O que é Imagem Pessoal?
Quais são os elementos da Imagem Pessoal?
O Efeito Halo e a Imagem Pessoal
Como melhorar a Imagem Pessoal?
Prepare-se para os processos seletivos!

Veja a importância de se construir uma boa Imagem Pessoal no ambiente de trabalho

Você sabia que a sua Imagem Pessoal impacta no seu trabalho? Confira dicas para que ela seja aperfeiçoada e contribua para seu desenvolvimento!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja a importância de se construir uma boa Imagem Pessoal no ambiente de trabalho

A Imagem Pessoal é o que os outros percebem de você com base em sua aparência, comportamento, comunicação e estilo. Ela é construída por meio de uma combinação de fatores, como a sua aparência física, vestimenta, linguagem corporal, tom de voz, atitudes e valores.

A Imagem Pessoal vai muito além do que apenas parecer ser algo através do visual que você passa e, por isso, muitas vezes é um aspecto negligenciado por falta de conhecimento sobre o assunto.

Diante disso, esse artigo tem o objetivo de ressaltar os principais aspectos de uma Imagem Pessoal relevante, quais elementos a compõem, como relacioná-la ao Efeito Halo e fornecer algumas dicas de como construir um perfil mais impactante.

Logo, invista na leitura deste conteúdo e agregue seus conhecimentos sobre esse assunto tão relevante. Não deixe de conferir os seguintes tópicos:

  • O que é Imagem Pessoal?
  • Quais são os elementos da Imagem Pessoal?
  • O Efeito Halo e a Imagem Pessoal;
  • Como melhorar a Imagem Pessoal?

Vamos à leitura?

O que é Imagem Pessoal?

De forma objetiva, podemos definir a Imagem Pessoal como o conjunto de elementos que compõem a identidade de uma pessoa. Com isso, é importante considerar não apenas a estética e visual, mas também hábitos, posicionamentos, falas, linguagem corporal, modos de se expressar, entre outros fatores.

Ao contrário do que muitos pensam, umaImagem Pessoal não é algo estereotipado, mas sim, um conjunto de características do indivíduo que fazem com que ele seja reconhecido e identificado por meio deles.

Vale ressaltar ainda que é possível construir e aprimorar sua Identidade Visual. Isso, por sua vez, é um aspecto muito impactante na percepção que as pessoas têm da sua imagem pessoal e profissional, sendo umfator de peso para sua carreira.

Diante disso, entender os mecanismos que contribuem para o fortalecimento e consolidação da sua Identidade Visual é o próximo passo. Para isso, não deixe de conferir o tópico seguinte.

Quais são os elementos da Imagem Pessoal?

Os elementos e características que fazem parte da Identidade Visual precisam que sua atenção e conhecimento sejam voltados para eles, assim, sua Imagem Pessoal poderá ser construída de forma mais precisa. Por isso, conheça os principais fatores:

Credibilidade 

A credibilidade deve ser refletida em todos os aspectos que compõem uma boa Imagem Pessoal, ou seja, uma pessoa deve passar confiança e autoridade em sua forma de se vestir, na sua maneira de se expressar, nas atividades que desempenha no dia a dia, etc.

Isso não significa que a formalidade deva ser predominante em todos os momentos de sua vida, afinal, é comum a associação de credibilidade com essa característica. A sua imagem deve ser coerente com o que você faz e a mensagem que pretende passar para os outros.

Autoconhecimento 

O autoconhecimento é um pilar muito forte dentro da vida pessoal, pois dessa forma é possível construir uma identidade genuína,  destacando-se por refletir sua personalidade de forma autêntica e única. 

Dessa forma, é fundamental estimular o autoconhecimento, fazendo atividades reflexivas visando se conhecer melhor. Além disso, a ajuda de um profissional é interessante, seja ele um psicólogo, consultor de imagem ou terapeuta.

Impressões

É bem provável que você já tenha ouvido falar da expressão "a primeira impressão é sempre a que prevalece" certo?

