O que é IP e para que serve?
Por que está sendo feita a mudança do IPv4 para o IPv6?
Dica especial

O IPv6 aumentou um octilhão (10^27) de vezes a quantidade de IP’s comparado ao IPv4

Entenda o porque a quantidade de IP’s que o mundo moderno necessita está aumentando e como o IPv6 soluciona isso e outros problemas.

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
O IPv6 aumentou um octilhão (10^27) de vezes a quantidade de IP’s comparado ao IPv4

Que o mundo está cada vez mais conectado e o número de dispositivos ativos na internet  está crescendo exponencialmente nós já sabemos, sabemos também que a tecnologia por trás disso tudo precisa evoluir para suportar todos os aparelhos e usuários e um exemplo disso é o endereço IPv6.

Cada dispositivo ligado a uma rede necessita de algo parecido como uma identidade, o que chamamos de IP. A primeira versão dessa identidade, o IPv4, possibilitou a criação de um número máximo de 4 bilhões de combinações de IP 's.

Porém ao passar dos anos e da evolução da tecnologia, esse número está se tornando pequeno e é por esse e outros motivos que o protocolo IPv6 foi necessário. Para entender melhor sobre esse assunto o artigo está dividido nos seguintes tópicos:

  • O que é IP e para que serve?
  • Por que está sendo feita a mudança do IPv4 para o IPv6?
  • Dica especial

O que é IP e para que serve?

A abreviação IP vem do termo em inglês Internet Protocol, ou seja, protocolo de internet. O IP é uma identidade para os dispositivos e também serve para identificar conexões.

O IP é separado em dois grupos: interno e externo, mas ambos se tratam da identidade do dispositivo, ou seja, um código/número de identificação de um aparelho, algo semelhante a um nome.

O IP interno tem sua função ligada a uma rede interna, como uma rede corporativa (entenda como manter a segurança de dados corporativos). Por exemplo, é uma maneira de identificar cada computador, impressora, dispositivo de um determinado escritório/ambiente empresarial.

Já o IP externo, se trata da identificação de um dispositivo/conexão para a internet. Então cada dispositivo que está conectado à internet possui um IP, podendo ser associado a uma conexão.

Esse código é o que pode ser identificado e até mesmo rastreado como certamente você já viu em filmes que envolviam hackers.

Vale a pena ressaltar, que ambos os IP 's, internos e externos, podem ser fixos ou variáveis, dependendo apenas do uso do dispositivo. Também existem alguns  softwares que podem alterar tal identificação por um intervalo de tempo.

Como consultar meu IP?

Para acessar seu endereço de IP é bem simples, atualmente existem até sites que com uma simples pesquisa no Google irão mostrar  seu IP e algumas informações sobre ele, como se está visível publicamente ou não e qual o número correspondente para o seu IPv4 e também para o IPv6.

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

Por que está sendo feita a mudança do IPv4 para o IPv6?

A mudança ocorreu por conta do aumento do número de novos dispositivos, portanto, a quantidade de IP 's disponíveis começou a não ser suficiente, pois cada dispositivo precisa assumir uma identidade para estar conectado, além da necessidade da melhora de algumas capacidades.

O IPv4 é composto por quatro grupos de números, com 32 bits cada, que variam de 0 a 255 e são separados por um ponto.

O IPv6 possui oito grupos de números formados por quatro dígitos de 128 bits, que são separados por dois pontos. Tais grupos geram 3,4 x 10^38 (3.400.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000) possibilidades de endereços disponíveis, ou seja,  combinações de IP ‘s diferentes.

O valor é alto o suficiente para não ter sua capacidade esgotada por um longo tempo.

Além disso, a cada dia que passa as pessoas ficam mais tempo conectadas na internet, até mesmo por uma questão de necessidade, portanto o aumento na segurança das redes é essencial e o IPv6 implementa automaticamente a segurança avançada no sistema.

Outra vantagem do novo protocolo é que o serviço não é mais centralizado nos Estados Unidos, onde cerca de 50% dos IP’s ficavam centralizados para aquela região quando foram criados.

Existem uma maior padronização nesse serviço também, o que gera um menor processamento e menor recurso de hardware, ou seja, melhor qualidade e desempenho.

Além de serviços de autoconfiguração, de otimização e qualidade que como usuários não conseguimos identificar visualmente, mas está lá facilitando e tornando nossa conexão mais rápida e cômoda.

Mas essa mudança já está ocorrendo?

De certa maneira sim, porém apesar dos pontos positivos, a transição do IPv4 para o IPv6 ainda não foi totalmente implementada por alguns motivos que serão destacados a seguir.

Inicialmente vale ressaltar que apesar da quantidade de IP ‘s disponíveis com a versão 4 ser menor, ela ainda não foi totalmente esgotada e por isso ainda utilizamos ela, mas já estamos inserindo a nova versão também.

Porém, o IPv6 não possui uma compatibilidade total com o IPv4, portanto, caso seu dispositivo possua apenas a versão mais nova do IP e quiser estabelecer uma conexão com uma versão antiga, não conseguirá. Os dispositivos atuais geralmente possuem ambos para não ocorrer esses entraves.

Por essa dualidade também é complexo a atualização de todos roteadores e aparelhos eletrônicos, a versão 4 ainda é muito utilizada e torna-se custoso a atualização, além de isolar os usuários das informações contidas na versão antiga caso seja atualizado apenas para o IPv6.

Possivelmente é uma mudança que irá demorar anos para ser completa, principalmente pelo fato de não ser algo totalmente visível para os usuários.

Portanto, as empresas demoram mais tempo para investir em tais recursos. Mas, em algum momento, será necessária a atualização de forma global.

Apesar do IPv6 ser mais seguro, ainda é necessário diversos cuidados com as informações e dados que nós possuímos em nossos dispositivos e claro que o Grupo Voitto possui muito material para você entender essa necessidade, além de cursos que podem te ajudar com isso, veja a seguir.

Dica especial

Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!

Clique aqui e acesse nosso curso!

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.