O que faz um Gestor Jurídico?
Como melhorar a Gestão Jurídica?
Quanto ganha uma pessoa formada em Gestão Jurídica?
Quais os cursos na área jurídica?
Qual a importância de um Gestor Jurídico e de uma boa Gestão Jurídica?
Como analisar dados e apresentar resultados?

Carreira na Gestão Jurídica: descubra como ingressar na área

Descubra o que faz um gestor jurídico, quanto ganha esse profissional e conheça os caminhos para adentrar na área de Gestão Jurídica e obter sucesso.

Parceiro
Por: Parceiro
Carreira na Gestão Jurídica: descubra como ingressar na área

A gestão jurídica é uma área de atuação que visa a aplicação de técnicas de gestão empresarial em escritórios de advocacia e departamentos de empresas. O objetivo é maximizar a eficiência e a eficácia do trabalho jurídico, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos serviços prestados.

No Brasil, estimativas apontam que há mais de 1.3 milhões de advogados ativos. Em um mercado tão competitivo, muitos deles têm buscado se especializar para seguir carreira na gestão jurídica. Mas, você sabe o que faz um gestor jurídico?

Com a transformação dos formatos de trabalho e a crescente digitalização, a gestão jurídica passa a requerer mais do que apenas conhecimento sobre a lei.

Em 2022, o Censo Jurídico mostrou que as maiores prioridades dos gestores jurídicos eram usar mais tecnologia no trabalho e fazer mais cursos especializados, respectivamente. E esses são apenas alguns dos desafios enfrentados.

Neste artigo, você verá o que é preciso para ser um gestor jurídico nos dias de hoje e entenderá, ainda, qual o papel da gestão jurídica em escritórios de advocacia e empresas. E, claro, preparamos algumas dicas sobre como melhorar a gestão jurídica nesses ambientes. Então, fique conosco, acompanhe nossos tópicos abaixo e boa leitura!

  • O que faz um Gestor Jurídico?
  • Como melhorar a Gestão Jurídica?
  • Quanto ganha uma pessoa formada em Gestão Jurídica? 
  • Quais os cursos na área jurídica? 
  • Qual a importância de um Gestor Jurídico e de uma boa Gestão Jurídica? 

O que faz um Gestor Jurídico?

O gestor jurídico ocupa um papel fundamental em qualquer time de advogados, seja em escritórios de advocacia ou em departamentos jurídicos corporativos. Na prática, como o próprio nome já sugere, ele tem uma função de liderança frente à equipe. Mas não apenas isso!

Dentre as muitas atribuições de um gestor jurídico, estão o planejamento estratégico, o acompanhamento de métricas e resultados e, claro, a gestão da equipe e das demandas.

Além disso, na área corporativa, o gestor jurídico também tende a ser o principal responsável pela interface com outros diretores e gestores. É esse profissional que leva à alta gestão da empresa os resultados e desafios de todo o time de jurídico.

Logo, fica claro que para construir uma carreira na gestão jurídica é necessário mais que domínio das práticas jurídicas. Algumas habilidades que não podem ser deixadas de lado são:

  • Oratória e comunicação;
  • Capacidade de liderar equipes e fazer gestão de pessoas;
  • Habilidades de gestão de projetos;
  • Organização do tempo e priorização;
  • Desenvolvimento de uma visão sistêmica;
  • Capacidade de analisar métricas e indicadores, para tomar decisões baseadas em dados. 

Agora que você já conhece o que é e o que faz um gestor jurídico, é hora de avançar. Vamos lá?

Como melhorar a Gestão Jurídica?

Aprimorar a gestão jurídica é um desafio comum a muitas empresas. Por isso, separamos algumas dicas práticas que podem nortear a construção de uma jornada de melhoria.

Construir um planejamento estratégico sólido

Antes de qualquer coisa, um bom gestor jurídico deve dar um passo atrás e desenhar um planejamento estratégico claro. Esse planejamento é o que vai guiar todas as ações da equipe.

Para construí-lo, você deve, primeiramente, mapear qual o público-alvo do seu trabalho, quem são seus principais clientes (internos e externos) e definir algumas metas. Lembre-se que essas metas precisam ser igualmente desafiadoras e alcançáveis e devem estar claras para todo o time.

Além disso, é importante entender que todo planejamento é desenhado com base na leitura do cenário atual. Se, no entanto, esse cenário mudar, é possível fazer ajustes no seu plano estratégico. Logo, ele precisará ser sólido, mas não absoluto ou imutável.

Delegar tarefas

Parece óbvio, mas muitos gestores jurídicos ainda têm dificuldade em delegar tarefas para seus subordinados. Contudo, se não houver distribuição das atividades operacionais, a gestão jurídica ficará prejudicada.

