O que é Liderança Tóxica?
5 Características de uma Liderança Tóxica
Como Enfrentar uma Liderança Tóxica?
Como Não ser um Líder Tóxico?
Não pare por aqui!

Liderança Tóxica: Saiba Identificar e Entenda Como Isso Prejudica a Equipe

Entenda o que é uma Liderança Tóxica, como isso afeta a dinâmica de uma empresa e descubra como se desviar de chefes tóxicos.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Liderança Tóxica: Saiba Identificar e Entenda Como Isso Prejudica a Equipe

Um estudo da Consultoria BambooHR, realizado em empresas de diferentes áreas, evidencia que 44% dos entrevistados alegam ter pedido demissão por causa das atitudes de um chefe tóxico.

Como você pôde ver pelo resultado da pesquisa, a liderança tóxica provoca a diminuição da motivação no ambiente de trabalho, que resulta em pedidos de demissão.

Mas...

  • O que é, de fato, a Liderança Tóxica?
  • Como Identificar esse Tipo de Líder?
  • Como lidar com um Líder Tóxico?
  • Como Não Exercer uma Liderança Tóxica?

A resposta para cada uma dessas perguntas você encontrará ao longo desse artigo e, no final, compreenderá o que é a liderança tóxica e o que fazer para evitar esse tipo de comportamento em uma equipe.

Então, siga a leitura!

O que é Liderança Tóxica?

A liderança tóxica é uma forma de liderar que provoca reações negativas em um time. Na maioria dos casos, o líder não consegue perceber que ele adota práticas detratoras no ambiente de trabalho.

Por isso, é importante aprender quais são as características saudáveis que um líder pode adotar para engajar uma equipe da melhor forma possível.

Sabe como você pode aprender isso? No nosso e-book sobre as 5 práticas exemplares de liderança. Nele, ensinamos as características em comum dos líderes de sucesso apontadas pelos pesquisadores Barry Posner e James Kouzes.

Não perca a chance de adquirir esse e-book incrível! Clique no botão abaixo e faça o download agora mesmo!

cinco praticas de lideranca


No e-book, você conferirá as boas práticas da liderança e como aprendemos com contra-exemplos, você também verá, no próximo tópico, quais são os comportamentos de uma liderança tóxica.

Assim, saberá impedir eventuais hábitos negativos em uma equipe. Confira!

5 Características de uma Liderança Tóxica

As principais características que descrevem o comportamento de um líder ou gestor tóxico são:

1. Supervisão Abusiva

A supervisão abusiva diz respeito à falta de confiança constante que o líder tem em relação à equipe.

Essa falta de confiança, faz com que o líder assuma posturas negativas ao verificar a qualidade dos resultados como humilhação, arrogância, autoritarismo e agressividade.

2. Opinião Superior

Líderes que não deixam as opiniões dos liderados prevalecer em momento algum dificultam o canal de comunicaçãodentro do time e diminuem o sentimento de pertencimento ao projeto.

3. Não Valorização do Esforço

Quando o líder ou chefe possui dificuldade em dar feedbacksconstrutivos, independente do tipo de resultado, o ambiente de trabalho torna-se tóxico.

Esse é o típico caso no qual o líder só reconhece o time ou um indivíduo quando a entrega é "perfeita" ou além da expectativa.

4. Comunicação Ineficiente

A comunicação, de modo geral, dentro de uma empresa, é uma das chaves para a alta performance. Com uma boa comunicação, as expectativas ficam claras, a visão, a missão e os valores ficam cravados na mente do time e o escritório se torna um ambiente saudável.

No entanto, se o líder ou gestor se esquiva de se comunicar corretamente, ou comunica de uma forma ineficiente, ou seja, sem fornecer um conteúdo importante na comunicação, o time desenvolve uma ansiedade do tipo "o que será que o chefe está pensando?"

5. Falta de Accountability

Accountability é o termo referente ao senso de responsabilidade. Quando esse senso é ausente no líder, principalmente, que é a figura a guiar o time, a tomada de responsabilidade diminui na empresa generalizadamente, diminuindo a eficiência.

Agora, imagine a situação na qual você está em uma equipe e encontra um chefe com uma ou mais das características acima. Como sairia dessa situação? Fique tranquilo porque é isso que verá no tópico a seguir.

