O que é um espírito de liderança?
Como identificar um espírito de liderança?
Como ter um espírito de liderança?
Aprenda a ser um líder de sucesso com a Voitto!

Como identificar e desenvolver um espírito de liderança dentro de sua empresa

Aprenda neste artigo o que é um espírito de liderança e quais são as características necessárias para se tornar um grande líder.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como identificar e desenvolver um espírito de liderança dentro de sua empresa

Com o passar dos anos, o espírito de liderança dentro das empresas se desenvolveu, principalmente com a chegada da liderança 4.0.

Além disso, hoje em dia, a quantidade de mulheres líderes aumentou drasticamente, pela sua grande capacidade de gerenciar equipes, quebrando um grande tabu em nossa sociedade. Porém há muito o que melhorar ainda, principalmente a respeito da desigualdade salarial entre homens e mulheres.

Deseja aprender mais sobre o espírito de liderança e como conquistá-lo? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é um espírito de liderança?
  • Como identificar um espírito de liderança?
  • Como ter um espírito de liderança?
  • Aprenda a ser um líder de sucesso com a Voitto!

Vamos à leitura?

O que é um espírito de liderança?

O espírito de liderança é presente naquelas pessoas que conseguem ser ouvidas com mais facilidade quando falam, e que geralmente são capazes de inspirar outras pessoas a seguir seus passos.

Um bom espírito de liderança também trabalha em equipe, motivando todo o time a trabalhar para alcançar um objetivo em comum.

Desta maneira, o espírito de liderança nada mais é do que a boa capacidade de comunicação e oratóriapara conseguir influenciar e envolver as pessoas a agirem conforme a sua vontade, seu propósito e seu objetivo, que consequentemente estará de acordo com os objetivos da empresa.

Em relação a este tema, podemos identificar pessoas com o espírito de liderança dentro das organizações de acordo com algumas características que vamos conferir a seguir.

Antes de seguirmos, que tal verificar esse super material?

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Como identificar um espírito de liderança?

Identificar uma pessoa com espírito de liderança irá exigir grande análise e observação comportamental. De maneira geral, existem algumas atitudes que indicam que determinada pessoa tem aspectos que se assemelham a perfis de liderança, sendo eles:

Autodesenvolvimento

Uma pessoa com espírito de liderança, sempre busca se desenvolver sozinho, através de cursos, treinamentos, leitura de livros e palestras. É o tipo de pessoa que sai da zona de conforto e não espera por iniciativas da empresa para capacitação.

Todas pessoas que desejam ser líder, precisam estar constantemente se atualizando de conhecimentos e com os temas que são tendências em sua área de atuação, para que possam compartilhar estes com toda a equipe, sendo este um novo padrão de liderança.

Capacidade de influenciar pessoas

Todos nós sabemos que ter um bom relacionamento interpessoal é fundamental para qualquer tipo de profissional, mas esta é uma  habilidade que se faz mais importante ainda para os líderes e gestores.

Sendo assim, busque identificar aqueles profissionais que sabem lidar com as pessoas, que possuem relações saudáveis, que conquistem respeito naturalmente e que tenham capacidade de influenciar pessoas.

Vale ressaltar que influenciar não significa mandar ou manipular, mas sim, por meio de argumentos e da sua capacidade de persuasão mostrar para a pessoa que você tem razão e porque a tarefa é importante. Nunca impondo uma ideia de maneira tóxicae sempre ouvindo a todos.

Senso crítico

Ser um líder significa tomar decisões e por isso que a função exige das pessoas um bom senso crítico para conseguir enxergar e antecipar soluções que não estão claras para todas as pessoas. O bom líder precisa pensar “fora da caixa”.

Responsabilidade

O líder é uma pessoa responsável, se você possui essa característica terá maior chance de virar um gestor. Ser responsável significa cumprir prazos, entregar com qualidade, evitar atrasos e faltas e estar completamente comprometido com a empresa.

Podemos identificar a responsabilidade em outras áreas da vida também, como por exemplo: com a família, em casa, com os amigos e nas metas pessoas.

Proatividade

Profissionais que só fazem o que lhes é pedido, não olham criticamente para suas tarefas e não fazem melhorias ou sugestões, dificilmente se tornarão líderes.

É necessário ser proativo e colocar seus talentos para trabalhar para a empresa. Para liderar, você deve se livrar desse comportamento de “zona de conforto” e ter autonomia.

Não se identificou com algumas das características mencionadas acima e deseja ser um líder? Não tem problema! Todo mundo pode se desenvolver para conseguir um espírito de liderança, e para isso, separamos algumas dicas.

Além disso, existem muitos filmes sobre lideranças bem sucedidas para você se inspirar!

Como ter um espírito de liderança?

Desenvolver o espírito de liderança pode garantir a você grandes vantagens para disputar aquela tão sonhada vaga de gestão na sua empresa, vamos conferir algumas dicas para este desenvolvimento?

Disciplina

Em geral, as pessoas irão julgar a sua capacidade de liderança pela quantidade de disciplina que você apresenta no trabalho.

Então o primeiro passo é trabalhar sua disciplina. Procure sempre cumprir os prazos no seu dia a dia, mantenha os compromissos e termine as reuniões no prazo correto.

Além disso pratique a disciplina em sua vida pessoal, acordando mais cedo, se exercitando diariamente, etc.

Mudança do mindset

É necessário mudança na forma em que você pensa para alinhar os seus pensamentos conforme as diretrizes de uma boa liderança.

E claro que isso levará um bom tempo, quanto mais seu foco e dedicação mais rápido será este processo.

Para isso, comece descobrindo como você reage às diversas situações diferentes, descubra quais destes momentos você se sente mais forte ou mais fraco e os motivos por trás destas sensações.

Desta maneira você irá saber lidar melhor com as adversidades e conseguir enxergar o cenário de modo diferente e mais positivo.

Valorize o trabalho dos colegas

Um dos pilares da liderança humanizada é valorizar e ter empatia com o trabalho dos colegas.

Procure ter uma mente aberta quando as pessoas discordam de você e dê a elas o devido mérito.

Será uma tarefa difícil, mas você precisará respeitar a todos do time, pois estes que estarão com o objetivo de entregar o melhor trabalho possível.

Um líder inspira outras pessoas

Como líder, você deverá inspirar quem faz parte da sua equipe a trabalhar da melhor maneira possível.

Quando alguém do time precisar de orientação ou encorajamento, ofereça a ajuda necessária, ouça com calma e seja simpático.

Desafie seus colaboradores

Depois de construir uma ótima equipe de trabalho, preparar seus planos e estabelecer boas linhas de comunicação entre todos, é hora de manter seus funcionários motivados. 

Usar sua criatividade para incentivar os colaboradores a participar na criação de novas ideias para a empresa é uma ótima forma para desafiar o time.

Comunicação

Talvez essa seja uma das principais dicas para ter um espírito de liderança. É preciso que o líder saiba se comunicar e abra espaço para que os colaboradores se expressem.

Também é importante criar reuniões de rotina com a equipe e meios de comunicação dentro da empresa, como intranets, jornais internos, grupos no whatsapp, etc.

Tudo com o objetivo de aproximar a equipe do líder, mantendo também os colaboradores informados sobre a empresa e notícias do segmento.

Aprenda a ser um líder de sucesso com a Voitto! 

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores  irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!!

Liderança para Gestores

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança Para Gestores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.