O que é Manufatura Aditiva?
Quais são os benefícios da Manufatura Aditiva?
Como funciona o processo de Manufatura Aditiva?
Manufatura Aditiva: uma nova forma de construir o mundo
Saiba como se tornar um profissional atualizado

Entenda o grande impacto da Manufatura Aditiva no desenvolvimento e produção de inovações

A Manufatura Aditiva é um dos pilares da Indústria 4.0 e promete revolucionar o mercado global por meio de produtos altamente tecnológicos e inovadores.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Entenda o grande impacto da Manufatura Aditiva no desenvolvimento e produção de inovações

A Manufatura Aditiva é um processo de produção que envolve a criação de objetos 3D.

Em contraste com os métodos tradicionais de fabricação, nos quais o material é retirado (subtrativo) ou moldado, a manufatura aditiva constrói o objeto camada a camada, depositando ou solidificando material para formar a peça final.

Marcados pela Revolução Industrial, os processos tradicionais de manufatura, como o forjamento, soldagem, fundição e torneamento, trouxeram inúmeros benefícios para a humanidade ao longo dos anos.

Se quando a atividade predominante era o artesanato, um produto poderia demorar meses para ficar pronto, com o advento da manufatura, tornou-se possível otimizar significativamente a produção industrial.

Todavia, a humanidade sempre esteve em busca de processos mais rápidos e com um maior nível de perfeição, o que possibilitou o surgimento da Manufatura Aditiva.

Então, vamos lá! Neste artigo, você encontrará os seguintes tópicos:

  • O que é Manufatura Aditiva?
  • Quais são os benefícios da Manufatura Aditiva?
  • Como funciona o processo de Manufatura Aditiva?
  • Manufatura Aditiva: uma nova forma de construir o mundo.

Está pronto?

O que é Manufatura Aditiva?

A Manufatura Aditiva, também conhecida como impressão 3D, configura-se como a confecção de objetos de geometria complexa a partir de um desenho elaborado no computador.

Esse tipo de tecnologia não é tão recente quanto parece, surgiu há cerca de 30 anos. Contudo, inicialmente, a impressão 3D foi mais utilizada para a criação de protótipos e estudo de determinados conceitos.

Hoje, com a popularização deste tipo de manufatura avançada, essa invenção tecnológica se tornou importante em diversos setores da economia. A impressão 3D mostra resultados expressivos, desde o setor da saúde ao setor automotivo e aeronáutico.

Como um dos pilares da quarta revolução industrial, a Manufatura Aditiva chegou para transformar o modo com que os produtos são fabricados. Segundo um relatório da a IFI CLAIMS Patent Services, esse tipo de tecnologia cresceu 40% entre os anos de 2014 e 2019.

Quais são os benefícios da Manufatura Aditiva?

A Manufatura Aditiva oferece diversas vantagens em comparação com os métodos tradicionais de fabricação. Algumas das principais incluem:

  • Design complexo e personalização: A Manufatura Aditiva permite a criação de peças com geometrias complexas que seriam difíceis ou impossíveis de produzir com métodos tradicionais;
  • Redução de desperdícios: ao adicionar material camada por camada, a Manufatura Aditiva minimiza o desperdício de material, pois apenas a quantidade necessária é usada na construção da peça;
  • Produção sob demanda: a tecnologia permite a produção de itens sob demanda, eliminando a necessidade de estoques volumosos e reduzindo os custos associados ao armazenamento;
  • Economia de tempo: há uma redução significativa dos prazos de produção, pois a nova manufatura elimina muitos dos processos intermediários necessários em métodos tradicionais.

Como funciona o processo de Manufatura Aditiva?

A elaboração de uma peça por meio da Manufatura Aditiva é bem semelhante ao de uma impressão comum, em 2D. Porém, ao invés de tinta é utilizado uma espécie de pó, gel ou algum filamento de metal ou plástico.

Durante o processo de confecção dessas peças, o material escolhido é adicionado em camadas, a fim de garantir que a matéria prima seja aproveitada ao máximo.

