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O que é Dropshipping?
Como funciona o Dropshipping na prática?
Como funciona o Dropshipping no Mercado Livre?
Dicas para fazer dropshipping no Mercado Livre
Quais são as vantagens e desvantagens do Dropshipping para sua empresa?
Quais empresas adotam o Dropshipping?
Alcance a estratosfera nas vendas!

Conheça o Dropshipping, uma maneira inovadora de vender na internet!

Neste artigo você irá aprender tudo o que precisa saber sobre o Dropshipping, uma nova maneira de ganhar dinheiro na internet com investimento baixo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o Dropshipping, uma maneira inovadora de vender na internet!

Com o Dropshipping é possível vender e ganhar dinheiro na internet sem precisar ter um estoque ou precisar gastar com armazenamento.

Este novo modelo de negócio inovador vem ajudando muitas pessoas a mudarem de vida por meio da venda de produtos online. Já pensou em investir nesse novo negócio?

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o que é o Dropshipping e como funciona. Separamos alguns tópicos para auxiliar você nesse aprendizado, sendo eles:

  • O que é Dropshipping?
  • Como funciona o Dropshipping na prática?
  • Quais são as vantagens e desvantagens do Dropshipping para sua empresa?
  • Quais empresas adotam o Dropshipping?
  • Dica de Ouro!

Vamos à leitura?

O que é Dropshipping?

O Dropshipping é uma maneira de organização logística na qual o estoque de produtos e seu envio fica sob responsabilidade do fornecedor, e não do vendedor. Ou seja, o vendedor é capaz de vender o produto mesmo sem ter estoque.

Em grande parte dos casos, os vendedores que trabalham com o dropshipping ganham a partir da diferença entre o valor pago pelo consumidor e o valor pago para o fornecedor.

Porém, em alguns casos, alguns vendedores ganham a partir de comissões pagas pelos fornecedores dos produtos.

O dropshipping pode ser aplicado de maneira eventual, em alguns casos onde um pequeno negócio recebe uma grande quantidade de pedidos, ou onde os produtos são caros e possuem um alto custo para mantê-los em estoque.

Este modelo de negócio foi criado nos Estados Unidos em 2006, e apesar de ser usado em sua grande maioria para realizar vendas online, nada impede que seja aplicado também em lojas físicas.

Como funciona o Dropshipping na prática?

Vamos conhecer agora um pouco das etapas que são realizadas dentro do Dropshipping, desde a lista de produtos que serão ofertados, até o produto estar na casa do cliente.

São 4 etapas que guiam o processo de compra, não muito diferente de como já acontece em uma compra online comum, mas o dono do negócio precisa estar atento a alguns pontos importantes para garantir o sucesso da venda.

Como funciona o Dropshipping

Passo 1: Importação da lista de produtos dos fornecedores

Os fornecedoresdisponibilizam listas de produtos que passam por atualizações frequentemente, podendo ser semanal ou diárias.

O ideal é que as atualizações sejam realizadas em tempo real a partir de serviços de computação em nuvem e automação.

Imagine que um mesmo fornecedor é responsável por oferecer seus produtos para vários vendedores, caso um vendedor realize a venda e acabe com o estoque do fornecedor, automaticamente todos os outros vendedores deverão saber dessa informação que o estoque acabou.

Por isso, é importante realizar uma atualização da lista em tempo real.

Mas, em muitos casos as atualizações acontecem de maneira manual, onde o próprio administrador adiciona e remove os produtos.

Passo 2: O consumidor realiza o pedido na internet

Agora é a hora em que o consumidor realiza a compra.

O processo é simples e provavelmente você já conhece. O produto é escolhido, colocado no carrinho e a compra é finalizada.

Nesta etapa, vale a penainvestir em ferramentas de automação de marketing digital para alimentar seus clientes, softwares de CRM para ter o controle de toda a sua base de clientes e aquelas outras pessoas que ainda estão conhecendo seu negócio, além de garantir um ótimo atendimento online.

