9 Principais formas de pagamento
Quais as melhores formas de pagamento para o seu negócio?
Aprenda mais sobre a criação de negócios de sucesso

Descubra quais as melhores formas de pagamento para aplicar no seu negócio

Conheça as 9 principais formas de pagamento disponíveis no mercado e suas características para escolher as ideais para o seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra quais as melhores formas de pagamento para aplicar no seu negócio

Em um mercado tão competitivo como o atual, além de oferecer qualidade, preço e bom atendimento, uma empresa que comercializa produtos ou serviços precisa fornecer um leque variado de formas de pagamento aos seus clientes para não perder espaço para a concorrência.

Isso facilita a experiência de compra e contribui para a . Dessa forma, neste artigo vamos mostrar as 9 principais formas de pagamento disponíveis para você escolher aquelas que mais se encaixam no seu modelo de negócios, seguindo os tópicos:

  • 9 Principais formas de pagamento
  • Quais as melhores formas de pagamento para o seu negócio?
  • Aprenda mais sobre a criação de negócios de sucesso.

9 Principais formas de pagamento

Selecionamos 9 opções de pagamento que você pode oferecer para o seu . Confira as características, vantagens e desvantagens de cada uma delas a seguir.

1. Dinheiro em espécie

Dinheiro em espécie é a opção de pagamento mais utilizada por comércios e prestadores de serviços físicos por evitar inadimplências e fraudes. Muitos lojistas oferecem descontos para quem opte por esta modalidade de pagamento à vista. Prática permitida por lei desde 2017.

Quem trabalha com pagamento em dinheiro deve ter notas e moedas de pequeno valor para facilitar o troco e garantir uma forma segura de retirada do dinheiro da loja e seu transporte para o banco.

A principal desvantagem dessa forma de pagamento é a , pois o dinheiro em caixa é o principal motivador de assaltos a estabelecimentos comerciais físicos.

Caso você precise de um material de qualidade para o seu planejamento nós podemos dar isso a você! Com o nosso você terá acesso a diversas planilhas que, certamente, serão de grande utilidade para a gestão financeira do seu negócio.

É só clicar na imagem abaixo e baixar o material gratuito:

Kit de planilhas de Gestão Financeira: baixe agora!

2. Cheque

O pagamento em cheque é cada vez menos aceito pelos estabelecimentos, pela falta de segurança e por obrigar aos comerciantes a realizar consultas a especializadas na verificação deste tipo de pagamento, o que gera custos adicionais. Caso não realize a consulta, existe o risco do cheque não ter fundos.

Contudo, oferece vantagem aos clientes por permitir parcelamentos por meio de cheques pré-datados.

3. Cartão de débito

Essa é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas por funcionar como um pagamento à vista.

É uma prática sem riscos cuja única despesa é o custo de aluguel e taxas cobradas pelas instituições financeiras fornecedoras de máquina de cartão de crédito e débito.

4. Cartão de crédito

O cartão de crédito é a forma de pagamento que oferece vantagens tanto para como para quem compra.

Dentre as vantagens podemos destacar a comodidade, por evitar o desconforto de perder tempo em filas para sacar dinheiro em espécie em bancos. E, também, a segurança, por eliminar os riscos de portar grandes quantias de dinheiro durante o trajeto da agência bancária até o local da compra.

Além disso, o uso de cartões de crédito possibilita aos consumidores suprirem suas necessidades de compra mesmo em momentos de indisponibilidade de recursos e principalmente por possibilitar o parcelamento do valor total da fatura.

A grande vantagem para o comerciante é poder oferecer várias bandeiras de cartões e aumentar a segmentação de seu sem ter prejuízos financeiros causados pela inadimplência, já que o recebimento do pagamento é garantido pela operadora do cartão.

Os valores transacionados são percebidos após 30 dias da efetivação do pagamento decrescidos de taxas que variam entre 3% e 5% por valor pago.

Os valores das vendas parceladas também podem ser antecipados. As taxas de antecipação de vendas parceladas podem ser bastante altas conforme a quantidade de parcelas.

5. Boleto Bancário

O boleto bancário é uma forma de pagamento enviada para o endereço de cobrança informado pelo cliente que pode ser paga em qualquer agência bancária, caixa eletrônico e casas lotéricas em dias úteis ou via internet banking e aplicativos bancários em qualquer data.

Esse modelo de pagamento comum a deve ser evitado em vendas parceladas para impossibilitar inadimplências.

No caso do pagamento ser efetuado após a data de vencimento, é cobrado juros diários e multa, o que é positivo para as finanças da empresa vendedora.

Vale ressaltar que a emissão do boleto não é garantia de recebimento. O pode desistir da compra e não efetuar o pagamento.

6. Transferências On-line

Transferência on-line é uma forma bastante utilizada em venda de produtos e serviços pela internet. Uma excelente opção, já que por uma taxa inferior a R$ 1,00 o pagamento é creditado em poucas horas (TED - Transferência Eletrônica Disponível) ou no dia seguinte (DOC - Documento de Ordem de Crédito).

7. Pagamento por aproximação do celular - NFC (Near Field Communication)

Esse é um modelo de sem custo adicional para os comerciantes, exceto quando houver transferências de pagamentos disponíveis entre diferentes bancos.

Nessa forma de pagamento, quando de vendas online, o pedido e o envio da mercadoria só acontecem após a confirmação da transferência.

8. QR Code

QR Code


O QR Code (Quick Response Code) é um código de duas dimensões que é lido pela câmera do celular de forma rápida, por meio de um programa adequado e com acesso a internet. Além de poder ser utilizado para realizar pagamentos, o QR Code possibilita ao usuário o acesso a promoções e sites de empresas.

Sua utilização é bem simples, o cliente precisa apenas direcionar a câmera do celular para o código. A Cielo já possui essa tecnologia em suas maquininhas de cartão, e para a geração do código pode ser utilizado o site QR Code Generator.

9. Plataformas Intermediadoras de pagamento

Nessa modalidade, o e-commerce ou prestador de serviço online faz seu cadastro na plataforma intermediadora onde os pagamentos podem ser feitos pelos clientes por meio de cartões de débito e crédito ou através de boletos e transferências bancárias com taxas variam entre 4% e 7% por transação.

PagSeguro, Mercado Pago e as demais plataformas intermediadoras possuem sistemas antifraude confiáveis que evitam problemas, desconfortos e prejuízos tanto para quem vende como para quem compra.

Quais as melhores formas de pagamento para o seu negócio?

As formas de pagamento são aquelas que garantem a satisfação de seus clientes e para o seu negócio.

Para determinar quais as formas de pagamento ideais para o seu negócio, comece pela identificação e compreensão dos hábitos de compra e de pagamentos de seu público-alvo.

A seguir, faça testes, compare as vantagens e desvantagens das formas de pagamento que se adequem ao perfil de seu consumidor e que garantam a saúde financeira de sua empresa e escolha a ideal para o seu negócio.

Aprenda mais sobre a criação de negócios de sucesso

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.