Na Manufatura Aditiva, os projetos são criados a partir de programas de modelagem 3D, como AutoCAD, SolidWorks, Sketchup, 3ds Max, TinkerCAD, entre outros.

De acordo com o que foi elaborado nesses programas de desenho, é possível criar um objeto por meio da impressora 3D.

Agora, vamos entender um pouco mais sobre suas aplicações?

Assim como foi mencionado anteriormente, hoje a Manufatura Aditiva é uma realidade nos mais variados setores da economia mundial. Os fatores que mais favoreceram a aceitação deste tipo de metodologia são o aumento da facilidade de produzir peças mais detalhadas e o seu baixo custo em relação a determinados tipo de manufatura.

A seguir, citaremos alguns exemplos de aplicação da Manufatura Aditiva:

1. Indústria Aeronáutica

Nas instalações da indústria aeronáutica Airbus, na Alemanha, as impressoras 3D são utilizadas para produzir peças em metal para todos os seus modelos de avião. Segundo os responsáveis por essa companhia, os objetos impressos em 3D são mais leves, fortes e também mais baratos de produzir.

2. Setor Automobilístico

Já no setor automobilístico, a Manufatura Aditiva proporciona os mais variados benefícios. Peças de alta qualidade são confeccionadas com maior efetividade, uma vez que é possível realizar previamente testes com protótipos em 3D.

Algumas empresas conseguiram produzir até mesmo a estrutura de um veículo inteiro mediante a utilização desta tecnologia. A Local Motors é um exemplo disso, tendo confeccionado um carro denominado como Strati em apenas 44 horas.

3. Área da Saúde

E como não citar a área da saúde? A Manufatura Aditiva traz cada vez mais benefícios a esse setor.

A criação de próteses de baixo custo é um ótimo exemplo. Por meio de modelos impressos em 3D, é possível confeccionar braços biônicos que se adaptam à necessidade do paciente e que não tenham um custo tão alto quanto os disponíveis no mercado.

Para o mercado odontológico, a Manufatura Aditiva possibilitou a criação de próteses muito mais resistentes e confeccionadas em menor tempo.

Hoje, um dentista não precisa fazer um molde e mandá-lo para ser confeccionado em um laboratório. Com a impressora 3D, ele mesmo pode fazer a prótese em seu consultório.

Além disso, espera-se que, no futuro, a impressão 3D poderá ter a capacidade de imprimir células epiteliais. Assim, será possível substituir os tecidos queimados, de vítimas de queimaduras pelos novos tecidos que serão formados por essas células.

Também se espera que órgãos humanos possam ser impressos, o que reduziria significativamente as filas de transplantes e muito mais vidas poderiam ser salvas.

4. Educação

O uso da tecnologia da Manufatura Aditiva tem auxiliado escolas e universidades a aprimorarem o seu ensino. As impressões 3D auxiliam na didática dos professores para mostrar aos seus alunos representações reais daquilo que se é estudado, como em aulas de anatomia humana e animal, por exemplo!

Manufatura Aditiva: uma nova forma de construir o mundo

Com as mudanças cada vez mais frequentes que a tecnologia proporciona, o mercado de trabalho tem sentido impacto direto. Muitas funções, antes desempenhadas pelo ser humano, estão sendo substituídas por máquinas e diversos empregos estão deixando de existir.

Assim, é necessário investir em capacitações que o tornem um profissional indispensável e pronto para encarar essa nova era tecnológica!

Saiba como se tornar um profissional atualizado

A indústria está passando por mudanças revolucionárias impulsionadas pela automação, inteligência artificial e robótica avançada. Para evitar ser substituído por máquinas, é essencial compreender os princípios fundamentais do Lean Manufacturing.

Apresentamos o curso de Fundamentos de Lean Manufacturing, elaborado especialmente para você que deseja se manter à frente das transformações industriais e garantir sua relevância no mercado.

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente.

Curso Lean Manufacturing

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.