Como Vender Menos Garante Mais Lucro?
Existem Outras Alterantivas para Diblar a Inflação?
O que os Economistas Pensam Sobre o Assunto?
Afinal, Como a Inflação Afeta Seus Negócios?

Empresas Usam Truques para Driblar a Inflação e Vender Mais!

No Brasil, a inflação em 2022 tem projeção de 7,90%, mas algumas empresas têm conseguido fugir da alta nos preços e aumentado suas vendas.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Empresas Usam Truques para Driblar a Inflação e Vender Mais!

O governo brasileiro elevou a projeção para inflação de 6,95% para 7,90% em 2022, um aumento que pressiona o bolso da população e preocupa o setor de vendas.

Para fugir da alta nos preços, algumas empresas apostam em truques como reduzir o peso dos produtos ou mudar a qualidade de suas mercadorias, para tornar o custo de produção mais barato e ter mais lucro.

O alerta fica para os consumidores, que devem estar atentos a mudanças e conferir os rótulos de redução de peso antes de colocar os produtos no carrinho de compras.

Rótulo indicando redução de 50g em embalagem de achocolatado em pó.


É lei: os produtos que tiverem redução no peso ou quantidade devem ter um aviso exposto na embalagem por seis meses.

Como Vender Menos Garante Mais Lucro?

Muitas pessoas procuram pelos preços mais baratos e não reparam na quantidade, mesmo havendo um aviso no rótulo.

Manchete do O Globo alerta para portaria publicada em setembro de 2021 que prevê obrigatoriedade de aviso de redução de peso.


Como o produto acaba mais rápido, o consumidor compra mais unidades da mercadoria, garantindo mais lucro para quem vende.

Assim, a marca consegue se manter competitiva no mercado.

Você já reparou que muitas embalagens que antes eram de 1 litro agora vem com 900ml? É sobre esse tipo de mudança que estamos falando.

Existem Outras Alterantivas para Diblar a Inflação?

Sim, para fugir dos efeitos da inflação algumas empresas têm apostado em outras alternativas, como rever os fornecedores e até alterar a composição de seus produtos.

O custo do frete: um dos vilões para aumento de preços é o valor do frete, que está diretamente relacionado com a alta nos preços de diesel e gasolina.

Para não repassar os preços ao consumidor é possível oferecer opções mais baratas de envio, mesmo que demore mais tempo para a entrega chegar ao seu destino final.

O que os Economistas Pensam Sobre o Assunto?

Para o economista Ulysses Reis, da Fundação Getúlio Vargas, seriam necessárias medidas para proteger os consumidores, como separar nas prateleiras do mercado aqueles produtos que tiveram alteração na fórmula ou redução de peso.

O professor deu uma entrevista sobre o assunto para a DW News.

É certo que em tempos de inflação, as empresas têm que encontrar alternativas para aumentar suas vendas, mesmo sendo um momento desafiador.

Afinal, Como a Inflação Afeta Seus Negócios?

A inflação afeta os preços dos produtos e serviços e, com o aumento de custos, o poder de compra da população também cai, prejudicando principalmente os pequenos negócios.

Entenda o cenário: a inflação acumulada do Brasil nos últimos 12 meses chegou ao patamar mais alto desde 2003 durante o mês de abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Site do IBGE divulga inflação acumulada em 12 meses em 12,13%.

Image: captura de tela/IBGE


Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.