De certo modo, as pessoas estão o tempo todo tendo impressões diferentes sobre diversos aspectos, por isso, a primeira impressão que ela tem de você pode ser determinante para que ela se aproxime ou afaste do seu propósito.

Profundidade 

Você sabe por que as pessoas gostam de acompanhardigitais influencers que tem um nicho bem determinado nas redes sociais? Isso se deve em grande parte devido a profundidade de abordagem daquele nicho.

A maioria das pessoas não se sentem estimuladas por saber apenas os aspectos superficiais de determinado tema, por isso, uma abordagem profunda é tão cativante. 

Muito interessante, não é mesmo?

Para dar continuidade, você conhece o Efeito Halo? Entenda qual a relação desse conceito com a abordagem do tópico seguinte!

O Efeito Halo e a Imagem Pessoal

Antes de entender a relação, é importante conceituar o que é o Efeito Halo. Diante disso, ele pode ser definido como a capacidade do cérebro de assimilar e definir uma pessoa com base em apenas uma característica.

Diante disso, esse efeito pode ter umimpacto tanto positivo, quanto negativo, dependendo da percepção.Isso porque, para um indivíduo influente em um nicho, ser reconhecido pela habilidade que é o seu foco pode ser interessante.

Entretanto, as pessoas são formadas por diversos elementos, percepções e vivências. Por isso, um indivíduo estereotipado pode ter sua capacidade limitada diante do olhar das pessoas, o que é negativo para a sua Imagem Pessoal.

Apesar de apresentar dois lados, o Efeito Halo é algo que deve ser evitado dependendo da situação, visto que é uma tendência natural do cérebro, mas que pode ter sua percepção alterada a partir da consolidação de uma Imagem Pessoal marcante.

Para finalizar, não deixe de conferir nossas super dicas de como você pode potencializar sua imagem e passar o impacto pretendido.

Como melhorar a Imagem Pessoal?

Diante de todo conteúdo já visto, vale ressaltar que a Imagem Pessoal é algo que pode ser construído e melhorado. Confira nossas dicas para potencializar sua identidade:

1. Invista em causar uma boa primeira impressão

A primeira impressão pode ser determinante, por isso ela deve ser umgrande investimento para que seu impacto seja alcançado.

Lembre-se de que se trata de uma impressão rápida, logo os elementos superficiais devem ser trabalhados para que a mensagem pretendida seja transmitida com sucesso.

2. Construa hábitos relevantes e compartilhe sua evolução 

Para ser reconhecido pelo que faz com excelência, é necessário que a teoria e a prática estejam alinhadas, ou seja, que realmente setenha domínio e experiência sobre o assunto que se fala na teoria.

Por isso, invista em novos hábitos para que eles façam parte de maneira significativa da sua Imagem Pessoal. Além disso, compartilhe sua rotina,, pois isso fará com que sua experiência seja muito mais influente e consolidada.

3. Faça a manutenção da sua Imagem Pessoal

Com o estabelecimento e determinação de uma Imagem Pessoal, saiba que ela deve ter uma manutenção contínua, para que assim a veracidade e elementos que a envolvem sejam sempre evidenciados.

Nesse momento, a profundidade deve ser trabalhada, trazendo à tona detalhes pertinentes sobre o assunto abordado, o que trará mais autoridade e experiência para sua imagem.

Prepare-se para os processos seletivos!

Você já se perguntou quais são as perguntas que mais surgem em entrevistas de emprego? Está em busca de se preparar previamente e ter respostas convincentes “na ponta da língua”?

Chegou a sua chance de dominar as principais perguntas de entrevistas de processo seletivo e conquistar a vaga dos seus sonhos com a nossa videoaula “Principais perguntas de uma entrevista de Processo Seletivo”.

Assista gratuitamente clicando na imagem abaixo:

Videoaula

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do Kit "Resumos de Livros sobre Comunicação e Networking".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Comunicação E Networking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.