O que é competitividade empresarial?
Os vetores da competitividade empresarial
Qual a importância da competitividade entre as empresas?
Por onde começar?

Conheça a competitividade empresarial e como ela estimula o mercado

Competitividade empresarial é um termo que mantém as empresas no conceito de melhoria contínua, fomentando a cultura da inovação.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Conheça a competitividade empresarial e como ela estimula o mercado

A competitividade empresarial é um termo que pode ser entendido como algo negativo, mas na verdade ela é essencial para a geração de valor nos produtos e nos negócios.

Nesse sentido, uma empresa competitiva é aquela que proporciona uma disputa no mercado com o intuito de alavancar o seu negócio. Você quer saber mais sobre como sua empresa pode estabelecer uma força competitiva?

Acompanhe-me na leitura deste artigo para descobrir a importância da competitividade entre todas as empresas. Confira os tópicos abaixo:

  • O que é competitividade empresarial?
  • Os vetores da competitividade empresarial
  • Qual a importância da competitividade entre as empresas?

O que é competitividade empresarial?

Competitividade empresarial é um termo criado para exemplificar a capacidade que as empresas têm de se manter em destaque diante da concorrência. Esse conceito está diretamente relacionado com a capacidade de inovar.

Assim, mesmo soando estranho para alguns empresários, a competitividade é algo essencial para o mercado. Com ela, é possível estabelecer a cultura da inovação nas empresas e entre as empresas.

Quanto mais as organizações se preocupam com a melhoria dos seus produtos ou dos seus serviços, mais o seu nicho se torna disputado e, por consequência, os produtos ou serviços concorrentes elevam o seu patamar.

Quer aprender quais são as queixas do seu cliente, para que você possa implementar uma vantagem competitiva no mercado? Uma técnica simples e eficiente, é a pesquisa de satisfação. Por meio dessa prática, é possível entender como medir a satisfação do cliente.

Se você não sabe por onde começar, nós sabemos como ajudá-lo, por meio de uma dica incrível. A ferramenta Excel é muito adaptável e pode ser utilizada para diversas coisas. Por isso, criamos uma Planilha de Pesquisa de satisfação.

Esse material contém um questionário com perguntas básicas para que você entenda qual é a visão que seu cliente tem do seu negócio, do seu produto e do seu serviço. Adquira agora essa planilha, clique no botão abaixo!

Planilha: Pesquisa de Satisfação

Os vetores da competitividade empresarial

Para estabelecer uma competitividade empresarial é preciso que as empresas entendam quais são os fatores que influenciam nessa ação. Esses são chamados de vetores da competitividade.

Os tópicos abaixo apresentam quais são esses vetores e como eles impulsionam o sucesso da sua empresa.

Capital humano

Esse termo é o que rege o funcionamento de uma empresa, não é mesmo? As pessoas são cabeça do negócio. Para sustentar esse pensamento é necessário manter os profissionais qualificados.

Por isso, invista em treinamentos e capacitações para os colaboradores, mantendo-os atualizados à novidades do mercado.

Inovação

O conceito de inovação está diretamente relacionado à competitividade empresarial. Isso porque, a inovação é o que faz com que as organizações se destaquem entre as demais.

Por consequência, as demais vão sempre procurar melhorar seus produtos e seus serviços.

Relacionamento

Nos dois tópicos acima, falamos sobre a relação da competitividade com os colaboradores, mas, assim como eles, os clientes são uma parte super importante na empresa.

Por isso, o relacionamento com o consumidor é algo que faz toda diferença. Ter e manter um bom atendimento é algo indispensável dentro de uma empresa. Além disso, a fidelização do cliente está baseada na experiência do usuário com a marca e com os valores da empresa os quais se identificam.

Organização

Independentemente do tamanho da empresa, a quantidade de setores envolvidos são muitos. Por isso, é indispensável ter organização.

As empresas que querem se destacar no mercado possuem um modelo de negócios sólido e sustentável. Dessa forma, criar uma vantagem competitiva aumenta as chances de sucesso do seu negócio.

Qual a importância da competitividade entre as empresas?

Sem dúvidas, o ponto mais importante e fundamental da competitividade empresarial é o valor agregado ao produto ou serviço. Ao instalar uma competitividade na área de atuação da empresa, é visível como o mercado se torna mais valorizado.

Um exemplo simples é quando um novo negócio, seja ele físico ou digital, é inaugurado. Essa empresa ao aplicar um plano de negócios diferente dos demais, como um plano de marketing nas redes sociais, automaticamente estabelece uma vantagem competitiva.

O novo negócio é conhecido como um concorrente competitivo, justamente porque a empresa oferece o que os outros negócios não oferecem. Sendo assim, o novo negócio gera valor para o produto ou serviço do seu setor de atuação.

Por onde começar?

Você sabia que um consultor em Gestão, no Brasil, tem salário médio de R$ 6 mil ao mês?


Por ser um profissional completo, que domina técnicas de gestão, além de liderar e inspirar pessoas, o consultor em gestão pode trabalhar em diversos tipos de projetos e processos, visando sempre atingir altos resultados.


Com a Formação em Gestão da Voitto você tem acesso a 19 cursos + 4 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Com desconto de 75%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Seja o responsável pelo seu sucesso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Gestão da Voitto!

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Satisfacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.