O que é CID-10?
Qual a importância e para que serve o CID-10?
Como utilizar o CID-10 em atestados e pesquisas?
O que esperar do CID-11?
O que mudará no CID-11?
Aprenda mais!

CID-10: o que é e como utilizar a classificação estatística internacional de doenças

Saiba a importância da padronização do CID-10 e como ela é primordial para o trabalho e comunicação e médicos e profissionais da saúde.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
CID-10: o que é e como utilizar a classificação estatística internacional de doenças

Você já parou para analisar aquele código que aparece na prescrição médica ao invés do nome da enfermidade? Esses números fazem parte do CID-10 ou seja do Código Internacional de Doenças, que tem como principal função monitorar e padronizar doenças e problemas de saúde.


A padronização da classificação, que teve a última publicação feita em 1992 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é primordial para o trabalho e comunicação de médicos e profissionais de saúde. Nela constam o nome dos distúrbios, sua classificação e sintomas.


Se você se interessou por esse assunto e quer entender para que serve a CID-10, vem com a gente. Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é CID-10?
  • Qual a importância e para que serve o CID-10?
  • Como utilizar o CID-10 em atestados e pesquisas?
  • O que esperar do CID-11?
  • O que mudará no CID-11?

O que é CID-10?

O CID - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - é um conjunto de códigos relativos à classificação publicada pela Organização Mundial de Saúde, que detalham, de forma padronizada, o nome do distúrbio, sua classificação, aspectos fisiológicos e sintomas.


A lista classificatória, revisada com frequência, está na sua 10ª edição, sendo chamada portanto de CID-10. O código de identificação é formado por uma letra e posteriormente por três números, que são fixados no catálogo e seguidos com abrangência internacional.


A classificação é dividida em 22 capítulos e dentro de cada um existem as categorias, letras e dígitos, além das subcategorias, que acrescenta um algarismo de 0 a 9. Tudo é retratado conforme os acontecimentos e avanços da medicina e da tecnologia na área.

Qual a importância e para que serve o CID-10?

A padronização da classificação estatística internacional de doenças é fundamental para fornecer códigos relativos para o bom atendimento dos profissionais de saúde, que geralmente têm uma rotina corrida. Esclarece as principais queixas dos pacientes, tipos de ferimentos, causas externas e sociais da enfermidade em questão.


O CID-10 é utilizado como uma espécie de guia médico, contém a nomenclatura de cada enfermidade, podendo evitar sofrimentos e até salvar vidas. Esses códigos permitem uma comunicaçãomuito mais clara e efetiva, além de afetar na tomada de decisões de gestores de saúde, pesquisadores, médicos e órgãos do governo.


Em casos mais sigilosos, para evitar algum tipo de discriminação ou outras situações delicadas, o médico, a pedido do paciente, pode acrescentar o código CID e não revelar o nome da doença.


A atualização constante da lista CID acontece devido às constantes descobertas de medicamentos e novas constatações sobre o comportamento apresentado pela doença que está sendo estudada.

Como utilizar o CID-10 em atestados e pesquisas? 

Segundo a resolução 1658/2002 do Conselho Federal de Medicina, o CID-10 não precisa estar presente na receita médica, porém pode ser requisitado, com a devida autorização, pelo paciente.


Devido ao direito de sigilo entre a relação médico e paciente, presente na resolução nº 1.819, não é permitido ao convênio médico exigir que o CID-10 esteja descrito em procedimentos de reembolso e guias médicas.


O uso do CID-10 é muito vantajoso na hora de realizar pesquisas e padronizar patologias. Isso porque, essa classificação internacional agiliza a identificação, taxa de morbidade ou mortalidade de doenças em um determinado local ou grupo de pessoas.


Exemplos das doenças mais prevalentes do catálogo e suas classificações:

  • Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 - B99);
  • Neoplasias [tumores] (C00 - D48);
  • Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 - D89);
  • Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 - E90);
  • Transtornos mentais e comportamentais (F00 - F99);
  • Doenças do sistema nervoso (G00 - G99);
  • Doenças do olho e anexos (H00 - H59);
  • Doenças do ouvido e da apófise mastóide (H60 - H95);
  • Doenças do aparelho circulatório (I00 - I99);
  • Doenças do aparelho respiratório (J00 - J99);
  • Doenças do aparelho digestivo (K00 - K93);
  • Doenças da pele e do tecido subcutâneo (L00 - L99);
  • Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (M00 - M99);
  • Doenças do aparelho geniturinário (N00 - N99);
  • Gravidez, parto e puerpério (O00 - O99);
  • Algumas afecções originadas no período perinatal (P00 - P96);
  • Malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas (Q00 - Q99);
  • Sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados em outra parte (R00 - R99);
  • Lesões, envenenamento e algumas outras consequências de causas externas (S00 - T98);
  • Causas externas de morbidade e de mortalidade (V01 - Y98);
  • Fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde (Z00 - Z99);
  • Códigos para propósitos especiais (U04 - U99).

O que esperar do CID-11?

A 11ª versão do CID, que foi apresentada em maio de 2019 na Assembleia Mundial de Saúde, vai valer a partir de 1º de janeiro de 2022. A ferramenta, que foi traduzida em 43 línguas, terá sua nova edição totalmente eletrônica e cerca de 55 mil códigos, com tradução central para poder ser usada em diferentes idiomas.

O que mudará no CID-11?

Um exemplo de termo que será atualizado do CID-11, com o objetivo de diminuir a discriminação é o "transtorno de identidade de gênero" pertencente ao grupo de doença mental, que será substituído por "incongruência de gênero", com alteração para o grupo de doenças sexuais.


Outros códigos foram revisados e aqueles referentes à resistência microbiana vão ter que seguir as orientações da GLASS (Sistema Global de Vigilância da Resistência Antimicrobiana). O atual documento reflete o progresso da medicina e os avanços da ciência. Contará com novos capítulos, incluindo a medicina tradicional e os transtornos causados por jogos eletrônicos.


É preciso enxergar a epidemiologia como uma forte aliada na assistência em saúde. A classificação estatística internacional de doenças traz melhorias nas áreas da pesquisa, na rotina médica, assim como torna a comunicação com o mundo mais integrada.


Ter o conhecimento da ferramenta CID é portanto capacitar os profissionais da saúde com informação. A padronização dos sintomas resulta em diagnósticos mais seguros e aumenta a confiança entre médico e paciente. Pacientes estrangeiros, por exemplo, podem ser atendidos e terem o mesmo tipo de tratamento em diferentes países, de forma mais assertiva e humanizada.

Aprenda mais!

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.