Afinal, o que é o estresse pós-traumático (TEPT)?
Como a internet se relaciona com o surgimento do TEPT?

Especialista diz que estresse pós-traumático pode ser adquirido virtualmente

O estresse pós-traumático pode ocorrer tanto presenciando uma cena fisicamente, quanto assistindo-a pela internet. Você sabia disso?

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Especialista diz que estresse pós-traumático pode ser adquirido virtualmente

Após o acidente em Capitólio, o neurocirurgião Fernando Gomes afirmou ao CNN em uma entrevista realizada na segunda- feira (10 de janeiro)que tanto as pessoas que vivenciaram a tragédia em Minas Gerais, quanto as que assistiram as cenas pela internet, ficaram impactadas com o acontecimento.

Essa pauta, que foi levantada pelo médico, relaciona o aparecimento do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) não somente nas pessoas que lá estavam presentes, mas também nas pessoas que possuem acesso a internet e presenciaram virtualmente o acontecimento.

Curioso não é mesmo? Por isso, vamos falar sobre o assunto e explicar como isso acontece nos seguintes tópicos:

  • Afinal, o que é o estresse pós-traumático (TEPT)?
  • Como a internet se relaciona com o surgimento do TEPT?

Vamos lá?

Afinal, o que é o estresse pós-traumático (TEPT)?

O TEPT é uma condição psicológica que se dá após um evento traumático (ou um conjunto de situações traumáticas) e é caracterizado pelo surgimento de distúrbios de ansiedade que afetam intrinsecamente a qualidade de vida do indivíduo exposto ao acontecimento.

Visto isso, fazendo parte a classe de transtornos psicológicos, após alguma cena, ou vivenciamento de alguma situação que impacta os sentidos humanos, o indivíduo passa por uma série de pensamentos negativos sobre o evento, que podem ser relacionados a sua vida cotidiana, influenciando o surgimento de uma “paranóia”.

No TEPT, a ansiedade é a principal condutora dos pensamentos advindos da percepção subjetiva que o sujeito teve de uma determinada situação.

Nesse transtorno psicológico podem aparecer na vida da pessoa: sentimentos de culpa, mania de perseguição, ansiedade extrema, medo exagerado, e até mesmo depressão.

Como a internet se relaciona com o surgimento do TEPT?

Como visto no início deste artigo, o TEPT pode ocorrer tanto nas pessoas que presenciam fisicamente uma cena chocante, quanto naquelas que vêem pela a mesma pela internet.

Isso porque, um dos benefícios da internet é nos aproximar das pessoas, lugares e informações apesar da distância. Dessa forma, o acesso a internet é livre, e não há muito o controle daquilo que é postado e disseminado, e mesmo que os sites e diretrizes tentem se impor perante a esse fato, ainda sim não há o total controle.

Com isso, o número de tragédias que são postadas diariamente na internet são muito altas, e assim, mesmo sem querer, acabamos vendo uma hora ou outra coisas que não gostaríamos de ver, o que afeta imprescindivelmente a nossa saúde mental.

Sob essa perspectiva, podemos acabar vendo tragédias e apresentar em seguida sintomas como as crises de ansiedade.

Além disso, dependendo do conteúdo visto, e de como ele é interpretado pelo nosso cérebro de acordo com as nossas experiências pessoais, podemos ficar muito impressionados com o visto e desenvolver também o TEPT.

A internet pode ser um grande gatilho para inúmeros traumas nossos, e como não temos, na maioria das vezes, o controle daquilo que nos é exposto, é comum ver notícias, cenas e filmes que representem algo chocante para nós e em seguida apresentarmos sintomas do TEPT.

Mesmo assim, vale salientar que o grau de um transtorno pós-traumático de pessoa para pessoa é diferente, e cada ser humano age e interpreta aquilo que lhe é exposto aos sentidos de forma única.

Portanto, não é possível medir se o TEPT em uma pessoa que viu presencialmente uma cena é maior ou menor do que uma pessoa que foi exposta a elas virtualmente, mas pode-se afirmar que casos como esse acontecem! 

Precisamos ficar atentos com a nossa saúde mental!

Seja dentro do trabalho, com os amigos, familiares ou em nossas relações amorosas, precisamos ficar atentos a nossa saúde mental, em como nos comportamos uns com os outros e como reagimos ao comportamento do outro.

Atualmente, um dos transtornos mais ocorridos é a Síndrome De Burnout e ela acontece justamente dentro do ambiente corporativo, lugar que mais passamos tempo diariamente. Por isso, fique atento!

Você pode ler mais sobre o assunto no nosso post “Burnout vira doença do trabalho em 2022, veja o que muda!” e se prevenir diante disso! Não perca tempo!

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, não deixe de compartilhar essa informação com quem é próximo de você, e também, assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso Blog!

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.