O que é o índice Ibovespa?
Como o cálculo do índice Ibovespa é realizado?
Como compreender as altas do índice Ibovespa?

Entenda tudo sobre o índice Ibovespa e como ele afeta os investimentos

Entenda o que é o índice Ibovespa, além de sua importância para quem deseja investir em ações, além de como passar a compreender suas altas!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda tudo sobre o índice Ibovespa e como ele afeta os investimentos

Um país possui diversos cálculos e índices que indicam o crescimento da economia, como o Produto Interno Bruto (PIB), PIB per capita, taxa SELIC, Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M). Dentre eles, temos o índice Ibovespa, que é o principal comparativo quando falamos sobre mercado de ações e renda variável.

É muito comum ouvir notícias como “o Ibovespa subiu ‘X’ mil pontos no dia de hoje”, mas o que isso realmente significa? Quais impactos esse tipo de informação tem nas suas decisões de investimentos?

Para responder todas essas dúvidas sobre o índice Ibovespa, vamos explicar os seguintes assuntos:

●     O que é o índice Ibovespa?

●     Como é calculado o índice Ibovespa é realizado?

●     Como compreender as altas do índice Ibovespa?

O que é o índice Ibovespa?

O índice Ibovespa é um dos principais indicadores macroeconômicos do Brasil. Ele reflete o desempenho das ações de empresas que negociam seus títulos na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 - Brasil Bolsa Balcão.

Toda empresa que negocia suas ações publicamente lida com uma variação de preço em seus papéis, que depende do nível de interesse dos investidores em comprar aquele papel.

Muitos fatores influenciam o preço de uma ação, e a maior parte deles está ligada à saúde financeira da companhia. O nível de endividamento, capacidade de crescimento, integridade da diretoria, resultados financeiros, lucro: tudo isso impacta a decisão de compra dos investidores, e consequentemente, o valor da ação.

Outros indicadores são utilizados pelos traders para determinar se haverá retorno financeiro ao investir naquela empresa, como o ROI (retorno sobre investimento) e o pagamento de dividendos (parte do lucro da empresa que vai para os acionistas).

O índice Ibovespa acompanha essas variações de preço das ações das principais empresas do país. Elas compõem uma carteira de investimentos teórica, definida pela própria B3, e que pode ser alterada conforme o cenário do mercado muda.

O conjunto de ações que impactam o índice Ibovespa é reavaliado a cada quatro meses. A relevância de uma ação é determinada pelo seu volume de negociação e capacidade de liquidez.

Ele é muito importante para quem investe no mercado de ações, e para os mercados financeiros como um todo. Por meio dele, um investidor pode avaliar a consistência e o crescimento da economia do Brasil, e se irá realizar um aporte de capital significativo ou não.

Isso acaba impactando até mesmo empresas em estágios iniciais de desenvolvimento, que estão buscando captar recursos no mercado por meio de um investimento inicial externo. Essa situação é muito comum no caso das startups, por exemplo.

Assim, quando o índice Ibovespa está em baixa, isso geralmente é um sinal negativo para todo o mercado, já que quer dizer que os investidores estão em alerta para algum evento relevante que irá impactar o cenário nacional ou mundial.


Com o mercado de Trade e investimentos em constante ascensão, para quem está envolvido na área, é de grande importância conseguir manter um controle de acompanhamento neste ramo.

Visto isso, desenvolvemos um material que tornará essa organização muito mais fácil!

Com a Planilha de controle de ações é possível registrar as ações de giro diário e operação comum. Ainda, ter uma visualização dos dados mensalmente por meio de um gráfico automático.

Deseja aproveitar essa oportunidade? Então basta clicar no botão abaixo e fazer o download!

planilha de controle de ações

Como o cálculo do índice Ibovespa é realizado?

O índice Ibovespa foi criado em 1968, e desde então, realiza o cálculo da pontuação com base nas principais ações negociadas na B3. Para entrar para o rol de empresas que influenciam o índice, existem algumas exigências.

Em primeiro lugar, o Índice de Negociabilidade, um cálculo que tem relação direta com o volume de negociação da ação e sua representatividade na bolsa, deve ser superior a 85%. A empresa também deve estar presente em pelo menos 95% dos pregões.

Ela precisa corresponder a 0,1% do volume financeiro no mercado à vista (lote padrão), e não pode valer menos do que R$1, as chamadas Penny Stock.

A partir dessa seleção de empresas, a cotação das ações passam a fazer parte do cálculo de pontos. O impacto que a ação de uma companhia terá na fórmula é calculado multiplicando a cotação pelo peso.

Por fim, a pontuação geral é calculada em tempo real, com base na cotação de cada ação (considerando seus respectivos pesos) multiplicada pela quantidade de ativos da carteira teórica.

Cada ponto equivale a uma unidade da moeda corrente. No caso atual, que utilizamos o real, quando o resultado do índice Ibovespa é 100.000 pontos, por exemplo, quer dizer que um investidor que comprou as ações da carteira possui um patrimônio aplicado de R$100.000,00.

Como compreender as altas do índice Ibovespa?

Uma variação positiva do índice Ibovespa geralmente é um bom sinal.

Quando a bolsa fecha em alta, ou seja, a pontuação do pregão atual superou o valor do anterior, quer dizer que os investidores têm expectativas positivas em relação ao desempenho das empresas, e que há uma boa perspectiva de lucro.

Ela também reflete um otimismo em relação à economia do país como um todo. Geralmente, quando investidores se sentem confortáveis ao comprar ações em uma das bolsas de valores de algum país, isso quer dizer que há uma confiança naquelas empresas e no governo daquele país.

Como o índice Ibovespa é o principal índice do Brasil, podemos observar altas em várias situações do dia a dia do país. Por exemplo, geralmente o Ibovespa entra em alta quando alguma lei que irá beneficiar o mercado financeiro vai ser aprovada.

Por isso, o investidor pode prestar atenção nos eventos políticos e sociais do país, além dos econômicos. O índice Ibovespa é macroeconômico, ou seja, reflete a situação geral do país, com muitos fatores a serem considerados.

Um detalhe importante é que ações de uma única empresa, ou das principais empresas, podem puxar o índice todo para cima. Se as ações da Petrobras e Vale sobem, por exemplo, a tendência é que a bolsa entre em alta. Isso porque essas são duas das ações de maior volume negociado.

Como o índice é calculado e é composto por empresas de diferentes setores, enquanto algumas ações estão em alta puxando a bolsa inteira, outras podem estar em baixa. Portanto, é preciso ficar atento na hora de investir. Apesar de ser o principal índice do mercado brasileiro, o Ibovespa não deve ser o único a ser considerado.


Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Acoes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.