O que é Planejamento de Carreira?
Por que ter Planejamento de Carreira?
Definindo Metas Profissionais
Autoavaliação de Habilidades e Interesses
Identificando Oportunidades de Desenvolvimento
Construindo um Plano de Ação Realista
A Importância do Networking para o Planejamento de Carreira
Abordando Lacunas de Habilidades e Educação Continuada
Como se tornar um profissional de sucesso?

Planejamento de Carreira: entenda como definir metas para alcançar sucesso profissional!

O Planejamento de Carreira é um processo que ajuda a definir objetivos profissionais e a traçar metas, descubra como criá-lo de forma assertiva.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Planejamento de Carreira: entenda como definir metas para alcançar sucesso profissional!

Possuir um bom Planejamento de Carreira é fundamental para profissionais que almejam sucesso profissional e destaque no mercado de trabalho. Essa prática busca definir metas e objetivos que vão de encontro às expectativas de progresso profissional.

Para a criação de um bom Planejamento de Carreira, é preciso entender quais os passos necessários para a prática, além de identificar quais os gargalos que precisam ser solucionados para que as metas estipuladas sejam cumpridas.

Ficou curioso para entender como desenvolver seu Planejamento de Carreira assertivamente? Continue a leitura desse texto que será desenvolvido através dos seguintes tópicos:

  • O que é Planejamento de Carreira?
  • Por que ter Planejamento de Carreira?
  • Definindo Metas Profissionais;
  • Autoavaliação de Habilidades e Interesses;
  • Identificando Oportunidades de Desenvolvimento;
  • Construindo um Plano de Ação Realista;
  • A Importância do Networking para o Planejamento de Carreira;
  • Abordando Lacunas de Habilidades e Educação Continuada.

Continue a leitura conosco e tenha um bom aprendizado!

O que é Planejamento de Carreira?

O plano de carreira é um projeto estratégico que objetiva planejar o desenvolvimento profissional. Esse plano apresenta todas as competências necessárias para que cada um dos colaboradores consiga alcançar o cargo profissional desejado.

Entre as competências necessárias, incluem-se os cursos acadêmicos, como pós-graduação e MBA, a capacidade e o comportamento dos profissionais, bem como o período de serviço no cargo anterior.

Esse planejamento é realizado de forma personalizada, alinhada à gestão estratégica de pessoas, haja vista que sua eficácia depende das características individuais e das motivações de cada colaborador.

Nesse sentido, é essencial que os profissionais compreendam as etapas hierárquicas que podem percorrer, assim como o tempo estimado em cada uma delas.

Dessa forma, é possível definir as expectativas de crescimento, evidenciando os objetivos esperados, haja vista que o processo abrange as metas, os resultados e o tempo de serviço.

Por fim, o plano de carreira abrange a conquista de promoções, o aumento de salário e a transferência de cargos ou de empresas. Assim, esse processo permite gerar novas experiências, habilidades e conhecimentos aos profissionais.

Por que ter Planejamento de Carreira?

O plano de carreira proporciona inúmeras vantagens, uma vez que permite melhorar a produtividade e o engajamento dos colaboradores. Além disso, é ideal para conquistar novos talentos e reduzir a rotatividade e a falta de motivação dos profissionais.

As empresas, além de proporcionar uma remuneração mais competitiva, buscam profissionais que invistam em sua carreira. Assim, o plano de carreira é imprescindível para fomentar o crescimento empresarial, já que apresenta uma equipe de alto rendimento.

Além disso, o plano de carreira também é responsável por promover uma visão ampliada do futuro profissional, haja vista que planeja todas as etapas profissionais e o cargo que o colaborador pretende alcançar.

As corporações que possuem uma representação visual de sua organização permitem uma visualização mais abrangente sobre os cargos, as funções e os salários. Dessa maneira, é mais fácil alinhar as expectativas das empresas com os anseios dos funcionários.

Sendo assim, o plano de carreira é um planejamento que auxilia na formação de profissionais mais capacitados e preparados para conduzir os desafios do ambiente empresarial.

Confira, logo abaixo,  de forma detalhada, algumas vantagens proporcionadas pelo plano de carreira:

Permite encontrar profissionais mais qualificados para o cargo

As empresas, ao programarem as diretrizes básicas para os postos de trabalho, ajudam o setor de Recursos Humanos a contratar os profissionais mais qualificados para o cargo.

Assim, o processo seletivo da empresa torna-se mais eficiente, o que reduz a possibilidade de contratar profissionais que não sejam compatíveis com as diretrizes estabelecidas.

Maior transparência nos processos de seleção 

No processo seletivo, é possível apresentar de forma breve o plano de carreira. Isso é importante para incentivar a disputa pela vaga, bem como para eliminar os candidatos que não estejam de acordo com as exigências da empresa.

