Dicas para ter mais qualidade de vida no home office
Veja nosso curso de Home Office de Alta Perfomance!

As 7 práticas para aumentar a qualidade de vida em home office

Descubra, a partir de 7 dicas, como aumentar sua qualidade de vida em home office e como equilibrar as suas metas de trabalho por meio de seu bem estar.

Bruno Guerra
Por: Bruno Guerra
As 7 práticas para aumentar a qualidade de vida em home office

Olá! Você está acessando um artigo que faz parte de um projeto ao qual temos muito orgulho de anunciar: o “Eu, colunista”.

Este projeto foi criado para que você, nosso leitor, tenha um espaço na nossa plataforma para divulgar os seus conhecimentos.

Então, se você também possui o interesse de ter um texto seu exibido no maior blog de gestão do país, não perca tempo e acesse o artigo "Já pensou em ser um colunista no blog de gestão mais acessado do Brasil?" para descobrir como!

Estamos ansiosos pela sua produção!

Agora, chega de enrolação e vamos aprender um pouco a respeito das 7 práticas para aumentar a qualidade de vida em home office com o nosso leitor Bruno Guerra.

Como sabemos, devido à pandemia de Covid-19, inúmeros profissionais no Brasil e no mundo iniciaram o trabalho remoto. Porém, apesar de ser algo novo para muitas pessoas, esta modalidade já existe há décadas e a tendência para os próximos anos é que cresça cada vez mais!

Isso porque o home office é um modelo de trabalho que pode gerar inúmeros benefícios e vantagens, tanto para você, trabalhador, quanto para a empresa em que atua.

E uma das principais vantagens desta modalidade de trabalho é a possibilidade de melhorar a sua qualidade de vida, afinal, há diversas características nele que te permitem aproveitar melhor o seu tempo.

Por isso, para potencializar o seu crescimento e ainda assim, manter sua saúde mental em dia, nós trouxemos uma dica bônus, além das sete listadas abaixo.

Dica bônus!

Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.

Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.

Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

Dicas para ter mais qualidade de vida no home office

Apesar do início da vacinação agora no começo de 2021, diversos profissionais estão e ainda continuarão trabalhando remotamente.

Isso porque, o vírus ainda está presente e milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas. Levando em conta este contexto, o que fazer para ter mais qualidade de vida no home office? É sobre isso que iremos falar a seguir!

1. Organização e planejamento

A primeira dica para ter mais qualidade de vida no home office refere-se à organização e planejamento, principalmente em relação aos seus horários e ao seu ambiente de trabalho.

Isso porque, você precisa ter horários bem estabelecidos para tomar café, começar a trabalhar, fazer uma pausa, almoçar, fazer outra pausa, parar de trabalhar, jantar, etc.

Você precisa ter esse controle e organização em relação a sua rotina! Caso contrário, ela será uma bagunça e é bem provável que você esqueça de fazer coisas, fique estressado e passe por outras situações não muito agradáveis.

Além disso, é importante que você também cuide do seu espaço de trabalho. Afinal de contas, ele precisa ser limpo, bem organizado, iluminado e ventilado, não ter muitas interferências e ser ergonomicamente adequado.

Atente-se sempre a sua postura e evite ficar trabalhando no sofá, na cama e em posições não muito confortáveis.

Tenha móveis, equipamentos e ferramentas adequadas para exercer sua função. Invista em uma boa cadeira, em uma boa mesa, entre outros itens.

Dessa forma, você terá muito mais conforto, ergonomia, desempenho, produtividade e claro, qualidade de vida!

2. Hidratação

Outra dica essencial para melhorar a sua qualidade de vida refere-se à hidratação. Isso porque, beber água é um aspecto de suma importância para a nossa saúde e bem-estar. Jamais devemos negligenciá-lo!

Portanto, algumas vezes ao longo do dia, vá até o bebedouro ou purificador de água da sua casa e beba água! O indicado por especialistas é pelo menos dois litros por dia.

3. Alimentação balanceada

Ao estar mais tempo em casa, você pode e deve preparar as suas próprias refeições. Isso porque, essa é uma prática saudável e proporciona a você muito mais controle sobre os ingredientes que usa, sobre o modo de preparo e sobre o que, de fato, está comendo.

Ao irmos para o escritório, nem sempre comíamos direito, não é verdade? Às vezes, era um lanche rápido, um hambúrguer e a nossa alimentação ficava em segundo plano. Porém, em casa, você pode e deve cuidar melhor da sua alimentação!

Portanto, faça todas as refeições do dia, coma alimentos ricos em nutrientes, vitaminas, ingira frutas, verduras, legumes, monte pratos coloridos e evite ou diminua o consumo de industrializados e ultraprocessados.

4. Atividade física

Se você costumava usar a desculpa “não tenho tempo para fazer atividade física” quando trabalhava em um escritório, com o home office isso foi completamente descartado.

Isso porque, ao trabalhar em casa, você não precisa pegar trânsito e nem transporte público. Fora que, das 24 horas do dia, geralmente utilizamos 8 delas para trabalhar. Ou seja, há algumas horinhas disponíveis em seu dia, certo?

Portanto, aproveite pelo menos 30 minutos do seu dia para se mexer, para se exercitar e evitar o sedentarismo. Não fique parado.

5. Descanso necessário

Trabalhar home office, sem ter a necessidade de fazer vários deslocamentos diários, gera um maior tempo disponível, como dissemos anteriormente.

E, além de aproveitá-lo para fazer uma atividade física, é essencial que você o aproveite também para descansar e ter um sono de qualidade.

Portanto, procure dormir direito, entre 7 e 8 horas por dia. Esse período é suficiente, de acordo com especialistas.

6. Lazer e família

Antes do home office, muitos profissionais, por conta da rotina, dos compromissos e reuniões, passavam grande parte do dia e da semana longe de casa.

Como consequência, mal conseguiam ter momentos de lazer, além de não conseguir passar um tempo com a família.

Por isso, aproveite o home office para ficar mais próximo dos filhos, da esposa, do marido e para ter momentos de lazer, isto é, para fazer o que gosta.

7. Saúde mental

Por fim, para ter mais qualidade de vida, além do que apresentamos ao longo deste artigo, é importante que você tenha um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, entre o corpo e a mente.

Portanto, investir na sua saúde mental é fundamental! E para isso, você pode: meditar, ler um livro, fazer ioga, cozinhar, enfim, encontrar algo que te faça se desconectar e relaxar.

Dessa forma, seguindo todas essas dicas, a sua vida e o seu home office serão muito mais proveitosos e gratificantes!

Veja nosso curso de Home Office de Alta Perfomance!

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

Bruno Guerra

Bruno Guerra

Jornalista, Redator e Analista de SEO. Fã de esportes, apaixonado por Marketing Digital e sempre disposto a ajudar e a aprender coisas novas.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Brainstorming E Selecao De Ideias

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.