Como Enfrentar uma Liderança Tóxica?

Alguns casos, quando o chefe não percebe que está adotando uma liderança tóxica e existe um leve canal de comunicação, invista em uma boa conversa com ele. Deixe claro quais são as ações do seu líder que estão gerando um ambiente de trabalho ruim ou incomodando exclusivamente você.

Também tente deixar claro como você se sente, busque saber se alguma atitude sua está fazendo com que seu chefe assuma aquela postura. No fim, alinhe suas expectativas tanto em relação ao cargo quanto em relação à sua convivência com o seu líder e seus colegas.

Depois de conversar com ele, se o comportamento permanecer o mesmo, é hora de contactar o setor de recursos humanosda empresa. Antes disso, certifique-se de que todas as suas entregas foram documentadas e se estavam alinhadas com o planejamento do chefe.

Diante do RH ou de algum diretor da empresa, você deve agir com sabedoria e apresentar com cautela pontos do comportamento do seu chefe que estão impedindo você de se sentir tranquilo no ambiente de trabalho.

Espere as decisões do RH e verifique se houve uma melhoria no comportamento do líder. Se não, vale a pena pedir a transferência interna e ser realocado em outro time.

Geralmente, alguns líderes que possuem esse tipo de comportamento não conseguem se livrar dele ou não estão dispostos a mudar. Por isso, no tópico a seguir, você verá algumas dicas sobre como  evitar uma postura de liderança tóxica!

Como Não ser um Líder Tóxico?

Uma coisa é quando você está lidando com um líder tóxico, a outra é quando você lidera um time negativamente e não sabe como pode evitar essa postura.

Sendo assim, as principais dicas para você não exercer uma liderança tóxica são:

  • Tenha consideração pelo time;
  • Reconheça talentos e contribuições;
  • Aprenda a expressar-se;
  • Respeite as diferenças;
  • Pratique o que diz.

Detalhando cada uma dessas características, temos:

Tenha Consideração Pelo Time

Ter consideração pelo time é lembrar que você precisa mais do time, do que ele de você. É lembrar que um time sem um líder continua sendo um time, mas um líder sem time não tem função, pois ele não tem quem liderar.

Valorize as pessoas que ajudam você a entregar resultados diante dos seus superiores.

Reconheça Talentos e Contribuições

Não é porque você é líder do time, que os resultados dos integrantes são efetivamente seus resultados. Entregue os créditos para as pessoas responsáveis pelas ideias ou pelas realizações.

Aprenda a Expressar-se

A liderança não dá o direito de você se expressar da maneira que você achar melhor. Lembre de pensar no sentimento dos outros, antes de dar um feedback, expressar uma insatisfação. Tenha empatia na comunicação!

Respeite as Diferenças

Respeite as diferenças dentro do seu time: etárias, étnicas, religiosas, sexuais e quaisquer tipos de expressão pessoal que os integrantes do tipo possam ter.

Você já parou para pensar e perceber se possui um estereótipo de pessoa com quem gosta de trabalhar? Se sim, exclua isso! Incentive a pluralidade dentro do time. Pessoas diferentes, geram ideias diferentes e podem contribuir para o time performar melhor.

Pratique O Que Diz

Como líder, dê exemplo das boas práticas que você prega. Você precisa liderar seu time por meio da inspiração e não da obrigação. Tem algum hábito que você precisa desenvolver na equipe? Então, aja primeiro e com constância.

Não pare por aqui! 

Com o teste Líder e Chefe, você poderá atingir melhores resultados ao entender como melhorar o gerenciamento da sua equipe, além de garantir uma melhor produção e efetividade das ações.

Enquanto o chefe costuma impor ordens e centralizar o poder, um líder busca motivar sua equipe e dar voz aos seus colaboradores. Por isso, entender como você lida com seu time e em qual posição se enquadra a partir de suas ações é essencial para a melhoria enquanto gestor.

Faça agora o Teste e descubra se você é um Líder ou um Chefe e comece sua transformação!



teste lider e chefe

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Guia prático para ser um líder de alta performance

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Prático Para Ser Um Líder De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.