Assim, ocorre uma redução na probabilidade de contratar funcionários que ficarão insatisfeitos com as funções a serem executadas. Além do mais, a transparência impulsiona o valor para a marca empregadora da corporação.

Valorização do profissional pela empresa

A valorização dos funcionários pela empresa pode ser conduzida pelo reconhecimento das atividades desempenhadas por eles, bem como pela possibilidade de alcançar melhores cargos dentro da empresa.

Melhoria da produtividade dos colaboradores 

Ao impulsionar a valorização do trabalhador e a possibilidade de ascensão de cargo, as empresas impulsionam a motivação dos trabalhadores, os quais se sentem mais motivados e engajados na realização de suas atividades.

Definindo Metas Profissionais

A partir do entendimento das metas dos funcionários, é possível construir um plano de carreira que alinhe os objetivos dos colaboradores com as expectativas da empresa.

Imagine que um funcionário deseje alcançar um cargo de gerência dentro da empresa. Para que isso aconteça, é preciso apontar as habilidades que precisam ser desenvolvidas.

Dessa maneira, o profissional apresenta uma visão mais clara dos pontos que precisam ser aprimorados, a fim de alcançar o cargo desejado.

O alinhamento das metas com as atividades que precisam ser realizadas é de extrema importância para a evolução do plano de carreira. Assim, os colaboradores e as empresas devem estabelecer planos realistas em relação às ações que devem ser realizadas e às limitações dos envolvidos.

Nesse sentido, o ideal é construir um planejamento de carreira que estabeleça os prazos para a realização de cada tarefa, o que pode ser feito por meio de um cronograma que apresente as datas de cada atividade.

 Autoavaliação de Habilidades e Interesses

Para um bom Planejamento de Carreira, é necessário investir na etapa de autoconhecimento. Pois, conhecer melhor suas habilidades, quais seus interesses e seus valores é fundamental para iniciar uma carreira de sucesso.

Ao entender quais são seus pontos fortes e fracos, é possível encontrar áreas de destaque pessoal e áreas que necessitam serem desenvolvidas, garantindo um emprego que vá de encontro com sua personalidade e objetivos pessoais.

Dessa forma, é possível realizar um planejamento de desenvolvimento pessoal baseado em interesses e oportunidades que vão ao encontro das suas expectativas. Assim, é possível construir uma carreira que promova satisfação e seja bem-sucedida.

Identificando Oportunidades de Desenvolvimento

A constante busca por desenvolvimento é uma habilidade crucial para os profissionais atuais, visto que o mercado está em constante atualização. Por isso, confira algumas dicas de como identificar oportunidades para se desenvolver:

  • Pesquise constantemente sobre seu mercado de atuação, quais as tendências e as demandas que as empresas estão necessitadas, além disso, busque entender quais as habilidades que estão sendo valorizadas no momento;
  • Crie o hábito de fazer uma autoavaliação constantemente acerca de seus pontos fortes e fracos, dessa maneira será mais simples compreender quais as áreas que necessitam de mais atenção; 
  • Busque orientação de fontes confiáveis, como líderes, mentores, consultores, contas confiáveis do LinkedIn e coaches;
  • Participe de capacitações internas oferecidas por sua organização, esteja sempre engajado com esses eventos;
  • Realize cursos presenciais e/ou virtuais que possuam alguma relevância para sua área de atuação, aposte em cursos com boas recomendações e qualidade;
  • Invista em certificações reconhecidas que atestem seu nível de conhecimento em alguma ferramenta e/ou conteúdo;
  • Participe de eventos da sua área de atuação, como congressos, seminários e feiras, dessa forma seu networking será enriquecido e aumentará seu conhecimento com a troca de experiências com outros profissionais.

O desenvolvimento interpessoal é um processo contínuo e a longo prazo, com as dicas citadas anteriormente, você pode dar o primeiro passo na busca do autoconhecimento e entender quais os pontos necessitam de melhoria.

Construindo um Plano de Ação Realista

A implementação de um plano de carreira requer transparência com os colaboradores, ou seja, é preciso deixar evidente as possibilidades de ascensão de cargo dentro da empresa.

Isso é fundamental, pois orienta os profissionais sobre as oportunidades de crescimento, bem como o que eles precisam fazer para alcançar suas metas profissionais.

Logo abaixo, você encontra um passo a passo de como fazer um plano de carreira eficiente e realista:

Estabelecer as metas e os objetivos

Para iniciar o plano de carreira, é preciso ter em mente as metas e os objetivos dos funcionários da empresa, a fim de proporcionar um melhor planejamento para cada um deles.

É importante salientar que as metas devem ser específicas e realistas, haja vista que é preciso detalhar os objetivos de forma precisa para alinhar com as expectativas da empresa.

Avaliar o desempenho 

A realização de avaliações das habilidades é muito importante para verificar as lacunas necessárias no processo, bem como para atingir uma nova colocação no plano de carreira.

