O que são as dinâmicas para home office e qual a sua importância?
Quais os tipos mais comuns de dinâmicas para home office?
5 dicas de dinâmicas para home office
Dica de Ouro!

Conheça 5 ideias interessantes de Dinâmicas para Home Office

Entenda como estimular a produtividade e comprometimento de sua equipe com as Dinâmicas para Home Office. Aprenda também dicas de dinâmicas para esse modelo!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Conheça 5 ideias interessantes de Dinâmicas para Home Office

A realização de dinâmicas para home office é uma realidade atual no dia-a-dia da maioria das empresas.

Para qualquer empresa, é muito importante a realização da gestão de pessoas. Sem isso, não seria possível conhecer seus próprios contratados nem promover o bem estarnecessário para os mesmos.

Desse modo, a maneira mais eficaz de efetuar essa gestão é por meio das dinâmicas de grupo! Provendo um contato próximo com as outras pessoas da empresa ou da equipe.

É então importante e necessário não permitir que estar longe uns dos outros fisicamente interfira na execução desse tipo de atividade.

Hoje, com as facilidades tecnológicas, já se dispõe de meios para a prática das dinâmicas para home office, por plataformas como Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, entre outros.

Assim sendo, trouxemos para você algumas dicas de dinâmicas para o home office, além de outras informações para que entenda mais a respeito. Continue a leitura para conversarmos os seguintes tópicos:

  • O que são as dinâmicas para home office e qual a sua importância?
  • Quais os tipos mais comuns de dinâmicas para home office?
  • 5 dicas de dinâmicas para home office 

O que são as dinâmicas para home office e qual a sua importância?

As dinâmicas para home office são atividades realizadas em grupo entre os membros ou possíveis membros de uma empresa.

Ou seja, as dinâmicas de grupo podem ser utilizadas para a gestão e avaliação de colaboradores que já estão na empresa, assim como podem ser aplicadas na realização de processos seletivos.

O objetivo das dinâmicas de grupo para home office é melhorar o relacionamento interpessoal entre os colaboradores, mantê-los engajados em situações e momentos diversos, como também aprimorar a colaboração entre eles.

Além disso, quando aplicadas para a contratação de novos funcionários, servem para entender o comportamento dos candidatos e suas características.

Correlacionando com o fato acima, é possível verificar se possuem inclinação para liderança, como reagem sob pressão, como se comunicam com os outros candidatos, suas habilidades no trabalho em equipe, entre outros.

As dinâmicas para home office são importantes pois os resultados dessa prática dentro das empresas são altamente proveitosos, visto que impulsionam a produtividade, proatividade e comprometimento dos colaboradores.

Pensando agora nas dificuldades que podem ser enfrentadas durante o trabalho remoto, trouxemos uma super dica para também ajudar na gestão de sua equipe!


Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


Ainda, se tratando da importância das dinâmicas para home office, elas também permitem que os gestores tenham conhecimento e estejam atualizados  a respeito de quais são as características mais marcantes de cada membro da equipe.

Assim, em situações de promoções já sabem quem deve ser enviado para qual nova função.

Agora que já entendeu o que significa e qual a importância das dinâmicas para home office, continue lendo esse artigo para aprender quais são as didáticas mais comuns!

Quais os tipos mais comuns de dinâmicas para home office?

Existem diferentes atividades que podem ser realizadas nas dinâmicas de grupo, e normalmente elas se reúnem dentro de algum objetivo em comum.

Aqui consideramos esse objetivo como um tipo de dinâmica. E as mais comuns de serem realizadas, em especial em dinâmicas para home office, são:

Integração

Muito relacionada à motivação dos colaboradores, as dinâmicas para home office de integração da equipe servem para que novos contratados conheçam seus colegas e se sintam bem dentro da equipe.

Como também para promover uma participação efetiva de todos os membros, a fim de que se sintam importantes, e por isso, interessados.

Colaboração

Com o intuito de possibilitar que diferentes equipes possam se ajudar, a prática dessas dinâmicas permitem uma multifuncionalidade dos colaboradores.

