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O que é uma linha editorial?
Por que fazer uma linha editorial?
Como fazer uma linha editorial?
Alavanque os resultados de sua empresa!

O que é e como fazer uma linha editorial para garantir a autoridade de sua marca!

Aprenda neste artigo o que é uma linha editorial e como este conceito irá ajudar a criar conteúdos impactantes para seu público.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é e como fazer uma linha editorial para garantir a autoridade de sua marca!

Uma das maneiras de produzir conteúdo de alta qualidade e garantir uma maior conexão com o público é através da linha editorial.

Através dela, é possível sistematizar a criação de conteúdo, garantindo uma autoridade da sua empresa para aqueles temas que ela se propõe a produzir.

Ficou interessado e quer saber mais sobre linha editorial? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é uma linha editorial?
  • Por que fazer uma linha editorial?
  • Como fazer uma linha editorial?
  • Alavanque os resultados de sua empresa!

Vamos à leitura?

O que é uma linha editorial?

Uma linha editorial é um alinhamento entre os conteúdos que a sua empresa ou marca produz, ou seja, consiste em uma definição de temas, linguagens, tipo de conteúdo, formatos e até mesmo o layout de como o conteúdo será exposto, seja nas redes sociais, em sites ou em blogs.

Através da linha editorial, é possível que a sua marca ganhe uma essência e as pessoas consigam entender que aquele conteúdo vem de você, baseado em todos os fatores mencionados acima.

A exemplo disso podemos citar as redes sociais e o Blog da Voitto. Neles, podemos encontrar um tipo de linguagem específica para a comunicação, uma paleta de cores característica e também conteúdos relacionados a resolução de problemas, metodologias ágeis, marketing de conteúdo, entre outras.

Caso você olhe para um post nosso e o reconheça sem mesmo ver o nome ou o logotipo da marca, significa que temos um boa linha editorial, ou pelo menos estamos trabalhando para ter! Desta maneira a marca se torna memorável na mente do usuário e ganha autoridade entre o seu público alvo.

Vale ressaltar que é muito interessante usar a linha editorial como um complemento para as estratégias de comunicação integrada e para as estratégias de marketing.

Desta forma, podemos considerar que ter uma boa linha editorial pode garantir grandes benefícios para o crescimento de sua empresa. Vamos no tópico seguinte conferir de maneira mais detalhada a importância de implementar este conceito.

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O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
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Por que fazer uma linha editorial?

Agora que já sabemos o que é uma linha editorial, vamos conferir mais detalhadamente a sua importância e o por que fazer uma.

O principal motivo é que a linha editorial funciona como um norte para criar conteúdos que consigam agregar valor para o seu nicho de mercado. Ter temáticas definidas garante maior facilidade na hora de distribuir as informações de cada tema.

Além disso, a linha editorial permite que você se comunique de maneira mais clara e precisa com os seus seguidores, seja no Blog, no Instagram ou no Twitter, por exemplo.

Ter os conteúdos, linguagem e template já definidos melhora a comunicação com o público pois basta seguir um padrão e transmitir a informação da melhor forma possível.

Também é importante mencionar que esse conceito permite otimizar a produção do conteúdo. Ter os temas e a forma de escrever já definida fará com que o time ganhe mais tempo e consiga produzir ainda mais conteúdos.

Vale ressaltar que uma boa linha editorial possui os dias ou as semanas em que cada conteúdo será postado. Às vezes podemos até mesmo encontrar a programação de conteúdo para um ano inteiro.

Viu como que através de uma linha editorial fica muito mais fácil produzir conteúdo e atrair o seu público para ele? Aposto que agora você está querendo saber como fazer a sua própria, não é mesmo?

Fique tranquilo! É hora de montar a sua linha editorial e vamos ensiná-lo como fazê-la no próximo tópico. Vamos lá?

Como fazer uma linha editorial?

De antemão podemos afirmar que construir uma linha editorial não é um processo muito difícil. No entanto, é necessário muita atenção. Abaixo separamos um passo a passo para você criar a sua.

1. Conheça seus produtos e serviços

Apesar de parecer estranho uma equipe não conhecer na ponta da língua sobre seus produtos e serviços, é mais comum do que imagina!

Portanto, o primeiro passo consiste que o time de marketing digital saiba com exatidão sobre os serviços e produtos que a companhia vende, seus concorrentes e desafios.

2. Encontre um nicho de mercado

Após ter definido exatamente os produtos e serviços que a empresa oferece, é preciso definir um nicho específico de temas.

Imagine uma empresa de consultoria de investimentos, existe um espaço tanto de pessoas que possuem uma menor quantidade de dinheiro para investir, quanto pessoas com grandes patrimônios.

Você pode abordar os dois públicos simultaneamente, porém isso não seria proveitoso. É importante que um especialista se posicione nesses assuntos específicos para que de fato ele consiga impactar as pessoas.

3. Conheça a persona

Definir a sua persona é uma ótima estratégia. Quando feita da forma correta pode de fato transformar o seu negócio. Através dela, é possível entender com precisão quem são as pessoas que você pretende impactar através dos conteúdos, e irá ter um conjunto de informações importantes para definir a sua linha editorial.

Imagine que você tenha decidido impactar aquele nicho que possui grandes fortunas e está disposto a investir.

Ao analisar esta persona, você irá perceber que precisa criar um conteúdo mais aprofundado e complexo que fala sobre investimentos, pois provavelmente elas já irão conhecer os conceitos básicos.

4. Realize Benchmarking

O benchmarking consiste em analisar o mercado e seus concorrentes.

Caso seus concorrentes estão produzindo conteúdos sobre o mesmo tema, procure oportunidade e invista em conteúdos diferentes que venham agregar mais valor para seu público.

5. Procure saber quais são as dúvidas dos clientes

Muitas vezes as empresas oferecem o que elas querem e não o que o cliente procura. Portanto, neste ponto, é necessário empatia e procurar entender quais são as possíveis dúvidas do cliente.

Informações que normalmente são básicas para os colaboradores da empresa, muitas vezes são as que geram mais dúvidas para os clientes.

Então na hora de criar sua linha editorial, lembre-se disso. Desta forma os conteúdos terão muito mais valor!

6. Separe os conteúdos em categorias

Pense que é possível criar categorias de conteúdos diferentes ao produzir conteúdo de investimento para pessoas que possuem disponível grande quantidade de dinheiro.

Você por exemplo pode criar linhas editoriais de investimentos que possuem um alto risco, investimentos de baixo risco, etc.

Também é interessante separar os conteúdos em palavras chave e trazer entrevistas com grandes investidores e o que eles pensam a respeito de cada tema dentro do blog.

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Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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