Essa avaliação também é necessária para auxiliar na visualização das competências técnicas e comportamentais, o que permite identificar quais habilidades os profissionais precisam desenvolver.

Fornecer feedbacks 

O fornecimento de retornos aos colaboradores é essencial para que eles consigam entender seus acertos e falhas.

Nesse sentido, o repasse de feedbacks precisa ser realizado com muita transparência e de forma construtiva, haja vista que o objetivo é a melhoria do desempenho dos profissionais.

Estruturar o plano de ação

Nessa etapa, o plano de ação é posto em prática. Assim, é fundamental estabelecer todos os prazos para se alcançar as metas e os objetivos definidos.

Além disso, também é importante definir o desdobramento das metas e dos objetivos ao longo do tempo.

A Importância do Networking para o Planejamento de Carreira

O networking confere diversos benefícios para a carreira profissional. Logo abaixo, você encontras as principais vantagens dessa rede de contato:

Oportunidade de crescimento

Uma rede de contato com profissionais é uma ótima oportunidade de crescimento no ramo empresarial. Assim, torna-se possível aumentar a probabilidade de conquistar um lugar de destaque no mercado ao demarcar sua autoridade.

Além do mais, o desenvolvimento de um networking com outros funcionários da equipe também é um caminho para crescer na empresa atual.

Motivação e inspiração 

Acompanhar o desenvolvimento das pessoas e a construção de relações mais sólidas impulsionam a motivação e a inspiração no ambiente de trabalho.

Dessa forma, ao conhecer a jornada de outros funcionários, você consegue direcionar de forma mais eficiente o caminho que deve ser percorrido para alcançar seus objetivos.

Indicações 

O networking também permite que seu trabalho seja indicado por outros profissionais, os quais conhecem suas habilidades e estão dispostos a realizar recomendações sempre que uma nova oportunidade surgir.

Essa rede de contato é muito importante, pois os funcionários indicados podem alcançar melhores oportunidades para sua vida profissional.

Autoridade 

O networking é um artifício que permite alavancar a autoridade do profissional no mercado. Nesse sentido, o colaborador recebe maior evidência, o que lhe torna uma referência para muitas empresas.

Assim, é muito importante cuidar da imagem e trabalhar em busca de bons resultados, a fim de alcançar maior destaque no mercado atual.

Novos projetos 

O contato com outros profissionais é uma ótima oportunidade para conquistar novos projetos.

Dessa forma, a manutenção de uma rede de contato permite que diversas oportunidades apareçam, como a possibilidade de dar palestras, monitorias ou, até mesmo, participar de podcasts.

Abordando Lacunas de Habilidades e Educação Continuada

A educação continuada refere-se à constante busca por novos conhecimentos, bem como pelo aprimoramento das habilidades dos profissionais.

Assim, como o mercado atual tem se tornado cada vez mais competitivo, é preciso investir em cursos de capacitação para preencher as lacunas de habilidades e, com isso, conquistar destaque no mercado profissional.

Logo em seguida, você encontra os benefícios da educação continuada para o sucesso profissional.

Diminuição da rotatividade de colaboradores 

O clima organizacional refere-se à percepção dos funcionários sobre a dinâmica de trabalho da empresa, podendo apresentar aspectos bons ou ruins.

Dessa maneira, ao promover a educação continuada entre os colaboradores, o clima organizacional tende a melhorar, haja vista que os profissionais se sentem mais valorizados pela empresa.

Redução da rotatividade de funcionários

A rotatividade de colaboradores (turnover) é um grande desafio, principalmente no ambiente de trabalho que não prioriza a educação continuada.

Nesse sentido, os profissionais buscam a possibilidade de alcançar melhores cargos, por intermédio de um plano de carreira. Assim, ao proporcionar uma educação continuada, a empresa atua na valorização de seus funcionários.

Com isso, é possível diminuir a rotatividade, já que os colaboradores se sentem motivados a crescer profissionalmente e, com isso, a possibilidade de atingir salários mais elevados.

Satisfação e realização de trabalho com mais propósito 

A promoção de uma educação continuada permite que os trabalhadores desempenhem suas funções com mais satisfação e propósito, uma vez que a promoção de cursos de capacitação permite alinhar os desejos dos profissionais com as exigências da empresa.

Profissionais capacitados 

A promoção de uma educação continuada é imprescindível para expandir as habilidades dos trabalhadores, o que é fundamental para executar as tarefas com excelência e para conquistar novos clientes para os negócios.

Incentivo à criatividade 

A educação continuada, ao aprimorar as habilidades dos colaboradores, impulsiona a criatividade no ambiente de trabalho, uma vez que os funcionários se sentem mais capazes e motivados.

Isso é possível, pois os profissionais, ao adquirirem mais conhecimentos, são capazes de desenvolver ideias mais criativas para os negócios.

Como se tornar um profissional de sucesso?

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Videoaula] Principais Perguntas De Uma Entrevista De Processo Seletivo Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.