Para ajudar na hora de delegar, vale seguir o passo a passo abaixo:

  • Tenha clareza sobre as habilidades dos membros da sua equipe e mapeie quem são os melhores profissionais em cada área;
  • Especifique quais os resultados esperados com a atividade;
  • Seja claro sobre os prazos de cada tarefa;
  • Mantenha procedimentos internos bem definidos, principalmente para atividades recorrentes;

Manter indicadores jurídicos

De nada adianta fazer um planejamento estratégico e delegar tarefas, se o gestor jurídico não for capaz de medir o desempenho da equipe e os resultados obtidos. Logo, é preciso estabelecer alguns indicadores jurídicos e monitorá-los sempre.

É por meio de indicadores que a gestão jurídica pode ser aprimorada, a partir da identificação de gaps, tendências e oportunidades de melhoria.

Fazer gestão de risco e atuar preventivamente

A boa gestão jurídica acontece quando há antecipação aos problemas. No Direito, essa estratégia tem até nome: advocacia consultiva. Trata-se, em suma, de usar seu conhecimento e expertise para atuar antes que conflitos e obstáculos se imponham, prevenindo-os.

Enquanto gestor jurídico, você pode, por exemplo, construir e manter um plano de compliance para a sua organização. Definir políticas de gestão de risco é outra ação muito comum. Assim, mesmo que problemas se instalem, o jurídico estará melhor preparado para lidar com eles.

Investir em tecnologia para automatizar tarefas

Aumentar a produtividade das equipes é um sonho para muitos gestores jurídicos. E as novas tecnologias podem ser aliadas para atingir esse objetivo.

Há inúmeras soluções no mercado, que podem ajudar a automatizar tarefas repetitivas, controlar prazos, acompanhar o desenvolvimento das atividades, agilizar etapas, entre outros. Alguns exemplos de tecnologias cada vez mais usadas, na gestão jurídica, são:

É evidente que nem todas as ferramentas vão se adaptar à realidade da sua gestão jurídica. Por isso, comece mapeando quais atividades são mais desafiadoras no seu cenário e, em seguida, busque pelas soluções tecnológicas disponíveis.

Apostar em aprendizado contínuo

Os métodos, estratégias e tecnologias disponíveis para a gestão jurídica estão em constante atualização. Antigamente, muitos gestores jurídicos usavam apenas papel e caneta. Atualmente, o dia de um advogado exige acesso à internet, conhecimento de sistemas informatizados e capacidade de gestão remota, por exemplo.

Por isso, é preciso estar em constante aprendizado. E existem inúmeras maneiras de fazer isso:

  • Participar de eventos na área;
  • Fazer cursos (não apenas na área jurídica);
  • Trocar experiências com outros profissionais;
  • Acompanhar portais e produtores de conteúdo jurídico, etc.

Quanto ganha uma pessoa formada em Gestão Jurídica?

Segundo a plataforma Glassdoor, no Brasil, um gestor jurídico recebe em média R$ 9 mil, podendo chegar a R$ 12 mil mensais. Assim, o profissional de Direito que atua com gestão jurídica acaba por receber uma das mais altas remunerações em departamentos jurídicos e escritórios.

Vale lembrar que essa remuneração pode variar com as responsabilidades assumidas pelo profissional, bem como de acordo com o tamanho da empresa e complexidade das atividades de gestão jurídica.

Quais os cursos na área jurídica?

Como você viu, a gestão jurídica exige uma formação multidisciplinar. Por isso, na maioria das vezes, um curso na área jurídica, como o bacharelado em Direito, não será suficiente.

Por isso, se você quer atuar como gestor jurídico, considere fazer cursos voltados aos maiores desafios da área, como gestão de contratos, gestão do contencioso, segurança e proteção de dados, entre outros temas.

E, não menos importante, busque capacitações para desenvolver as habilidades que mencionamos ao longo deste artigo, e que são inerentes a um bom gestor. Você pode investir, por exemplo, em:

  • Cursos de soft skills, como comunicação, inteligência emocional e gestão de conflitos; 
  • Cursos de dados e de apresentação de resultados;
  • Cursos de empreendedorismo, especialmente para ser gestor jurídico em escritórios de advocacia.

Qual a importância de um Gestor Jurídico e de uma boa Gestão Jurídica?

Se você está pensando em empreender no mercado jurídico, ou quer aprimorar os resultados da sua equipe jurídica atual, investir em aprimorar sua gestão jurídica é essencial. Afinal, um bom gestor jurídico pode ser determinante para o sucesso do negócio.

Isso ocorre porque, em última análise, a gestão jurídica tem um papel indireto, mas determinante, na lucratividade dos empreendimentos. É pela gestão jurídica que uma empresa pode fechar contratos mais adequados, reduzir gastos com processos judiciais, evitar multas e sanções, e muito mais.

Por isso, a gestão jurídica é uma carreira muito promissora. Embora exija uma série de qualificações, essa posição tem sido reconhecida na estrutura das empresas e pode levar a um caminho de sucesso.

Como analisar dados e apresentar resultados?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.