O que é a liderança 360°?
Quais as características de um líder 360°?
Como aplicar a liderança 360°?
Quais as vantagens da liderança 360°?
Venha se tornar um grande líder com a Voitto!

Conheça a importância de se aplicar a liderança 360° em sua empresa

Aprenda o que é a liderança 360° e como este modelo poderá construir um clima de confiança e respeito entre os colegas de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a importância de se aplicar a liderança 360° em sua empresa

Dentro de uma empresa, existem certas situações onde, um funcionário que não ocupa cargo de liderança exerce liderança sobre outras pessoas. E para isso, criou-se um tipo de liderança chamado de liderança 360°!

Essa forma de tratar a liderança pode trazer diversos benefícios para a empresa, principalmente para trazer um melhor feedback para aqueles que ocupam cargos na gestão.

Ficou interessado em aprender mais sobre liderança 360°? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é a liderança 360°?
  • Quais as características de um líder 360°?
  • Como aplicar a liderança 360°?
  • Quais as vantagens da liderança 360°?
  • Venha se tornar um grande líder com a Voitto! 

Vamos à leitura?

O que é a liderança 360°?

Liderança 360° é um modelo que não leva em consideração os níveis hierárquicos de uma companhia, sendo possível apresentar comportamentos de liderança em qualquer cargo.

Este conceito de liderança foi apresentado no livro, Líder 360°, por John C Maxwell. Sendo assim, podemos considerar que este modelo é o oposto da liderança autocrática.

Dentre as características que podemos encontrar em um líder 360° temos a autocrítica e a boa aceitação de opiniões e sugestões de outras pessoas, que avaliam e influenciam em seu comportamento e habilidades, colocando em foco todos aqueles pontos que necessitam de melhoria.

Resumindo, a liderança 360° basicamente funciona como sendo um feedback para os líderes e gestores de uma empresa.

E dessa maneira, é possível avaliar as competências e habilidades daqueles que ocupam altos cargos, com o objetivo de identificar pontos de mudança e quais metodologias funcionam e devem ser continuadas, similar a uma avaliação 360.

Dentre algumas competências avaliadas em uma liderança 360° e que são importante para definir um líder, podemos citar:

  • Comunicação interpessoal;
  • Flexibilidade;
  • Ouvir as pessoas;
  • Orientar o time de maneira clara;
  • Capacidade de solucionar problemas;
  • Capacidade de aceitar críticas construtivas;
  • Aberto a novas ideias;
  • Capacidade de motivar o time;
  • Autoconhecimento;
  • Capacidade de lidar com crises;
  • Gerenciamento de desempenho e produtividade.

Vale ressaltar que todas essas características podem ser trabalhadas através de treinamentos, estudos e técnicas.

Existem algumas características que podemos encontrar em uma pessoa que o faz um líder 360°, e é exatamente sobre isso que o próximo tópico fala!

Mas que tal ver esse super material antes? 

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Quais as características de um líder 360°?

Em geral, os melhores líderes são reconhecido por apresentarem as seguintes características:

Atitude

É necessário que um líder tenha atitude positiva, mesmo diante de crises, sendo uma qualidade muito difícil de conquistar.

É necessário que o gestor motive o mesmo comportamento no time através das técnicas corretas para a solução dos problemas. Só desta maneira será possível vencer a crise.

Autoliderança

A liderança pessoal é uma prática de liderança que você pode começar aplicar hoje mesmo na sua vida. Desta maneira você pode inspirar outras pessoas a fazer o mesmo que você.

Comunicação

Uma boa comunicação e oratória gera conexão emocional com a equipe, sendo capaz de estabelecer metas e objetivos, esclarecer possíveis dúvidas e reforçar constantemente os valores da empresa, de maneira clara e assertiva.

Conhecimento

É fundamental que um líder tenha um alto conhecimento sobre a sua área de atuação. Pois somente desta maneira que o profissional será capaz de orientar e treinar seu time, com o objetivo de resolver os problemas e as diversas demandas que surgem.

Cuidado

A liderança transformacional preza pelo carisma sendo guiada pelos valores e ética dos líderes. Desta forma concluímos que é importante demonstrar interesse e uma preocupação sincera pelas pessoas através da compaixão, simpatia, empatia e afeto.

Coragem

A coragem é uma importante característica de um líder, pois desta maneira, ele poderá se defender de suas próprias convicções e valores ao mesmo momento que arrisca críticas, além de fazer com que assuma as suas próprias ações em busca de uma “virada de chave”.

Respeito

O verdadeiro líder não exige que as outras pessoas o respeitem, ele conquista esse respeito automaticamente. Além disso, é necessário que o líder também respeite toda sua equipe, desta maneira, sem dúvidas, a equipe replicará o comportamento.

Visão

É necessário pensar sobre o futuro da mesma maneira que pensa no presente e convencer o time sobre as eventuais necessidades de mudança que irão trazer um resultado positivo para a empresa.

Agora que você já sabe com precisão sobre o que é a liderança 360°, vamos aprender como aplicá-la?

Como aplicar a liderança 360°?

O bom líder 360° sabe que a posição hierárquica que ele ocupa na empresa não é importante para que ele de fato exerça sua liderança.

Sendo assim, existem 3 possíveis formas de aplicar a liderança 360 graus:

Liderar para cima

Liderar para cima significa que o líder 360° tem a capacidade de influenciar nas decisões tomadas pelos seus superiores, podendo sugerir ações e melhorias para serem implementadas.

Além disso, ele tem proatividade e muitas vezes não espera uma ordem do superior para realizar a atividade.

Liderar através

O líder 360º também consegue influenciar as pessoas que estão no mesmo nível que ele. Ele trabalha orientando os outros para resultados mais satisfatórios, mantendo sempre bons relacionamentos.

Liderar para baixo

Os líderes 360 valorizam e reconhecem os esforços e o potencial de seus subordinados na hierarquia. Ele incentiva e colabora com esses outros profissionais para que eles possam desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

Você deve estar pensando nas inúmeras vantagens que a liderança 360° pode trazer para a companhia, não é mesmo? E é exatamente sobre isso que vamos tratar a seguir.

Quais as vantagens da liderança 360°?

A liderança 360° oferece aos gestores a oportunidade de obter uma avaliação precisa de suas habilidades de liderança e desempenho com base em avaliações de subordinados diretos, colegas, funcionários e até mesmo clientes.

Essa cultura dá à empresa a capacidade de identificar líderes naturais dentro de sua organização e a oportunidade de promover seu desenvolvimento e crescimento para o benefício dos funcionários e da empresa como um todo.

Os líderes que estão abertos ao feedback e valorizam as opiniões profissionais dos outros dentro da empresa são indivíduos que lideram pelo exemplo.

Construir confiança e respeito entre colegas, subordinados e funcionários é muito valioso para uma empresa. Pois assim, é possível promover a colaboração no local de trabalho que beneficia não apenas o sucesso da empresa, mas também todos os funcionários.

Venha se tornar um grande líder com a Voitto! 

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!

Liderança para Gestores

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança Para Gestores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.