ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é ideação?
Qual é a relação entre ideação e o Design Thinking?
Quais são as fases da ideação?
Como realizar a ideação?
Essa é a trilha para o sucesso!

Conheça sobre a Ideação, uma das principais etapas do Design Thinking

Saiba o que é a Ideação, etapa presente dentro da metodologia do Design Thinking que busca gerar as melhores ideias para solucionar problemas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça sobre a Ideação, uma das principais etapas do Design Thinking

Você já pensou em criar um novo produto ou uma nova solução em busca de otimizar os processos na empresa que trabalha, mas ficou perdido ao longo do caminho? Existe uma metodologia que pode ajudar você a fazer isso e ela se chama Design Thinking. E, uma das etapas mais importantes desta metodologia é a ideação.

É nesta fase que serão levantadas as principais ideias que buscam resolver determinado problema, além disso, essas ideias passarão por um filtro, para que o time tenha certeza que a ideia é viável.

Ficou curioso em aprender mais sobre o processo de ideação? Continue lendo este artigo. Separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é ideação?
  • Qual é a relação entre ideação e o Design Thinking?
  • Quais são as fases da ideação?
  • Como realizar a ideação?
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos à leitura?

O que é ideação?

A ideação consiste no processo para formar ideias e conceitos em busca de resolver um problema em específico.

Normalmente, esses problemas estão relacionados com o que os colaboradores e os clientes de uma companhia estão enfrentando. Mas também pode estar relacionado às dificuldades encontradas na estrutura e nos processos dentro de uma organização.

A ideação geralmente acontece após explorarmos a situação e suas complicações e dificuldades, passando pelas seguintes etapas:

  • Entendimento - busca entender o problema através de dados e informações existentes, explicitamente ou implicitamente;
  • Observação - Contato com os stakeholders do produto ou solução e identificação das dores;
  • Compartilhamento dos pontos de vista - compartilhamento das diferentes visões do time.

Ou seja, a ideação consiste em uma das etapas para alcançar a inovação. Esta etapa é utilizada dentro da metodologia do Design Thinking. Vamos aprender um pouco mais sobre a relação da ideação com o Design Thinking?

Qual é a relação entre ideação e o Design Thinking?

A ideação é um dos pilares do design thinking. Para colocar a ideação em prática é necessário reunir um time com pessoas diferentes e de áreas diferentes dentro da organização, além de uma combinação de facilitadores.

Já o Design Thinking é uma abordagem que busca auxiliar a criação de projeto e desenvolvimento de novos produtos, tendo a referência e visão do time de desenvolvimento.

Um dos principais pontos do Design Thinking é a importância que a metodologia dá para o ser humano ao resolver os problemas. Em geral as ações se baseiam em multidisciplinaridade, colaboração e estruturação de processos e ideias em grupo.

As etapas do Design Thinking podem ser entendidas como:

  1. Imersão
  2. Análise e Síntese;
  3. Ideação;
  4. Prototipagem e teste.

Cada uma dessas etapas possui suas atividades, no qual a metodologia orienta o caminho para buscar a melhor solução possível.

Uma dica para desenvolver novos produtos é utilizar de processos iterativos em busca de coletar feedback contínuo e chegar na melhor solução de produto possível. A exemplo disso também podemos citar o conceito de MVP (Minimum Viable Product).

Além das etapas do Design Thinking, existem também as sub-etapas da ideação. Separamos o tópico a seguir para explicar cada uma delas! Vamos lá?

Quais são as fases da ideação?

A ideação é um processo que envolve diversas fases, dentre elas, podemos citar: o brainstorming, alinhamento e organização das ideias. Vamos conferir cada uma dessas fases de maneira mais detalhada?

1. Brainstorming

O Brainstorming, também caracterizado como uma "tempestade de ideias", é um método usado para criar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos. A técnica propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um consenso na resolução de problemas, sem que haja julgamentos.

Existem diversas formas para realizar um Brainstorming, pode ser presencialmente com a utilização de post it ou de maneira virtual com ferramentas específicas.

2. Alinhamento

Agora é hora de separar as ideias em três categorias distintas, sendo elas:

  • Certezas;
  • Dúvidas;
  • Suposições.

O objetivo é fazer uma separação das ideias para ver aquelas que mais fazem sentido.

Nas certezas é necessário colocar aquelas que parecem ser verdadeiras e nas dúvidas aquelas que não são exatamente conhecidas mas que o time gostaria de saber mais sobre o projeto.

Já as suposições é necessário listar as informações que o time acredita ser verdade, mas que ainda não tem certeza. E desta forma buscar por dados e informações para que a equipe possa debater sobre o tema.

3. Organização

Após ter todas as ideias criadas, é necessário que elas sejam devidamente organizadas para que todo o time as conheça. Desta maneira, ficará mais fácil escolher as melhores ideias, detalhá-las de maneira mais abrangente e colocá-las em prática na empresa.

Como realizar a ideação?

Para de fato começar a colocar a etapa da ideação em prática, é necessário estimular a criatividade, o compartilhamento das informações e o trabalho em equipe de todos os participantes do projeto.

Em busca de preparar o terreno para esta importante fase, algumas atividades podem ser realizadas, como por exemplo:

  • Realizar workshops: os workshops são importantes pois é nesse momento que a criatividade do time é estimulada, sendo possível gerar insights para posteriormente se transformarem em ideias.
  • Realizar eventos descontraídos com o time: muitas vezes é em momentos fora do trabalho que nossa criatividade é alimentada e o momento de ideação acontece, então procure reunir o time para fazer uma confraternização e trocar uma ideia sobre como solucionar aquele problema. Existem empresas, que até mesmo possuem espaços com mesa de bilhar, jogos eletrônicos, etc. Justamente para incentivar a criatividade de seus colaboradores.
  • Registrar as ideias: é importante que todas as ideias sejam registradas, por mais que possam parecer “bobas”. Existe um momento específico para isso que seja feito (brainstorming), mas nada impede que as ideias sejam registradas em outros momentos também.
  • Participação de pessoas externas: é a hora de trazer pessoas externas para participar da ideação, pois isso pode trazer muito valor para o projeto, desta forma, é possível eliminar alguns vícios que o time pode ter e trazer uma visão diferente para o negócio. Afinal, hoje, pessoas ajudam pessoas e empresas ajudam empresas.

Caso você realize à risca todas essas atividades, possivelmente a etapa de ideação será muito bem executada, poderá trazer de fato uma ideia que vai de encontro com a resolução dos problemas que foram constatados. Desta forma, o projeto será bem sucedido e trará resultados para a empresa

Essa é a trilha para o sucesso!

Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!

Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.

Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.

Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você! 

criatividade e resolucao de problemas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[KIT] Calendario e Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendario E Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.