Relaxamento

Uma das mais importantes para o bem-estar e descontração dos colaboradores, as dinâmicas para home office de relaxamento se fazem tão necessárias quanto as outras!

5 dicas de dinâmicas para home office 

Agora que entendeu mais a respeito, te apresentaremos 5 ideias de dinâmicas para home office que você pode aplicar!

1. Dinâmica das características

Essa dinâmica para home office é uma atividade que busca a melhor socialização entre os colaboradores, a fim de que se conheçam melhor.

Pode também ser utilizada nos processos seletivos, nesse caso com o intuito de os colaboradores conhecerem mais os candidatos.

É importante que se tenha disponível para sua execução um site que realiza sorteios online.

Ela funciona da seguinte forma:

  • Cada participante deve separar 2 características e 2 manias que acharem mais relevantes para descrevê-lo.
  • Em seguida, basta que os e-mails dos participantes sejam fornecidos e que cada um envie para mediador da dinâmica suas informações.
  •  Assim, cada um receberá sorteado em seu próprio e-mail as informações de outra pessoa.
  • Após a distribuição, cada um deve, por meio de mímica, expressar o que está escrito no e-mail enquanto os outros participantes deverão tentar adivinhar a quem ele pertence. 
  • Após descobrirem, o responsável deve se pronunciar e deverá dizer o motivo de sua escolha de adjetivos. O propósito disso é que a equipe consiga se conhecer melhor.

2. Games online

Muito simples de se aplicar e extremamente proveitosa, essa dinâmica para home office pode motivar os colaboradores a desenvolverem ainda mais um senso de equipe e igualmente proporcionar um momento de entretenimento.

A única tarefa a se fazer é encontrar algum jogo online de multijogadores que seja interessante para a maioria, e propor que os participantes o joguem!

Uma dica de jogo interessante é o chamado Gartic, onde o objetivo principal é adivinhar o que os outros jogadores estão desenhando. É um jogo fácil, intuitivo e que permite engajamento de todos participantes.

3. Simulando  problemas 

Pensando agora pelo lado da colaboração, esse é um exemplo de dinâmica para home office mais técnica.

Os integrantes de diferentes equipes da empresa podem simular possíveis problemas que geralmente enfrentam em seu dia-a-dia e pedir que outras equipes sugiram soluções viáveis.

Além do mais, levando para a etapa dos processos seletivos, pode-se simular problemas reais da área de atuação da empresa e do dia-a-dia do cargo que o candidato pretende ocupar.

4. História por trás da foto

Outra dinâmica para home office interessante que serve tanto para descontração quanto para os funcionários se conhecerem, funcionando como um quebra gelo.

A ideia é que cada um apresente uma foto que retrata sua rotina durante o home office e conte a história por trás daquela foto.

Com ela, os membros podem encontrar algumas características em comum e por consequência estabelecer uma maior conexão uns com os outros.

5. Dinâmica do fato raro

Essa é uma das dinâmicas para home office que pode gerar entretenimento e integração entre os funcionários. Ideal que seja feita para grupos pequenos, a fim de que não fique cansativa.

Ela é realizada da seguinte maneira: em grupos de no máximo 5 pessoas, os integrantes devem pensar e contar para o restante alguma situação que vivenciou que acredita ser rara.

Depois disso, os membros irão avaliar se realmente pode ser considerada rara, baseado em suas próprias vivências pessoais.

Se deseja realizar essa dinâmica em grupo maiores, o grupo principal pode ser dividido em agrupamentos menores, e após feita a atividade, podem retornar para reunião inicial e contar que impressões tiveram pelos fatos relatados!


Deu pra ter uma ideia legal de algumas das dinâmicas para home office que poderá implementar não é mesmo?

Se gostou dessas dicas, e quer aprimorar ainda mais o seu home office, fica ligado nessa próxima super dica que tenho pra te dar!

Dica de Ouro!

Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.

Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.

Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Para Gestão áGil De Projetos Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.