quanto ao entendimento do sistema de tributação. O imposto de renda desses tipos de produtos financeiros é igual aos demais da categoria no Brasil.

Exchange Traded Funds (ETF)

Outra opção para investimentos no exterior é o chamado ETF. Esse produto é composto por uma carteira que busca acompanhar índices de referência de bolsas de valores por volta de todo o mundo.

Alguns dos exemplos nacionais mais comuns são:

  • IVVB11 negociado no Brasil que segue ETF iShares S&P 500, das ações mais negociadas nos Estados Unidos;
  • XINA11  que tem como referência o índice MSCI China, principal indicador do mercado financeiro chinês.

Brazilian Depositary Receipts (BDR)

Mais uma alternativa para o investidor brasileiro conseguir aplicar no exterior sem necessariamente uma conta fora é o BDR. Esses investimentos de renda variável são negociados na B3 e voltados para ações de empresas específicas, diferentemente dos ETFs.

As cotações desses papéis são em tempo real e acompanham o preço de negociação na bolsa em que são negociados originalmente e da cotação da moeda, como por exemplo o dólar.

Vale ressaltar que os BDRs são destinados a investidores qualificados. Isso significa que pessoas com aplicações financeiras inferiores a 1 milhão não podem negociá-los.

Alguns dos BDRs mais famosos que podem ser encontrados no Brasil são:

  • Apple;
  • Google;
  • Amazon.

Stocks

As stocks são as ações negociadas nas bolsas americanas. Para investir nesses produtos financeiros é necessário ter uma conta nos Estados Unidos. Para isso, algumas corretoras atualmente oferecem meios exclusivos para brasileiros, como a Passfólio e a Avenue.

Por ser um produto de renda variável, no caso ações, as stocks são negociadas diretamente através das bolsas NASDAQ e NYSE.

Real Estate Investment Trust (REIT)

O REIT é mais uma opção para investimentos no exterior. O seu funcionamento é muito semelhante aos Fundos Imobiliários (FII). As aplicações são exclusivamente no setor imobiliário internacional.

No entanto, vale ressaltar que as isenções nacionais de imposto de renda nos dividendos não se aplicam da mesma forma aos REITs. Além disso, esse produto permite alavancagem, o que no Brasil não é possível nos FIIs.

Agora é hora de entender como realizar na prática investimentos no exterior. Confira a seguir!

Como realizar investimentos no exterior? 

Para qualquer uma das modalidades de investimentos no exterior é fundamental que você tenha uma conta em uma corretora de valores. Nacionalmente, algumas das opções mais utilizadas são a XP Investimentos, a Rico, a Clear e o BTG.

Elas serão suficientes para qualquer investimento que possa ser feito em moeda nacional e o passo a passo para a abertura de uma conta é simples e todo em português.

No entanto, algumas corretoras como Charles Schwab, TD Ameritrade, Interactive Brokers, Avenue e Passfólio, permitem que o investidor brasileiro invista diretamente no exterior. Sendo regulamentadas até mesmo com o Banco Central.

Vale lembrar que independente do tipo de investimento escolhido, é fundamental que você avalie a corretora que mais atende às suas necessidades. Alguns pontos podem te ajudar nisso:

  • Qualidade no atendimento e assessoria;
  • Suporte em português;
  • Taxas cobradas de operação e manutenção de conta;
  • Diversidade de produtos oferecidos. 

Invista em você!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o Blog Voitto para ficar por dentro de diversas notícias e artigos de qualidade!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.