1. Atendimentos de telemarketing
2. Arquitetos
3. Corretor de imóveis
4. Gestores financeiros
5. Caixas de supermercados
Como transitar de carreira?

Veja 5 Profissões Afetadas com a Chegada de Novas Tecnologias

Descubra agora mesmo cinco profissões que já começaram a ser afetadas com o avanço da tecnologia e que possuem características que podem até vir a acabar.

Gabriel dos Anjos
Por: Gabriel dos Anjos
Veja 5 Profissões Afetadas com a Chegada de Novas Tecnologias

Estamos passando por uma revolução de trabalho com a chamada Indústria 4.0 que não é novidade para ninguém. Um exemplo que torna cada vez mais real essa mudança no trabalho veio junto com a pandemia de Covid-19.

O isolamento social iniciado no ano de 2020 obrigou empresas com jornadas tradicionais a se adaptarem ao home office ou ainda mudarem seu tipo de negociação em relação a produtos e serviços.

Muito além da pandemia, algumas profissões também serão afetadas com a evolução tecnológica, visto que, atualmente, a forma que nos comportamos já é bem diferente da forma como agíamos há 20 anos.

Isso vai desde o pagamento de contas até a busca por imóveis, por exemplo, que são indícios de que o futuro já começou.

Neste artigo você vai conferir mais sobre as 5 profissões que serão diretamente afetadas pela tecnologia:

  • Atendimentos de telemarketing;
  • Arquitetos;
  • Corretor de imóveis;
  • Gestores financeiros;
  • Caixas de supermercados.

Vamos entender o porquê logo a seguir!

1. Atendimentos de telemarketing 

Os atendimentos de telemarketing serão realizados por robôs em um futuro próximo. A automação deste serviço permite mais praticidade e agilidade, tanto na oferta de produtos, quanto na resolução de problemas.

Hoje em dia, já é possível resolver pendências e até mesmo dúvidas relacionadas a diversos tipos de assuntos, como imóveis.

E, acontecem por meio de chatbots – robôs calibrados com respostas automáticas, de acordo com o perfil de cada cliente – instalados nos sites e até mesmo aplicativos como WhatsApp Businessessde empresas e corporações.

2. Arquitetos

A arquitetura já conta com a ajuda de máquinas – softwares – para o desenvolvimento de plantas de imóveis.

Claro, a criatividade do profissional não pode ser substituída, mas ainda assim é possível encontrar programas que desenvolvem projetos autônomos, de acordo com as especificações do cliente e em larga escala.

Para o futuro, os profissionais de arquitetura precisarão cada vez mais integrar a tecnologia e a inovação à sua própria realidade para que possam trabalhar sem sofrer prejuízos.

3. Corretor de imóveis

Quem busca por um apartamento para alugar já consegue visualizá-lo sem sair de casa por meio da visita virtual.

Além disso, já faz algum tempo que os classificados de jornal impresso acabaram perdendo espaço para anúncios on-line em sites especializados, ou até mesmo em marketplaces.

Os corretores de imóveis desempenham um papel importantíssimo em relação à apresentação dos imóveis e, mais do que isso, conseguem negociar as melhores condições de compra ou aluguel.

Porém, com as novas tecnologias, esses profissionais precisarão se reinventar para conseguirem atuar em um cenário totalmente atualizado, com novas demandas e ferramentas.

4. Gestores financeiros

As ciências exatas também são um dos grandes trunfos da tecnologia. Uma máquina consegue, de maneira instantânea, realizar cálculos e balanços financeiros, gerando resultados e possíveis soluções de forma direta, conforme sua programação.

A gestão de finanças também é uma profissão que precisará buscar novas aspirações para continuar existindo de maneira fundamental.

Os profissionais relacionados à área terão de lidar com o desenvolvimento de sistemas cada vez mais autônomos e, com isso, buscar saídas alternativas para criarem novas demandas, bem como se adaptarem à realidade moderna.

5. Caixas de supermercados

Hoje, já é possível encontrar caixas de supermercados completamente automatizadas onde os próprios clientes fazem a contabilização e a pesagem dos produtos – se necessária – para que realizem o pagamento logo em seguida.

É possível que em um futuro não muito distante esta realidade se torne cada vez mais comum, fazendo com que as pessoas não precisem mais aguardar tanto tempo em longas filas para realizarem pagamentos ou até mesmo fazerem compras.

Se gostou deste artigo e quer conhecer um pouco mais sobre as profissões que serão afetadas pelo avanço da tecnologia, não pode deixar de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

Você acessou um artigo que faz parte de um projeto ao qual temos muito orgulho de anunciar: o “Eu, colunista”.

Ele foi criado para que você, nosso leitor, tenha um espaço na nossa plataforma para divulgar os seus conhecimentos. Então, se você também possui o interesse de ter um texto seu exibido no maior blog de gestão do país, não perca tempo e acesse o artigo "Já pensou em ser um colunista no blog de gestão mais acessado do Brasil?" para descobrir como!

Como transitar de carreira?

Está com dúvidas sobre como montar seu currículo ou entender qual é o melhor modelo para você?

Receba dicas de como ter um currículo de sucesso e se destacar nas vagas de emprego com o nosso eBook sobre o tema!


ebook curriculo do papel ao Linkedin

Gabriel dos Anjos

Gabriel dos Anjos

Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, ama escrever artigos informativos e se manter atualizado, atualmente trabalha como redator.

Banner do Kit "Resumos de Livros sobre Comunicação e Networking".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Comunicação E Networking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.