Tudo isso com o objetivo de aumentar o número de vendas e a qualidade do serviço prestado.

Passo 3: O vendedor repassa o pedido para o fornecedor

Agora é necessário que  o vendedor repasse a informação de venda para o fornecedor.

No melhor cenário e também o mais comum, a informação é repassada de maneira automática, contendo dados sobre o produto e também os dados de entrada do cliente como nome e endereço.

Existem também os casos em que aindaé necessário interferência humana para realizar esta operação manualmente, o que pode ser muito prejudicial, podendo causar falha na troca de informações, falta de estoque e frustração do cliente, por isso a automação é fundamental.

Passo 4: O fornecedor separa e envia o produto para o cliente

Agora a última etapa consiste na separação e entrega dos produtos.

Vale ressaltar que também é necessário o fornecedor de Dropshipping oferecer serviços de pós-venda como atendimento e suporte técnico.

Desta maneira, o vendedor não possui responsabilidade sobre o que ocorre após a realização da venda.

Interessante, não é mesmo?

Ainda tem alguma dúvida sobre como funciona o dropshipping? Assista ao vídeo a seguir para entender um pouco mais sobre método:

Como funciona o Dropshipping no Mercado Livre?

Quer saber como vender no mercado livre por dropshipping com fornecedor? Essa é a terceirização da venda de um produto, o processo usando essa plataforma precisa ser manual. A primeira coisa a fazer é encontrar os fornecedores adequados e calcular os preços de venda.

Após essa organização inicial, outras passos precisam ser seguidos:

  1. Crie uma conta e abra a sua loja no site do Mercado Livre;
  2. Adicione os produtos disponíveis, lembre de colocar fotos ilustrativas e uma boa descrição com um prazo real de entrega;
  3. Quando fizer uma venda, compre o produto do fornecedor e informe o endereço de entrega do seu cliente;
  4. Confirme o código de rastreio para o seu cliente e a melhor maneira de acompanhar a entrega do pedido.

Dicas para fazer dropshipping no Mercado Livre

Para iniciar o seu negócio no Mercado Livre, é preciso organização, pesquisa e planejamento. Pensando nisso, separamos as melhores dicas para te ajudar nesse momento:

  • Escolha um nicho de venda: direcione o seu negócio para trabalhar com produtos específicos, como papelaria, informática, roupas e etc.
  • Crie um bom relacionamento com os clientes: dê atenção a eles nos comentários e questionamentos sobre o produto, seja cordial e responda rápido;
  • Estude o produto: pesquise sobre o item que está vendendo, quanto mais souber, melhor poderá responder aos questionamentos dos seus clientes;
  • Dê atenção ao título do produto: crie chamadas atraentes, cuide da ortografia e esteja atento aos detalhes na descrição. 

Como escolher fornecedores para Dropshipping?

Para vender no mercado livre por dropshipping você precisa se atentar a escolha dos fornecedores, sem esse cuidado você coloca seu negócio em risco. Para escolher um bom fornecedor, nossa principal dica é pesquisar, visite fóruns e leia comentários.

Outra dica importante é verificar as taxas e prazos de entrega, as pessoas evitam compras com taxas muito altas e prazos de entrega longos demais e isso pode prejudicar o seu faturamento.

Por fim, verifique as políticas de troca e devolução para não ter prejuízo caso o seu cliente tenha algum problema com o produto e precise devolver, ou pois é direito do consumidor desistir da compra em até 7 dias após o recebimento.

Quais são as vantagens e desvantagens do Dropshipping para sua empresa?

Agora que já sabemos o que é o Dropshipping e também como ele funciona, vamos ver algumas de suas principais vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Baixo investimento: Sem dúvidas, a maior vantagem de todas é obaixo investimento que é necessário para começar a vender através deste modelo de negócio.
    Todo o investimento está relacionado com as plataformas de e-commerce, atendimento ao cliente e algumas outras ferramentas.
    Gastos com compra de produtos, armazenamento e estoque não serão necessários.
    Portanto, uma estratégia interessante seria investir em outras áreas, como por exemplo: marketing, publicidade, capacitações (Power BI, CRM, SEO, tráfego pago em redes sociais etc).
  • Poucas despesas: Não possuir um espaço físico de loja ou estoque gera economia com diversas despesas, como é o caso de IPTU, conta de água, luz e internet, aluguel etc.
  • Maior flexibilidade: Trabalhar com Dropshipping dentro da internet possibilita maior flexibilidade em relação a um espaço físico. Sendo possível planejar e gerenciar todo o negócio de maneira digital.
    É possível relacionar-se com a plataforma de marketplace, fornecedor e cliente diretamente da tela de seu computador ou smartphone, sem gastar com loja física, aluguel etc;
  • Anúncios ilimitados: O Dropshipping possibilita ao vendedor criar anúncios ilimitados de diversos tipos de produtos dentro do marketplace ou dentro de seu próprio e-commerce. Basta apenas que o fornecedor tenha em estoque esses produtos.

Desvantagens

  • Alta concorrência no mercado: É comum que vários vendedores ofereçam o mesmo produto de um fornecedor, portanto, esteja ciente que ao optar pelo Dropshipping você terá muita concorrência no mercado;
    Para ganhar atenção do mercado, é comum que o vendedor realize promoções, frete grátis e dê brindes para os clientes.
  • Baixo controle de estoque: Como vimos anteriormente, alguns casos de Dropshipping onde o modelo ainda não é totalmente otimizado, é comum surgir problemas de falta de estoque, gerando frustração para o cliente.
    E mesmo que o serviço seja 100% automático, ainda há o risco de simplesmente o fornecedor não querer mais trabalhar com determinado produto, porém neste caso, a venda não será efetuada, pois a própria plataforma não irá permitir.
  • Margem de lucro baixa: Em geral,a margem de lucro é baixa, necessitando de um alto volume de vendas para compensar.
    Além disso, pessoas que estão iniciando neste mercado competitivo costumam vender os produtos com um valor abaixo do mercado,  diminuindo ainda mais o faturamento.
  • Baixa padronização nos prazos de entrega: Trabalhar com diversos fornecedores irá fazer com que a sua loja tenha vários prazos de entrega  também, isso acarreta em uma baixa padronização nos prazos.
    Além disso, podem ocorrer problemas na entrega por meio de produtos danificados, não entregues, entregues em endereço errado etc.
    A logística é terceirizada, então não é possível ter 100% do controle sobre o que está acontecendo.

Quais empresas adotam o Dropshipping?

Podemos encontrar diversos exemplos no mercado de lojas e também marketplaces que utilizam o Dropshipping como estratégia.

Vamos conferir algumas?

Amazon

Empresa fundada em 1994,famosa por possuir uma infinidade de produtos, atua no comércio eletrônico, livros, eletrodomésticos etc.

Mercado Livre

Um grande exemplo de interatividade entre vendedor e fornecedor e é um dos líderes dentro do mercado nacional.

Madeira Madeira

A Madeira Madeira é uma dasprincipais lojas de Dropshipping que atende consumidores que precisam de móveis. Possui alta conectividade e automação junto aos fornecedores.

LeoGary

Uma loja de roupas masculinas que possui fornecedores de Dropshipping internacionais e que já chegou a faturar mais de 800 mil dólares em vendas.

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Para o profissional de vendas, o céu é o limite!

Além de receberem salários fixo em torno da casa dos R$ 4 mil, recebem comissões para cada venda que fazem. É importante ressaltar que esses salários e comissões se tornam exponencialmente mais altos quando se tratam de grandes empresas e multinacionais. Ou seja: quanto mais você vende, mais você ganha.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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